A beleza extrema de uma casa tradicional

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Vila Isolina, Clínica de Arquitectura Clínica de Arquitectura Casas modernas
Loading admin actions …

Como já se deve ter apercebido, a homify 360º é adepta de projetos de reabilitação e recuperação. A forma como é possível transformar um espaço dando-lhe uma nova vida, de acordo com as vivências contemporâneas é absolutamente fascinante. 

O projeto que lhe apresentamos hoje integra-se nesta tipologia projetual destacando-se pela simplicidade das intervenções desenvolvidas. Um trabalho de compreensão e análise que permite identificar as lacunas de uma casa, resolvendo-as sem alterações dramáticas que comprometessem a identidade original da habitação.

A obra em questão é da responsabilidade da equipa Clínica de Arquitectura em co-autoria com a arqta Sofia Granjo.

Apesar de criado há apenas cinco anos, na cidade do Porto, o atelier tem desenvolvido vários projetos interessantes contribuindo para o reconhecimento do seu trabalho. Venha connosco e fique a conhecer uma transformação simples entre paredes históricas.

Lugar e programa

Situada no Norte de Portugal, junto à fronteira com Espanha, a casa encontra-se na pequena vila de Melgaço, no Distrito de Viana do Castelo. Denominada de Vila Isolina e já com bastantes anos de vida, o espaço era entendido como uma espécie de elemento da família que precisava de uma intervenção. Considerando uma nova paleta de cores, mais iluminação natural e uma maior fluidez nos espaços, pretendia-se adaptar esta habitação a uma nova forma de vida, mantendo o seu caráter, personalidade e memórias.

Intervenção

Dadas as características da habitação, os arquitetos optaram por desenvolver uma intervenção capaz de complementar a beleza natural do espaço através de pequenas alterações que proporcionassem um novo conforto à casa. Deste modo as principais alterações deram-se ao nível da sala de estar, da cozinha e da integração de uma nova casa de banho. No entanto, preservando a identidade original da casa, as estruturas do telhado, dos alpendres e dos tectso foram apenas renovadas mantendo a imagem geral da obra. 

Interiores

Nos interiores a aparência tradicional da habitação foi mantida. A cor das portas e caixilhos contrasta com o branco das paredes equilibrando-se num conjunto harmonioso sem diferenças dramáticas. A madeira que conforma os pavimentos da casa confere uma atmosfera acolhedora à casa, indicada para qualquer ambiente familiar.

Cozinha

Ocupando uma antiga saleta, a cozinha e a sala de estar foram ampliadas e interligadas através de um grande vão que garante um novo diálogo entre os dois espaços. Apesar da cozinha ter sido adaptada às características de conforto contemporâneas, o seu caráter tradicional foi mantido. As janelas provenientes da arquitetura original iluminam abundantemente o espaço tornando-o mais agradável. A adoção de um tom neutro, utilizado nas paredes e caixilharias, é contrastado pelo pavimento em mosaicos, em parte retirado de uma das casas de banho. A banca e os tampos de mármore foram recuperados de uma outra obra realizada pelo atelier. 

Sala de estar

A decoração desenvolvida na sala de estar foi realizada pelos proprietários da habitação. Apesar da incorporação de bastante mobília tradicional, a presença de grandes janelas acaba por tornar o espaço mais leve. O conjunto das peças acaba por se harmonizar criando um espaço bastante acolhedor cheio de memórias do passado.

Casa de banho

A casa de banho resulta de um trabalho de libertação de elementos não essenciais, criando um espaço mais simples. Apesar de se ter reutilizado a banheira original da divisão, foram retirados todos os muretes que a enclausuravam e escondiam a seu interesse. Deste modo, juntamente com mais algumas intervenções, foi possível preservar a identidade original do espaço tornando-o mais amplo e agradável. 

Quarto

A beleza do quarto reside na sua simplicidade. A combinação das paredes e caixilhos em tons claros com mobília antiga deu origem a um conjunto harmonioso. Um espaço modesto com um atmosfera acolhedora e ideal para relaxar.

Escadas

A nova caixa de escadas que garante a circulação vertical é um dos apontamentos que testemunha esta nova intervenção contemporânea na casa. O desenho minimalista e a sua materialidade mais moderna assumem-se entre paredes históricas sem criar contraste dramáticos com a arquitetura original.

Memória

A qualidade desta intervenção resulta da capacidade de análise da equipa, procurando apenas complementar a beleza original do espaço. Através de pequenas intervenções os arquitetos proporcionaram uma nova vida à casa  revitalizando as suas memórias. Um dos aspetos mais interessantes deste trabalho é, sem dúvida,  a tentativa de reutilizar os materiais existentes preservando a história da habitação de forma inovadora. A aparente simplicidade desta obra resulta de um trabalho extremamente complexo que permitiu reduzir o número de intervenções através de um processo de depuração muito bem conseguido.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista