6 dicas para decorar uma cozinha pequena

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

6 dicas para decorar uma cozinha pequena

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
AREA SOCIAL: Cozinhas  por Adriane Cesa Arquitetura
Loading admin actions …

As vezes pode ser um verdadeiro desafio, tornar uma cozinha pequena, um ambiente funcional e organizado. Com todas as coisas que uma cozinha necessita – hoje em dia, o número de aparelhos domésticos dentro de cozinha só crescem. A cada nova invenção que entra no mercado, o espaço da cozinha diminui. 

Mais do que nunca, os armários precisam ser funcionais e terem espaço suficiente para evitar aquela bagunça com tantas coisas espalhas pela ilha ou balcão da cozinha. Mas como diz o ditado, tamanho não é documento, e assim nós provamos para você que é possível sim ter uma cozinha linda e inteligente, mesmo quando não se há muito espaço disponível.

Inspirados em projetos realizados por profissionais nacionais, hoje você fica por dentro de como operar esse milagre dentro da cozinha. Não perca essas dicas, continue lendo!

1. Uma ilha para espaço extra

Essa cozinha pode não ser a menor cozinha do mundo, mas também não é muito grande. Para se certificar que ela se tornasse funcional e dividisse o ambiente, uma ilha foi embutida na parede, transformando o espaço em dois. Essa dica é claro, pode não ser útil para todos os tipos de casa ou apartamento. Tudo vai depender da quantidade de espaço, você tem disponível! O benefício da ilha, é que nela você pode armazenar mais coisas, mantendo a cozinha mais organizada. Além disso, a ilha também conta com um espaço extra para preparar refeições. 

2. Nichos para decorar

A designer Gabriela Herde, se preocupou em dar um toque acolhedor e caseiro para essa cozinha. Veja como os nichos podem ser uma ótima ideia pra quem precisa de um espaço extra para a decoração. Nós sabemos, que as vezes, o balcão ao lado da pia fica coberto de peças e eletrodomésticos. Dessa maneira, você ainda pode adotar um detalhe acolhedor, e utilizar o nicho! 

3. Papel de parede

A cozinha normalmente é revestida com azulejos e piso frio, porém, a ideia de trocar aquele visual tradicional por um painel temático, pode ser algo que irá tornar a sua cozinha única e original! 

No caso, esta cozinha é praticamente toda branca, mas os detalhes em vermelho ressaltam por completo a decoração! A cor, em questão, é perfeita para a cozinha, pois o vermelho aumenta o apetite, além de ser uma cor quente e estimulante! 

4. Prateleiras inovadoras

Essa cozinha, conta com uma pequena copa – o que é perfeito para aqueles dias corridos de refeições rápidas! Além desse detalhe, próximo ao teto foi instalada uma prateleira que contorna o teto da cozinha. Essa ideia é brilhante para quem gosta de colecionar objetos para decorar a cozinha. Na prateleira também foi instalada pequenas lâmpadas LED que acrescentam elegância para a cozinha. 

5. Tamanho proporcional

O que é preciso entender: quando se trata de cozinhas pequenas, o ideal é sempre se comprometer com objetos e peças de mobiliário que tenham o tamanho proporcional a sua. Veja este exemplo de como ter uma cozinha pequena e funcional. A solução para eliminar problemas de espaço é sempre adaptar o tamanho do mobiliário e dos eletrodomésticos. Assim, sempre haverá espaço para exatamente tudo, inclusive para a decoração. 

6. Iluminação

Apartamento Mont Serrat 2 - Porto Alegre - RS: Cozinhas  por Mundstock Arquitetura
Mundstock Arquitetura

Apartamento Mont Serrat 2 – Porto Alegre – RS

Mundstock Arquitetura

Pode até parecer bobagem mas o segredo de uma cozinha funcional e bonita é a iluminação! Um ambiente como este precisa de uma iluminação superior na hora de preparar os alimentos e para uma maior higienização! Por isso, se a sua cozinha tiver uma iluminação fria e branca – ela poderá até vir a parecer maior, já que a luz traz uma sensação de prazer e amplitude! Dessa maneira fica mais fácil encontrar tudo dentro da cozinha e ter uma atmosfera mais clara e organizada. Invista na luz! 

Qual é a sua dica favorita?!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!