Como incorporar a TV na sala de estar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Na maioria das casas, espaço não é um artigo sobrando e, portanto, a TV não tem uma sala só para ela. Resultado: ela vai parar na sala de estar. E, convenhamos, não é muito fácil combinar a TV – por mais lindo e discreto que seja o modelo – com o resto da decoração.

Então, nesses casos, só existem duas soluções: esconder a TV discretamente ou, então, partir para o lado oposto e resolver mostrá-la sem grandes conflitos. Para isso, existem várias soluções envolvendo paredes em materiais diferenciados, móveis e estantes que as abrigam, telas giratórias e jogos com as cores das paredes.

Descubra algumas maneiras de incorporar a TV na sua sala de estar e faça dela mais um objeto de decoração no espaço. Com certeza, você vai se inspirar e ter muitas outras ideias!

TV contra parede de tijolinho

A TV em tela plana preta de linhas retas ganha destaque contra a parede de tijolinho à vista, especialmente porque a rusticidade do revestimento é quebrada pela iluminação em LED amarelo na moldura. O aparador branco deixa o espaço ainda mais leve e as plantas e flores dão vida ao ambiente. O piso em madeira se harmoniza bem com a parede de tijolinho, enquanto o tapete estampado em cores fortes dão um toque alegre e vibrante. A área se sobressai pelo equilíbrio nas escolhas de objetos decorativos, não resvalando nunca para o excesso. O projeto é de Helô Marques Associados.

TV com moldura em madeira

Nesta sala de estar em estilo rústico, a TV de tela plana fica instalada em uma parede que separa duas outras áreas. Ela recebe uma moldura em madeira, que se destaca contra o fundo fúcsia da parede e combina graciosamente com o aparador de madeira rústico abaixo dela. Outro elemento importante é o fato de a moldura em madeira da TV dialogar com os vários quadrinhos em volta dela. As vigas de madeira delimitam a parede reservada à TV, enquanto o piso no mesmo material aumenta a sensação de aconchego do ambiente. Poltronas e sofá de couro preto proporcionam solidez à sala de estar, que, sem dúvida nenhuma, tem com destaque a parede onde está a TV.

TV contra parede branca

Em uma solução mais moderna e conceitual, a TV de tela plana dessa sala de estar está contra uma parede branca e compõe com outros objetos pretos distribuídos pela parede uma espécie de instalação. O contraste do branco e do preto faz um contraponto com as poltronas vermelhas com design arrojado. O ambiente é clean e, ao mesmo tempo, vibrante.

TV embutida na parede preta

Nesta sala de estar moderna, a TV de tela plana está embutida em uma parede escura, o que camufla o aparelho e deixa o ambiente bem mais elegante. A TV partilha a estrutura com objetos decorativos, o que torna o espaço atraente e sofisticado. A parede escura não pesa muito no espaço graças ao piso claro e a elementos como móveis em vidro ou em tons neutros.

TV em parede de mármore

Uma solução original é dar uma moldura em mármore para a TV de tela plana, como acontece na sala de estar da imagem acima. Contrastando com as paredes brancas, a parede em mármore em tom escuro disfarça bem o aparelho e dá um ar requintado ao ambiente, que conta ainda com poltrona de couro castanha e mesa de centro em madeira, decorada apenas por um vaso de flores que dá o toque de leveza.

TV instalada em estante

Apartamento Leopoldo: Salas de estar modernas por Sacada
Sacada

Apartamento Leopoldo

Sacada

Tem gente que se sentirá no paraíso com a TV de tela plana instalada na estante. Assim, poderá ter em um mesmo lugar livros, DVDs, CDs e outros equipamentos. A estante desta sala de estar é de madeira e toma toda uma parede, com prateleiras e nichos de diversos tamanhos. A TV tem moldura em madeira para combinar e se integrar à estante, além de contar com um aparador de madeira para outros equipamentos. O resultado é uma decoração aconchegante, simpática e despojada, que agrada especialmente os mais jovens.

TV em móvel inteiriço

Uma maneira clássica de instalar a sua TV de tela plana é acomodá-la no nicho central de um móvel inteiriço, como o da imagem acima. A estante azul tem portas superiores e inferiores para abrigar uma infinidade de coisas, além de prateleiras para objetos decorativos e livros. A cor da estante torna o espaço sofisticado, contrastando discretamente com a tela escura. Porém, outras cores poderiam ser utilizadas no móvel, dependendo se se deseja um ambiente mais sóbrio ou mais vibrante. 

TV com tela giratória

Apartamento Vila Nova Conceição: Salas de estar modernas por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

Uma alternativa interessante para uma sala de estar integrada com outros ambientes é instalar uma TV de tela plana com tela giratória. Assim, vai ficar muito mais fácil acompanhar os seus programas favoritos de qualquer ponto que você estiver do espaço. A ideia é ótima para quem costuma receber os amigos para assistir a jogos de futebol, mas fica se dividindo entre a sala de estar e a cozinha americana. Nesta sala de estar em estilo moderno com inspiração industrial, a tela giratória dá um toque tecnológico ao ambiente que combina muito bem com a decoração.

TV em gabinete I

Salas multimídia modernas por Style Within
Style Within

TV hidden in wall unit

Style Within

Mas há quem não quer saber de TV aparecendo na sala de estar e procura alguma solução para isso. Uma ideia é colocar a TV em um gabinete, como na imagem acima. Disfarçado na estante branca de livros, o gabinete roxo parece apenas parte da estrutura da estante à primeira vista. Porém…

TV em gabinete II

Salas multimídia modernas por Style Within
Style Within

TV Wall Unit

Style Within

… ele se abre para os lados, revelando a TV somente nas horas em que se quer desfrutar do aparelho. Mesmo aberto, o gabinete tem função decorativa, dando um ar de modernidade ao ambiente. Outra possibilidade é utilizar duas metades que completam um quadro decorado, o que dá um efeito sofisticado e artístico ao espaço. Outra opção é reeditar as TVs de antigamente, que vinham com gabinete de madeira. Neste caso, seria preciso encomendar o trabalho de um bom marceneiro para dar um ar vintage ao seu gabinete. Para novas dicas sobre salas de TV, leia este artigo.

Como você incorpora a TV na sua sala de estar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!