10 jardins estilo espaço lounge: para relaxar

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Espaço lounge refere-se ao ambiente destinado ao descanso e ao relaxamento. Geralmente, são ambientes fechados e dotados de mobiliários que proporcionam conforto, como sofás, poltronas e espreguiçadeiras. Além disto, é comum a presença de vegetação e música ambiente e outros elementos que incrementam a sensação de bem-estar e relaxamento. Embora o espaço lounge seja mais comum em lugares fechados, é possível e altamente recomendável conciliar as qualidades ambientais destes espaços de descanso com as qualidades estéticas e ambientais dos jardins ao ar livre, combinação que resulta em espaços aconchegantes e exuberantes. 

Confira a seguir dez exemplos magníficos de jardins dotados das qualidades inerentes aos espaços lounges e se surpreenda com tanto conforto e sofisticação. 

Lareira de pedras vulcânicas

Existem diversos elementos e objetos capazes de incrementar as qualidades ambientais e a sensação de conforto e relaxamento dos jardins, tornando-os em espaços lounges sofisticados e agradáveis. Neste projeto, além da presença da natureza, plantas cultivadas em pequenos vasos e floreiras, e das cadeiras de madeira, uma lareira de pedras vulcânicas traz a presença revigorante e enigmática do fogo e deixa o ambiente mais romântico e requintado.

Rede de cordas e almofadas

Uma rede preguiçosa para deitar ao som da sinfonia de pardais, palavras presentes na canção A Majestade, o Sabiá, de Jair Rodrigues, preenche o imaginário de muita gente, que sonha com uma atmosfera bucólica e o conforto de dormir embalado por uma rede. Neste exemplo, o jardim possui além da rede e almofadas, velas e nichos com vasos de plantas, que tornam o ambiente mais aprazível e aconchegante.  

Jardim com balanço

Espaço de lazer: Terraços  por Gabriela Pereira
Gabriela Pereira

Espaço de lazer

Gabriela Pereira

Um jardim lounge pode utilizar estruturas simples e rústicas para trazer maior conforto e melhores qualidades ambientais. Neste exemplo, o jardim possui um banco de madeira com cobertura que ainda serve de balanço. Além da simplicidade e do conforto do banco de madeira, o jardim proporciona a sensação de diferentes texturas de elementos naturais, como a grama e pedrinhas, realçando a sensação de conforto e comunhão com a natureza. 

Pórtico de madeira e espreguiçadeira

Um jardim com qualidades de espaço lounge é basicamente aquele que proporciona descanso e conforto. Portanto, a escolha do mobiliário é essencial para converter o jardim em espaço de relaxamento e bem-estar. Neste projeto, o jardim é dotado de uma estrutura em madeira, que delimita o espaço de descanso, e de uma espreguiçadeira, que garante o conforto e a sensação aconchegante de repousar em meio à natureza.

Deck de madeira

Residência Quinta da Baronesa: Jardins modernos por Débora Aguiar
Débora Aguiar

Residência Quinta da Baronesa

Débora Aguiar

Neste projeto, o espaço lounge integrado ao jardim e à piscina foi rebaixado e situa-se num nível inferior ao do deck de madeira. Esta solução resultou em um  ambiente mais intimista, aconchegante e sofisticado. 

Chaise de madeira

Neste projeto, de autoria de Ricardo Pessuto Paisagismo, uma chaise romântica situada entre as árvores do jardim, com cortinas na cor preta e um sofá, garante o conforto e o requinte do ambiente, que ainda conta com uma parede verde exuberante. 

Jardim orgânico e sofá circular

Casa Cor Brasília 2014: Espaços comerciais  por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Casa Cor Brasília 2014

CP Paisagismo

Neste projeto, diversos elementos contribuem para dotar o jardim de qualidades ambientais e visuais, tornando-o um espaço lounge, de descanso e contemplação da natureza. Pórticos de madeira, um deck de madeira, luminárias coloridas, além de um sofá em forma semi-circular, de cor vermelha, criam um ambiente aconchegante e requintado. 

Puffs e jacuzzi

Glass 1701 - Arq. Exterior: Terraços  por Tellini Vontobel Arquitetura
Tellini Vontobel Arquitetura

Glass 1701 – Arq. Exterior

Tellini Vontobel Arquitetura

Neste exemplo, além do contato com a natureza do jardim, do conforto e requinte proporcionados pelo puff e pela jacuzzi, os usuários ainda podem desfrutar de vistas privilegiadas para a paisagem circundante, que realça a qualidade estética e ambiental do espaço lounge, situado na cobertura. 

Pergolado de madeira

Neste projeto, um amplo espaço coberto por um pergolado de madeira, totalmente integrado ao jardim e com vista privilegiada para o entorno, proporciona aos moradores conforto, relaxamento e sofisticação.  

Banho de jacuzzi ao ar livre

Casa Cor Belo Horizonte 2013: Espaços comerciais  por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Casa Cor Belo Horizonte 2013

CP Paisagismo

O que pode ser mais relaxante do que um banho de banheira ao ar livre e sob a sombra e a copa de uma árvore em meio à natureza exuberante do jardim? Este projeto combinou a sensação de bem-estar de um banho de jacuzzi à sensação libertadora e revigorante de estar, adicionando elementos agregadores de qualidade, como o piso de madeira e as lanternas luminosas. 

Mais informações sobre projetos de jacuzzi ao ar livre, você encontra aqui.  

Quais ideias destes espaços lounges você utilizaria como inspiração para o seu jardim? Compartilhe conosco sua opinião.  
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!