6 lareiras incríveis usadas como divisórias

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

As paredes, elementos verticais opacos, são os elementos construtivos mais comuns na divisão dos espaços. No entanto, existem muitos outros elementos construtivos que, quando empregados de forma apropriada, resultam em ambientes agradáveis, sofisticados e charmosos. Muitas pessoas sonham com uma lareira para ornamentar a casa sem se dar contar de que estes elementos construtivos também podem ser utilizados na organização espacial da casa. Além de trazer conforto e requinte aos ambientes, quando utilizadas como divisórias, as lareiras permitem uma clara delimitação espacial e integração parcial dos ambientes.    

Neste artigo, apresentamos 6 exemplos magníficos de lareiras utilizadas como divisórias de espaços, que além de trazer conforto e um charme irresistível aos ambientes, os mantém integrados visualmente e espacialmente, tornando os espaços mais fluídos e agradáveis.

Lareira em painel de pedra

Salas de estar modernas por McClean Design
McClean Design

SUNSET STRIP RESIDENCE

McClean Design

Neste exemplo, um painel revestido de pedra divide o espaço interior do espaço exterior. A lareira está embutida no painel e traz um charme irresistível e conforto ao ambiente. Além do painel funcional e decorativo, a paisagem natural do entorno invade o ambiente através das amplas aberturas, compostas de planos envidraçados de correr, e complementa a decoração do living room.

Lareira de tijolinhos à vista

Casa Marítimo - Seferin Arquitetura: Salas de jantar modernas por Seferin Arquitetura
Seferin Arquitetura

Casa Marítimo – Seferin Arquitetura

Seferin Arquitetura

Neste exemplo, a lareira é composta de duas partes, uma base de concreto e uma parte suspensa, revestida de tijolinhos à vista, que também serve de painel e suporte para a TV. A lareira divide o espaço interno do living room da varanda, situada no espaço exterior. Esta solução permite que o fogo da lareira seja visto desde o espaço externo, aquecendo o interior e iluminando e ornamentando o espaço da varanda. 

Lareira minimalista

Neste exemplo, a lareira a gás é composta também de duas partes, uma base retangular e uma parte suspensa, que serve de painel para suporte da TV e de chaminé. A lareira de superfícies brancas, que expressa a estética minimalista da decoração, divide o espaço entre a sala de estar e a sala de jantar, mantendo porém, certo nível de integração visual e espacial. Mais informações sobre salas de jantar, você encontra aqui.

Lareira de pedras vulcânicas

Sala de jantar e Lareira: Salas de estar ecléticas por ArkDek
ArkDek

Sala de jantar e Lareira

ArkDek

Outra forma de manter os espaços integrados, mas delimitar precisamente os espaços é através do uso de elementos horizontais, que . Neste projeto, assinado pelo escritório C+H Arquitetura, uma lareira à gás, composta de uma caixa revestida de mármore e pedras vulcânicas, traz charme e aconchego ao ambiente. Apesar de marcar os limites da sala de estar e da sala de jantar, a lareira mantém a integração visual dos ambientes.

Lareia rústica

Neste exemplo, a lareira, composta de uma base circular de concreto e de uma chaminé metálica de estilo rústico, limita o espaço da sala de estar, criando um espaço mais intimista e aconchegante. Além de ornamentar o ambiente, a lareira, elemento visual marcante, realça a função de estar do espaço.  

Lareira metálica suspensa

V4 House: Casas modernas por Studio MK27
Studio MK27

V4 House

Studio MK27

Neste projeto, uma lareira metálica suspensa marca o espaço de transição entre a sala de estar e a sala de jantar. A lareira, de desenho contemporâneo, além de trazer conforto e requinte ao ambiente, orienta a organização espacial, já que os ambientes estão todos integrados entre si e com o espaço exterior, para os quais se abrem.  

Para saber quais são os itens essenciais na decoração da sala de estar, leia este artigo.

Qual destes modelos de lareira se encaixa melhor na sua decoração ou corresponde mais ao seu estilo? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!