Mansão indiana cheia de charme e verde

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Apreciar e conhecer a arquitetura de um país é uma forma de entender e conhecer um pouco de sua riqueza cultural. Homify desembraca hoje em Pune,  na Índia, para apresentar um projeto incrível em a natureza exerce o protagonismo e permite aos moradores se sentirem não apenas conectados com a paisagem e com a cultura indiana, mas também conectados consigo mesmos. A mansão indiana faz uso de referências culturais, de materiais locais e de jardins deslumbrantes para dar aos moradores a sensação de habitarem um lugar único, aconchegante e na convivência prazerosa da natureza.

Curioso para desvendar os encantos e surpresas desta residência indiana charmosa e monumental? Então confira a seguir mais detalhes e imagens deste casa em que o projeto de paisagismo complementa o projeto arquitetônico e o resultado é uma casa que dialoga com a natureza e explora os materiais locais para criar um cenário exclusivo e exuberante que realça as belezas de uma Índia ainda a ser descoberta.

O projeto é de autoria do escritório TAO Arquitetura Pvt.

​Jardim exuberante

Uma das maneiras de incrementar a aparência de uma residência, tornando-a mais convidativa e atraente e, claro, de agregar valor ao imóvel é investir num bom projeto de paisagismo. Neste projeto, os jardins são os verdadeiros protagonistas da residência, exibindo exuberância e charme, que remetem à natureza da Índia, uma país enigmático e plural. Uma pequena praça central de forma circular, marca a fachada frontal da residência, com destaque para a árvore de grande porte e para as lanternas coloridas. Palmeiras e diversas outras espécies enriquecem as texturas e cores do jardim, que desempenham a função ornamental e também conceitual, uma vez que os jardins evocam um pouco das belezas naturais da Índia.

​Jardim e fachada principal ao fundo

Além de proporcionarem vistas privilegiadas e inspiradoras, os jardins da residência também servem como espaços de estar ao ar livre, espaços para sentir a natureza e contemplar as belezas de uma paisagem natural exuberante, resultado de um projeto de paisagismo minucioso. Além das novas espécies e objetos ornamentais, diversas árvores imponentes, que já existiam no terreno e foram preservadas, complementam a paisagem circundante de densa vegetação. Ao fundo, podemos ver a residência composta de dois volumes principais. O volume transparente abriga os espaços de convivência e o volume revestido de pedras, mais fechado para o exterior, abriga os espaços íntimos.

Entrada principal

A entrada principal é marcada pelo portal monumental, que evidencia o pé-direito do living room, e pela porta monumental feita de mármore. Os veios naturais da pedra conferem uma beleza única e um charme exclusivo ao projeto. No interior da residência, além do uso de vidro abundante, materiais locais também ganharam destaque, como as pedras que revestem as paredes, o mármore que reveste o piso e, claro, as plantas que embelezam os jardins internos e externos.

Living room

O vidro também desempenha um papel relevante no projeto. O volume que abriga os espaços de convivência é todo fechado com painéis de vidro incolor. No interior do living room, um volume de vidro de cor verde, contido no volume de vidro incolor, abriga uma sala de estar diferenciada, que desfruta de vistas privilegiadas para os jardins externos e de luz natural abundante. O pé-direito avantajado é mais um dos destaques desta residência imponente e enigmática.

Jardim interno

Como os espaços sociais são integrados, o mobiliário é que define os ambientes. Na sala de estar predominam móveis de design contemporâneo e minimalista, com destaque para os materiais nobres de acabamento, como as pedras, o piso de mármore e os generosos painéis de vidro incolor, que promovem a integração com o espaço externo e proporcionam vistas privilegiadas para o jardim e para a piscina. Apesar da escala monumental e do aspecto nobre, a natureza é a maior protagonista do projeto. No living room, tirando proveito da luminosidade abundante, um jardim charmoso e denso incrementa a decoração do ambiente, proporcionando aos moradores o contato direto com a natureza.

Suíte principal

A suíte principal da mansão indiana é ampla e aconchegante. O projeto teve o cuidado de preservar a sensação de intimidade e de aconchego mesmo em um ambiente tão amplo, já que o ambiente é integrado a uma sala de estar íntima e a um espaço longe externo. No quarto predominam as cores neutras, com destaque para algumas peças do mobiliário e acessórios de cores vibrantes, como o divã em balanço, na cor vermelha, e o tapete vermelho e as almofadas coloridas, que dão mais personalidade ao ambiente. Os amplos painéis de vidro permitem o aproveitamento da luz natural e das vistas para o jardim.

Mais informações sobre quartos, você encontra aqui.

​Espaço lounge

O espaço longe integrado à suíte principal proporciona ao casal um ambiente relaxante, requintado e intimista. Além do mobiliário do deck de madeira e de um jardim privativo, um espelho d’água com cascata incrementa as qualidades estéticas e ambientais do espaço. A escultura, situada em um nicho especial do muro, com iluminação exclusiva, é um dos destaques do ambiente, que serve também como espaço de relaxamento, contemplação e introspecção do casal.

Detalhe exclusivo: porta de madeira

Mesmo que um projeto não tenha uma intenção declara de expressar os valores da cultura de um lugar, a escolha dos materiais, as tipologias, o paisagismo, o mobiliário e as soluções exclusivas acabam expressando os valores e traços culturais de um determinado lugar. Além de diversas espécies de plantas indianas que embelezam os jardins da residência e de materiais locais, como o mármore e pedras, soluções exclusivas como esta porta de madeira, com o desenho de uma árvore talhada, dão mais personalidade ao projeto e evocam traços da cultura indiana.

Piscina

Obviamente, a piscina e a área de lazer ao redor da piscina são mais duas atrações desta mansão indiana cheia de atrativos e encantos. Aqui, a piscina redonda com borda iluminada parece emergir do espelho d’água, repleto de pedras imponentes de aspecto bruto, que realçam o estilo mais natural e selvagem do paisagismo. O muro revestido de pedras, que corta o volume principal, apresenta aberturas em forma de arcos, os quais servem de passagem para outros ambientes.   

Para obter mais informações sobre projetos de jardins deslumbrantes, leia este artigo.

Você gostaria de ter um jardim dentro de casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!