15 Mini Bancadas Para Cozinhas Pequenas Que Vão Te Inspirar

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Basch Arquitectos Cozinhas modernas
Loading admin actions …

As bancadas conformam uma parte muito importante da cozinha, desenhadas especialmente para dar o apoio necessário na hora de cozinhar. Em cozinhas pequenas, esse elemento deve ser multifuncional. Ou seja, ser capaz de transformar-se de acordo com a necessidade. Ora pode servir como mesa para refeições, ora como área de corte.

Pensando nas vantagens e utilidades das bancadas de cozinha, esse livro de ideias traz uma seleção de 15 projetos incríveis sugeridos pelos arquitetos de interiores da homify. Com diferentes tamanhos, formatos e materiais, essas bancadas são perfeitas para qualquer cozinha. Confira!

1. Bancada para cozinha pequena no comprimento e na largura

Quando se pensa em uma bancada de cozinha pequena, logo imagina-se que seja curta em seu comprimento, porém essa não é a única maneira de reduzir seu tamanho. A largura também deve ser levada em conta. Com as cadeiras posicionadas em apenas um lado da bancada, ou até intercaladas, ela pode ser estreita e ocupar menos espaço no ambiente.

2. Pia de cozinha pequena instalada na ilha

Apostar em móveis pequenos significa concentrar-se na multifuncionalidade. Uma ilha central que serve como bancada para refeições, para lavar a louça e outros tipos de apoio é uma ótima maneira de otimizar o espaço da cozinha.

3. Cozinha pequena com bancada de refeição

Vila Madalena | Decorados SESSO & DALANEZI Cozinhas modernas
SESSO & DALANEZI

Vila Madalena | Decorados

SESSO & DALANEZI

Antes de planejar uma bancada é preciso calcular bem os espaços existentes. Em uma cozinha fechada e sem espaço para uma bancada central, não há problema nenhum em tê-la encostada à parede. Como vê neste projeto, o resultado pode ficar maravilhoso.

4. Bancada para cozinha com altura extra

Na hora de projetar a cozinha é interessante pensar em todas as suas necessidades, de forma a desenhar exatamente o que será utilizado. Neste modelo, a bancada foi feita em uma altura extra, pois os bancos também foram projetados para serem mais altos. Lembre-se das proporções.

5. Cozinha com bancada central

Você já percebeu que há diversos desenhos para ilhas e bancadas, tornando-as mais eficientes, conforme a necessidade de cada pessoa. No projeto da cozinha acima, a estrutura funciona tanto como pia, quanto como uma mesa e, portanto, conta com lugar para guardar os bancos. Ideal para garantir uma circulação livre.

6. Bancada para cozinha pequena delimitando o espaço

Hoje em dia, muitas cozinhas são integradas à sala de estar, sendo necessário criar limites sutis entre os ambientes. A bancada independente é uma das formas mais recorrentes para essa função, além de permitir o melhor aproveitamento do espaço restrito.

7. Cozinhas com bancada em estilo nicho

Essa bancada foi desenhada como um elemento que se encaixa no gabinete, um layout de cozinha moderno e interessante, que parece estar suspenso. O efeito marmorizado também contribui com uma estética de sofisticação.

8. Balcão de cozinha pequeno e arredondado para quem mora sozinho

Quem mora sozinho não precisa de uma bancada tão grande, pois um banco é mais do que suficiente para as refeições do dia a dia. Portanto, um modelo como este, com uma peça de granito inteira, que serve como tampo da pia, bancada de serviço e mesa, é perfeita, otimizando o espaço e contribuindo com o design.

9. Bancada prática para otimizar o preparo das refeições

Neste projeto, a bancada de granito conta com uma aba perpendicular. Posicionada ao lado do fogão, funciona como assistente no preparo das refeições, pois tudo o que for utilizado pode ser apoiado nesse espaço extra. Projetar a cozinha com praticidade, facilita as tarefas cotidianas.

10. Cozinha pequena com balcão de cimento

Neste projeto, a bancada também é multifuncional, servindo como divisória de ambientes e como buffet para quando necessitar de um espaço extra para colocar os pratos. Essa é a prova de que tudo é possível em uma cozinha pequena, desde que planejada com cuidado e atenção. Neste caso, tanto a bancada quanto a pia foram construídas junto com a cozinha, em cimento, e são fixas.

11. Bancada para cozinha estilo americano tradicional

Outro aspecto importante para desenhar uma bancada que ocupe pouco espaço é a simplicidade dos traços. Quanto menos detalhes forem projetados na bancada, melhor. Assim, garante-se um ambiente com qualidade visual e muita leveza, como essa bancada de cozinha americana tradicional com a ilha central.

12. Cozinha pequena com ilha inteligente

Ao desenhar uma ilha central, vale a pena pensar em uma pequena aba que sirva de bancada extra. Esse projeto é perfeito para quem gosta de cozinhar com companhia. Quando a parte extra não estiver em uso, pode ser dobrada para melhorar o espaço de circulação.

