Inspiração: English Garden tenha o seu!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Grand Terrace , Cool Gardens Landscaping Cool Gardens Landscaping Jardins campestres
Loading admin actions …

Foi em Inglaterra no século XVIII, que surgiu o estilo de paisagismo actualmente reconhecido como jardim Inglês. Certamente já todos ouvimos falar destes jardins caracterizados pela sua informalidade assimétrica e orgânica em contraponto aos jardins franceses da época, que se caracterizavam exactamente pelo seu oposto. O jardim inglês pressupõe, deste modo, uma versão mais natural e idílica da Natureza. 

Algumas das características deste jardins são: formas e percursos labirínticos e orgânicos, vegetação florida e diversificada e o recurso a peças arquitectónicas pitorescas tal e qual como uma bela pintura! Para o artigo de hoje procurámos reunir 7 fantásticos exemplos de jardins ingleses, alguns super modernos, com o intuito de lhe transmitir algumas ideias para o seu jardim! 

Curioso? Venha daí!

Na cidade!

Se vive na cidade e os outros exemplos são demasiado elaborados para si, este será com certeza o seu tipo de English Garden! Um jardim moderno, simples, agradável e prático! Embora o pavimento e as paredes estejam revestidas com materiais físicos, veja como a vegetação se apropria do lugar tornando-o extremamente natural e ajardinado. O mobiliário de exterior constituído com materiais nobres, como a pedra e o ferro, contribuem para a mística do local. Repare como recorrendo a um espelho no exterior o jardim é automaticamente ampliado. Para criar espaços agradáveis no seu jardim veja também, Dicas para um espaço lounge no jardim!

Um sonho de jardim

Começamos por um tradicionalíssimo jardim Inglês. A delimitação do percurso recorrendo à distinção entre os materiais, a diversidade de espécies vegetativas, o contraste entre elementos rasos e àrvores de grande porte e o toque final, uma bela peça arquitectónica que permite a apreciação da paisagem.

Palavra de ordem: Diversidade!

Nestes jardins quem reina é a cor verde, no entanto, destacamos a importância das flores na criação da ambiência tão típica do jardim inglês. Aqui lhe mostramos um close up de um jardim, para que possa apreciar a diversidade de cor e espécies que reina nestes locais. Não se esqueça que será sempre conveniente a consulta de um profssional com o objectivo de descobrir quais as espécies que podem conviver e partilhar terreno sem se prejudicarem. No caso de ter que separar algumas poderá sempre recorrer a vasos.

O jardim prático!

Este é o típico exemplo para os pragmáticos. Se não pensa despender muito tempo a tratar do seu jardim, pode optar pela pedra (brita) enquanto material principal. No entanto, lembre-se que o look florido e colorido é indispensável para um verdadeiro English Garden! Não se esqueça que é fundamental a delimitação de percurso pedestre com o objectivo de preservar a vegetação. Se for um jardim de frente, como o exemplo na imagem, uma cerca é sempre uma boa alternativa de modo a impedir estragos no seu jardim!

Uma sombra deliciosa

Já vimos algumas das principais características destes jardins, e aqui lhe mostramos outra óptima solução para poder aproveitar melhor o seu. Um dos factores que apela à permanência, principalmente no Verão, é a sombra, ou seja, uma cobertura pode ser um factor extra de extrema relevância no que toca a jardins confortáveis e apelativos. As estruturas pergoladas são excelentes opções, principalmente se cobertas com vegetação, proporcionando assim uma sombra dinâmica, natural, e extremamente envolvente pelo contacto próximo com a Natureza.

Um jardim digno de uma Realeza

Este é o exemplo de um jardim Inglês digno da Realeza! Os pinheiros simetricamente dispostos aliados a formas orgânicas de pequenos arbustos coloridos espalhados pelo território. Quase que conseguimos sentir o cheiro da relva acabada de cortar!

Uma adaptação contemporânea!

Depois de todos estes cenários idílicos, trazemos-lhe um mais acessível e extremamente original! Pode personalizar o seu Jardim Inglês de uma forma contemporânea, divertida e distinta! Utilize a imaginação para criar os canteiros mais originais, pode recorrer aos materiais mais inesperados inclusive pedaços de veículos, como podemos observar na imagem, utilizaram-se rodas de bicicletas para suportar as plantas, conferindo assim um grande carisma ao jardim. Note que algumas referências tradicionais permanecem, nomeadamente, a diversidade de cor e tipos de vegetação! Este exemplo é de Juniperhouse, um profissional do Reino Unido, e nós achámo-lo fantástico!

Inspirado?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista