Árvores dão vida a um jardim criativo!

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Nenhum jardim é completo sem a presença de árvores. Nos dias mais intensos de calor e sol, são elas que estão lá para nos presentear com uma sombra refrescante e acolhedora. Na primavera, podemos notar o crescimento de seus ramos de maneira ainda mais intensa. Nós, brasileiros, somos muito sortudos por possuirmos tantas espécies diferentes e belas de árvores em nosso país, que normalmente resistem às mudanças climáticas de todo o decorrer do ano. 

A maioria das pessoas que cresceu em cidades do interior, com certeza tem boas lembranças de momentos vividos junto às árvores de seu jardim. A imaginação infantil transforma um punhado de galhos em verdadeiros castelos, e não são poucos os momentos que o melhor refúgio se encontra entre os braços acolhedores de uma árvore grandiosa. Além disso, ver uma árvore crescer desde as suas primeiras folhas até o momento em que já se encontra com o triplo de nossa altura é um dos grandes espetáculos que a natureza nos proporciona. 

Sendo assim, na hora de planejar o seu jardim, não se esqueça delas! E para te ajudar, nós selecionamos alguns projetos que receberam belíssimas árvores em seus jardins, o que os deixou ainda mais fascinantes! Confira à seguir e, mais uma vez, inspire-se com a gente!

Palmeira

Para os amantes do estilo tropical de decoração, nada melhor do que plantar palmeiras no próprio jardim! Esse tipo de árvore típico do nosso país vai deixar a sua casa com um visual paradisíaco típico do litoral brasileiro. Quem assina o projeto da foto é o time da Roncato Paisagismo e Comércio de Plantas.

Iluminada

Uma árvore pode ser um dos destaques do seu jardim, não apenas pela sua estrutura incrível, mas também por receber iluminação adequada. É o que acontece aqui nesse projeto da foto, assinado pelo escritório Loro Arquitetura e Paisagismo.

Paisagismo

CasaCor Trio | 2010: Jardins minimalistas por Folha Paisagismo
Folha Paisagismo

CasaCor Trio | 2010

Folha Paisagismo

Em ambientes comerciais, as árvores podem agregar muito na decoração do espaço e contribuir para a criação de um cenário charmoso e relaxante. Na foto, você pode conferir um projeto criado pela equipe da Folha Paisagismo.

Base

Utilizar bases circulares que delimitam o espaço de crescimento de uma árvore também pode ser uma forma interessante de trazer mais organização à uma área externa. Os responsáveis pelo projeto da foto fazem parte do escritório ODVO Arquitetura e Urbanismo

Composições

Jardim dos Pampas: Jardins modernos por Hanazaki Paisagismo
Hanazaki Paisagismo

Jardim dos Pampas

Hanazaki Paisagismo

Árvores de grande porte podem ser o centro das atenções de qualquer jardim, mas a combinação com outros elementos naturais também pode ser um recurso interessante na hora de planejar uma área externa. Na foto, uma criação de Hanazaki Paisagismo.

Variedade de espécies

M&M House: Jardins modernos por Studio MK27
Studio MK27

M&M House

Studio MK27

Muitas vezes, um jardim fica ainda mais original quando utilizamos diversas espécies diferentes de árvores em um mesmo local. Utilizá-las em seu jardim pode trazer uma conexão com o restante da natureza presente em lugares mais afastados dos grandes centros urbanos, como pode ser visto na foto. Quem idealizou o espaço foi o time do Studio MK27.

Vasos

Árvores de menor porte podem ser mantidas em vasos, o que garante certa mobilidade e expansão limitada. A ideia aqui é de Kika Prata Arquitetura e Interiores.

Palmeiras II

Mais um exemplo sobre como utilizar palmeiras no jardim de sua casa, aqui elas foram plantadas em maior número, o que reforça ainda mais o tom tropical de um espaço. Como no primeiro exemplo desse artigo, utilizar uma iluminação pode garantir efeitos surpreendentes durante o período da noite. O projeto da foto é uma autoria da Dupla Arquitetura Estratégica.

Níveis

Minimalismo atual: Casas minimalistas por RABAIOLI I FREITAS
RABAIOLI I FREITAS

Minimalismo atual

RABAIOLI I FREITAS

Plantar árvores de espécies diferentes e até em tempos diferentes pode ser uma maneira de brincar com diferentes níveis e alturas, o que pode dar vida à um ambiente externo mais dinâmico. Aqui, um projeto de Rabaioli Freitas.

Gostou? Invista nessa ideia e agregue ainda mais valor à sua vida e ao seu jardim!

Você costumava subir em árvores quando criança?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!