13. Bancada de cozinha pequena simples

Com uma base em alvenaria, essa bancada delimita os ambientes de maneira simples e eficiente e também possui um espaço na parte inferior para que os bancos fiquem encaixados sem ocupar a área de circulação.

14. Bancada central para refeições

Mesmo que a funcionalidade de uma bancada seja sinônimo de muito mais eficiência na cozinha, você pode escolher utilizar a parte do tampo superior apenas como mesa, conforme feito neste projeto. Na parte inferior aproveita-se o móvel como balcão para o armazenamento de louças.

15. Bancos para bancada com regulagem de altura

Não se pode esquecer da funcionalidade dos bancos que vão ser utilizados na bancada da cozinha. Os modelos com regulagem de altura são uma ótima opção para casas com adultos e crianças, permitindo que todos utilizem a bancada com segurança e comodidade.

Mais modelos de bancadas para cozinha

Depois de conferir esses 15 modelos bem interessantes feito em cozinhas pequenas, há muitas outras opções, utilizadas em cozinhas grandes, que você pode usar como inspiração e adaptar para sua cozinha pequena.

Em uma cozinha gourmet rústica, a utilização de cimento aparente na parte superior da bancada e o ladrilho hidráulico revestindo as laterais oferece um visual com muito estilo e bom gosto.

Pequena bancada dividindo ambientes

Veja como não basta simplesmente colocar uma bancada isolada para que o resultado fique bonito. Nesse projeto, a harmonia entre as linhas e as cores utilizadas na bancada que se integra a toda a parede oferecem o visual marcante, digno da criação de bons profissionais.

Cozinha com simetria em espaço integrado

Cozinha centralizada Revisite Armários e bancadas de cozinha Cinza
Revisite

Cozinha centralizada

Revisite

Esta residência tem as áreas sociais integradas e, nesses projetos, a cozinha estilo americana, com uma espaçosa ilha central, deixa tudo mais acolhedor e organizado.

Bancada preta em cozinha moderna

Casa Condomínio Vila Alpina - Nova Lima Marcelo Sena Arquitetura Armários e bancadas de cozinha
Marcelo Sena Arquitetura

Casa Condomínio Vila Alpina – Nova Lima

Marcelo Sena Arquitetura

Nesta cozinha projetada para um homem solteiro, o design moderno composto por cores neutras oferece muita praticidade, além de um bom espaço na bancada para receber os amigos.

Cozinha aberta com ampla bancada

Com um estilo “soft industrial” caracterizado pelo uso do concreto aparente, esta cozinha é perfeita para quem gosta de uma ampla bancada para cozinhar à vontade na companhia dos convidados.

Bancada com mesa acoplada

Quando precisar de mais espaço para acomodar a todos, nem sempre uma bancada será o suficiente. Nesse caso, pode-se optar por acoplar uma mesa à área de preparo das refeições, criando um espaço integrado e social muito agradável.

Mesa metálica com tampo de vidro

Apto. Cond. Parque das Ilhas - Projeto em Fortaleza RI Arquitetura Armários e bancadas de cozinha
RI Arquitetura

Apto. Cond. Parque das Ilhas – Projeto em Fortaleza

RI Arquitetura

Por fim, mais uma ideia para famílias que necessitam de espaço na cozinha, sem precisar ocupar a sala de jantar para as refeições rápidas do dia a dia. O design dessa mesa em metal e vidro oferece um visual moderno e leve.

Bancadas em Granito e Madeira: Como manter as suas impecáveis!

Granito – É resistente e fácil de limpar, mas exige cuidados constantes para ser bem conservado. Anualmente, passe selador na superfície da pedra para impermeabilizá-la e reduzir a absorção de líquidos. Refrigerantes, suco de limão e vinagre, em especial, podem manchá-la se não forem limpos rapidamente com papel absorvente. A limpeza cotidiana deve ser feita, primeiro, com esponja macia umedecida em água morna com detergente neutro; e depois, borrife a bancada com mistura de uma parte de álcool 70º para três de água, secando em seguida com pano macio. Nunca use produtos abrasivos ou ácidos, pois podem causar manchas e riscos. E, é claro, não use a pedra como tábua de cortar, senão quiser danificá-la.

Madeira – Apesar de nobre, tem baixa resistência a umidade, água e calor, além de estar sempre sujeita a desgastes e à ação de cupins e outros insetos. Portanto, precisa receber tratamento e impermeabilização especializados. Deve ser lixada e receber verniz náutico pelo menos uma vez por ano. Mais porosa que as pedras, pode acumular fungos e bactérias, se for limpa de forma incorreta. Não use desengordurantes ou produtos de limpeza pesada, pois corroem o verniz. Evite também molhar a bancada com água para além da área da cuba, não use nela facas e outros objetos cortantes para não causar riscos, cortes e furos e, ainda, utilize descanso de mesa para proteger a bancada de panelas quentes.

Gostou dos projetos? Comente seus favoritos!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!