Hóspede em casa: onde e como acomodar

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Ter hóspedes em casa é sempre uma situação interessante. Seja pela mudança de ritmo e da rotina diária como pelo fato de dividir alguns momentos mais íntimos com colegas, amigos ou familiares. Receber alguém para dormir em casa, porém, demanda uma série de ações que devem ser feitas para garantir o conforto e a tranquilidade do hóspede. Se a residência está estruturada com um quarto de visitas, tudo fica mais fácil. Muitas vezes, porém, não há um quarto específico separado para o hóspede ou para os hóspedes, que podem chegar em grande número em eventos especiais como casamentos ou bodas. Nestas horas, é importante saber onde e como acomodar as visitas – deixando uma boa impressão da sua residência e de você como anfitrião ou anfitriã.

Confira agora algumas dicas importantes para você que vai receber um hóspede em casa – e veja como transformar esta experiência em algo agradável e satisfatório para todos!

Quarto de hóspedes com sofá-cama

Quarto  por Gamamobel Spain
Gamamobel Spain

Gamamobel Sofa-Bed: Sleep 2

Gamamobel Spain

Se a residência já está preparada com um quarto de hóspedes, tudo fica mais fácil. Dessa forma, receber uma visita irá mexer bem pouco com a rotina da casa e com o dia a dia dos moradores. Neste caso, há diversas opções possíveis para estruturar o quarto de visitas. Uma delas é manter um sofá-cama no quarto. Com um sofá-cama, o quarto pode, eventualmente, servir como canto de leitura ou local de relaxamento nos dias em que não estiver sendo usado. Outra vantagem do sofá-cama é que o hóspede fica mais à vontade no quarto, podendo desmontar a cama na hora que desejar e aproveitar a estrutura de sofá como bem entender – seja para ler um livro, acessar a Internet via tablet ou simplesmente descansar enquanto aguarda o restante da família acordar.

Quarto de hóspedes com cama

Outra opção é ter uma ou duas camas tradicionais no quarto de hóspedes, quase como se fosse um quarto de hotel. Neste caso, o uso do quarto torna-se exclusivo para as visitas que eventualmente pernoitarem na casa. Na decoração do quarto de hóspedes, é importante buscar uma linha mais neutra, já que não se pode saber qual o gosto ou a preferência das visitas. O que vale, neste momento, é que o hóspede se sinta acolhido e confortável. Neste quarto da Tikannen Arquitetura, por exemplo, temos o modelo do que poderia ser um perfeito quarto de visitas. Com uma decoração suave e de um incrível bom gosto, o quarto oferece uma vista perfeita da paisagem e ainda traz uma atmosfera irresistível de encantamento.

Sala com sofá-cama

Apartamento rústico com toque moderno oferece conforto à recém-casados: Escritórios  por Guido Iluminação e Design
Guido Iluminação e Design

Apartamento rústico com toque moderno oferece conforto à recém-casados

Guido Iluminação e Design

Para quem mora numa casa menor ou em um apartamento pequeno, sem um quarto exclusivo para visitas, a solução é apelar para a criatividade e o despojamento. Dependendo do grau de intimidade ou de amizade, a visita não se fará de rogada por precisar dormir na sala, por exemplo. Nestas horas, nada melhor do que um sofá confortável e macio. Os sofás modernos costumam vir com o que chamamos de chaise, que pode estar embutido ou ser um prolongamento natural na peça. Isso se torna um auxílio e tanto para quem precisa de um espaço a mais na sala para as visitas. Há sempre, claro, a opção do sofá-cama, que resolve a questão de forma rápida e prática, além de ser mais adequado para o sono.

Sala com sofá de canto

Para quem não tem um sofá-cama ou um sofá com chaise disponível, sempre é possível apelar para o sofá de canto. Aqui, por exemplo, temos um espaço absolutamente confortável estabelecido a partir do sofá de canto, que já funciona de forma orgânica como uma cama. Perceba como o ambiente é dividido de forma que a sala e o quarto – que pode ser de hóspedes ou mesmo do morador – se estabeleçam como uma peça única. Com uma decoração de tons leves e uma toada toda moderna e clean, este apartamento nos Jardins é de uma funcionalidade e de uma elegância exemplares.

Chaise longue

Ainda que as pessoas associem imediatamente a ideia da chaise ao sofá com assentos que esticam, este ideia nada mais é do que uma adaptação do conceito original da chaise. A chaise, na verdade, funciona como uma cadeira de descanso, ou num linguajar mais simples, uma espreguiçadeira. O conceito da chaise confunde-se muito com o do divã ou o do recámier, mas a proposta é sempre a mesma, uma peça na qual a pessoa fica com o corpo reclinado e as pernas estendidas. Na falta de um sofá-cama ou um sofá de canto, a chaise longue pode resolver o problema de onde e como acomodar o hóspede. Ainda que não seja a solução ideal, pode ser perfeita para quem vai passar apenas uma noite na residência, por exemplo.

Colchão

Outra opção das mais simples e despojadas é fazer uso do nosso bom e velho colchão no chão. Em alguns casos, o colchão pode ser até muito mais prático e confortável do que o sofá. Podem ser usados colchões tradicionais e até mesmo colchões infláveis, daqueles usados em acampamentos. Há, em algumas lojas do ramo, colchões dobráveis que já vem até com travesseiro e podem ser guardados como se fosse pequenos pacotes. Neste caso, procure colocar o colchão em um local que não atrapalhe o fluxo da casa e que traga algum conforto ao visitante, longe das luzes ou do barulho feito por quem costuma acordar cedo.

Cama auxiliar

Se o visitante é amigo ou amiga das crianças da casa, uma solução bastante divertida é usar as chamadas camas auxiliares, que ficam embaixo da cama de solteiro, embutida como se fosse uma gaveta. Nestes casos, a dinâmica é completamente diferente, já que o horário de dormir e de acordar vai variar de acordo com o tamanho da diversão. Trazer um amiguinho para dormir em casa é sempre motivo de alegria para as crianças, e a cama auxiliar permite que esse momento se torne uma lembrança das mais agradáveis, principalmente pelas conversas e pelas brincadeiras que irão varar a noite. Como a cama está próxima ao nível do chão, é preciso muito cuidado com questões de limpeza e eventuais alergias que o convidado possa ter.

Beliche

Quarto de crianças  por Cuckooland
Cuckooland

KIDS TREEHOUSE BEDROOM BUNKBED in White

Cuckooland

Ainda que o beliche seja destinado a irmãos que vivem no mesmo quarto, há situações em que o beliche pode funcionar também como uma cama a mais para as visitas de última hora. Do mesmo modo que a cama auxiliar, o beliche permite que as crianças passem a noite brincando e conversando, o que é sempre uma experiência das mais divertidas. Aqui, por exemplo, temos um beliche no qual a cama superior foi transformada em uma simpática cabana na floresta, uma oportunidade de divertimento e aventura dentro do próprio quarto. O ambiente aventureiro deste espaço se completa com a parede de tijolo à vista, que causa uma sensação única de despojamento e informalidade, perfeita para a criança e seu amigo curtirem uma noite de diversão.

O que achou de nossas dicas para hospedar bem as suas visitas? Conte para a gente a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!