Entrada da casa: capriche no visual

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A entrada da casa, incluindo o hall de entrada, é o cartão de visitas da sua casa. É importante caprichar no visual dela, incluindo portas, degraus, escadas, plantas, iluminação, materiais e decoração.

Isso porque, desde o portão até o hall de entrada, a casa revela muito dos gostos, dos interesses e da personalidade dos moradores. Assim, cada esforço para melhorar esse ambiente nunca é demais, já que, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica.

Faça dessa área de recepção um lugar de encantamento, de beleza e de aconchego para todos que nela chegarem. O bem-estar gerado por essa primeira impressão já predispõe as pessoas para os bons momentos a serem passados dentro da casa. 

Apresentamos a seguir uma série de dicas de como incrementar a entrada da casa e o hall. Aproveite para pensar no estado dessa área na sua casa e já coloque em prática algumas mudanças que vão mudar radicalmente esses ambientes.

Porta – vista externa

Elemento imprescindível da entrada da casa, a porta deve não apenas ser bonita, mas se impor. Ela deve mostrar solidez, sem deixar de lado a leveza. Isso é o que se vê no projeto de Renata Matos Arquitetura e Business,  cuja porta em madeira maciça tem imponência, mas, ao mesmo tempo, ganha leveza por conta da cor branca e das janelas laterais de vidro. Contrabalançando a porta branca, as vigas do teto e o piso em madeira reafirmam a solidez dessa entrada, que é também aconchegante e acolhedora, de uma forma clean.

Degraus

Muitas casas instalam degraus no jardim da frente para que as pessoas possam atravessá-lo de maneira mais confortável, especialmente em dias de chuva. Esses degraus podem fazer um belo efeito no paisagismo, como os degraus em pedra que sobem o gramado da casa da imagem acima. Além de práticos, os degraus podem ser cheios de estilo e são muitos os materiais que se pode utilizar para pavimentar o caminho que leva da rua à casa. 

Iluminação externa

A entrada da casa ganha em beleza, brilho e aconchego com o projeto de iluminação que valoriza a fachada da casa e também as passarelas de acesso ao edifício. Iluminação nas árvores e arbustos é também uma boa medida que destaca a natureza no projeto arquitetônico mesmo à noite. Escolha lâmpadas de cores quentes, que tornam a entrada da casa convidativa. É preciso não se esquecer que a iluminação tem outra função importante: a segurança. Uma casa satisfatoriamente iluminada está mais bem protegida contra invasores.

Plantas na área externa

Casa Corrego grande: Casas clássicas por Roma Arquitetura
Roma Arquitetura

Casa Corrego grande

Roma Arquitetura

A entrada da casa só tem a ganhar em vida, beleza e acolhimento com a presença de plantas na área. Desde um gramado no lado de fora do portão a arbustos vistosos nas laterais da porta, tudo fica mais atraente e convidativo quando se apresenta plantas. Caso haja um caminho entre o portão e a porta de entrada da casa, pode-se criar um belo jardim nesse espaço, de preferência com plantas floridas.

Materiais

A riqueza de materiais que podem ser utilizados na entrada da casa e no hall de entrada é grande, portanto sempre se pode inovar na apresentação desses espaços. Para a entrada da casa, pode-se utilizar mármore, granito, porcelanato, lajotas, pisos hidráulicos e até madeira, desde que maciça. Já no hall de entrada, a madeira é a grande estrela, já que torna o ambiente aconchegante. Mas nada impede que se use mármore, granito, pisos hidráulicos e azulejos cerâmicos, entre outros revestimentos. Tudo vai depender do estilo que você pretende imprimir na área e do resto da decoração.

Porta – vista interna

Agora, já chegamos ao hall de entrada e temos a vista interna da porta, que também é imponente com sua forma em arco e estrutura em metal e vidro. Nesse ambiente sofisticado, o piso em preto e branco se destaca pelo seu desenho clássico, enquanto nas paredes laterais muitos quadros emoldurados, uma escultura, uma cadeira amarela e um aparador clássico em madeira compõem uma decoração requintada, que se completa com o lustre dourado.

Escadas

Corredores e halls de entrada  por HPONCE ARQUITECTOS
HPONCE ARQUITECTOS

Escalera – B+H45

HPONCE ARQUITECTOS

Muitos halls de entrada apresentam escadas que levam a um piso superior. Essas escadas podem ser retas, em forma de caracol ou duplas, dependendo do estilo do hall de entrada e da própria casa, que pode ser grande ou pequena. Os materiais usados nas escadas incluem a madeira, o vidro e o ferro, cada um deles imprimindo um estilo diferente. Na imagem acima, a escada com degraus em madeira não tem corrimão e é ladeada por uma parede de azulejos coloridos, o que dá um tom alegre e festivo ao hall de entrada.

Iluminação interna

Corredores e halls de entrada  por ZHANZAK

No hall de entrada, a iluminação deve ser agradável e convidativa. Se o hall é mais no estilo rústico ou moderno, arandelas com luzes amarelas podem criar um clima de intimidade. Já um hall de entrada em estilo clássico vai exigir uma iluminação mais espetacular, como a da imagem acima, em que o teto apresenta fitas de LED escondidas sob o gesso, além de um respeitável lustre de cristal que aumenta a imponência do lugar. 

Plantas na área interna

O hall de entrada pode ganhar muito com a presença de plantas e flores, pois elas trazem vida e beleza a qualquer ambiente. Halls pequenos podem ter flores sobre aparadores e pequenos vasos com arbustos baixos. Halls com escadas podem ter um pequeno jardim sob os degraus. Já halls grandes podem contar com largas floreiras e canteiros, como o da imagem acima. A sensação é a de ter um jardim dentro de casa, o que sempre causa boa impressão em quem entra. 

Decoração

Corredores e halls de entrada  por Elfa Deutschland GmbH
Elfa Deutschland GmbH

Mehr Helligkeit im Eingangsbereich

Elfa Deutschland GmbH

Não se esqueça de que a decoração do hall de entrada vai dar a primeira impressão da casa, informando sobre o estilo que você escolheu para ela. Se o seu hall de entrada é espaçoso, é possível ter uma poltrona ou pequeno sofá com uma mesa lateral e abajur. Pode-se optar também por um belo aparador ou buffet, que guardará coisas e, ainda por cima, vai receber luminárias e objetos decorativos. Se o hall é pequeno, um espelho ajuda a ampliar o espaço. E, se você for do tipo prático, talvez goste de ter ganchos para casacos e sapateiras. Mas lembre-se sempre das plantas e dos quadros, pois eles fazem grande diferença no ambiente. Para outras dicas sobre hall de entrada, leia este artigo

O que você faria para deixar a entrada da sua casa mais acolhedora?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!