Como expor arte em casa?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Preencher um cômodo com peças de arte pode acontecer de diversas maneiras. Pode ser interessante algumas vezes escolher por opções de disposição e conteúdo imprevisíveis. Para começar a distribuir arte no seu ambiente, primeiro deve-se ter as obras eleitas. Escolher arte que vai ficar disposta na casa pode ser uma aventura emocionante e que vai gerar uma grande mudança nos cômodos. Um dos segredos para ter sucesso absoluto é descobrir que tipo de arte você mais aprecia e a maneira como este item vai combinar com o resto do modelo do espaço em que ele vai ficar.

Caso seja iniciante no universo da arte, procure pesquisar o máximo de obras possíveis antes de fazer sua escolha. Além dos museus e galerias espalhados pela cidade, fique por dentro de exposições locais, feiras de arte independente e produção cultural nos espaços públicos. Fazer uma pesquisa online é outra ótima maneira de encontrar uma grande variedade de arte produzida no mundo todo. A Internet possibilita pesquisas de referências específicas. Pode-se comprar obras vindas dos mais variados locais através dela.

Com suas peças adquiridas, é hora de pensar em como você vai distribuí-las pelo ambiente. Alguns métodos de exposição podem valorizar o conteúdo da arte. Os quadros e esculturas podem ficar posicionados no centro da sala de forma descontraída. Assim, quem as pessoas que passam pelo ambiente podem se movimentar ao seu redor e observar as peças. Deve-se avaliar o tipo de material utilizado na escultura ou tela. Este pode precisar de alguns cuidados especiais na manutenção. 

Selecionamos dicas e informações sobre a disposição de arte nas casas. Fique por dentro e inspire-se para ter um lar mais artístico!

Disposição informal

Quando começar a posicionar as peças, pense em uma região determinada para decorar. Uma peça muito grande vai ser informação demais e uma peça muito pequena vai se perder na composição. Pensar em uma disposição informal dos seus quadros ou demais obras de arte pode ser a solução que um ambiente precisa. Uma composição de arte disposta de uma maneira descontraída pode proporcionar um toque moderno e despojado para a sua sala de estar. Quanto mais ousada for a arte que você escolheu, mais espaço e atenção ela precisa receber. Selecione um espaço proporcional às obras que pretende pendurar em dimensões e orientação. Você pode expor uma única peça, várias delas, algo com um ponto focal ou para valorizar outras partes da sala. 

Preenchendo os espaços da parede

Apartamento Sabará: Sala de estar  por Zemel+ ARQUITETOS
Zemel+ ARQUITETOS

Apartamento Sabará

Zemel+ ARQUITETOS

Para ver se suas obras harmonizam entre si em relação a forma e ao tema, distribua as peças no chão e veja qual funciona com qual. Dependendo do efeito desejado, pode ser interessante agrupar as peças de cores semelhantes ou espalhar as cores de maneira aleatória. Preste atenção sobre como as peças de tamanhos diferentes se relacionam. As peças maiores e que ocupam mais espaço devem contrabalançar com as menores. Preencher uma parede da sala de estar, do quarto ou do escritório com quadros de diferentes espessuras e molduras pode causar um efeito interessante e positivo no ambiente. Uma parede estreia em um banheiro ou canto pode ser um bom lugar para dispor uma composição vertical com imagens emolduradas, mas não é o local adequado para se ter uma pintura panorâmica.

Arte em vez de janelas

Refúgio do Homem do Mar: Sala de estar  por Jean Felix Arquitetura
Jean Felix Arquitetura

Refúgio do Homem do Mar

Jean Felix Arquitetura

Alguns dizem que a expressão artística é uma das melhores formas de se comunicar com as pessoas e de expressar os sentimentos. Em uma casa ou apartamento onde as janelas são pequenas ou em cômodos onde se tenha janelas uma boa manobra para este problema pode ser com a adição de arte. A luz natural e externa faz toda diferença em um ambiente, mas não há esta possibilidade, belas telas ou esculturas podem embelezar seu ambiente. A iluminação do cômodo pode ser planejada de acordo com a arte que ficará disposta no local. Assim, as peças vão ganhar atenção e o recinto ficará bem iluminado. Nesta sala de estar projetada pelo escritório Jean Felix Arquitetura, encontramos janelas que podem ficar abertas ou não, dependendo da ocasião ou intenção. A parede frontal recheada de janelas pequenas ganha vida e charme com as esculturas clássicas e orientais que foram adicionadas ao seu redor.

Sem molduras

Arte  por ¡Colorista Moderna!
¡Colorista Moderna!

​Portrait Albert ca 50x70cm Leinwand auf Keilrahmen.DAS FUNKTIONIERT!

¡Colorista Moderna!

Nos últimos tempos, as pessoas começaram a dar mais atenção para obras e quadros só na tela, sem a presença de molduras. O uso das telas dispostas nos aparadores e canaletas na parede também tem sido muito presente, pois tem a capacidade de oferecer mais liberdade e movimento na decoração. Além disso, com este tipo de disposição não se precisa nem furar a parede. O que pode ser muito cômodo para as pessoas que moram em casas ou apartamentos alugados. Muitos estão buscando mais gravuras e menos pinturas atualmente. As pessoas começaram a deixar a moldura de lado pelo fato de terem percebido que, em muitos casos, ela chama mais atenção do que o próprio conteúdo da tela.

Vertical

Os quadros em formatos verticais ou uma disposição vertical de um conjunto de quadros é uma ótima opção para ambientes pequenos e com decorações que sigam modelos mais discretos ou modernos. A disposição vertical pode funcionar muito bem em cantos e em ambientes que tenham paredes estreitas, como lavabos e outros menos largos. Em muitos dos casos, os quadros verticais criam jogos visuais que trazem movimento e dinamismo nos cômodos arejados. Para finalizar a composição vertical, um ponto de luz na parte superior pode ser adicionado. Pode-se usar também uma fileira de lâmpadas iluminando indiretamente junto a uma luz ambiente. Para mais dicas sobre este assunto, confira Como escolher quadros para a sala.

Inesperado

Apartamento Bairro de Higienópolis: Sala de estar  por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Adicionar peças de arte inesperadas e imprevisíveis tem o poder de proporcionar um charme extra para sua casa! Em ambientes modernos, elementos decorativos surpreendentes são sempre bem-vindos e trazem graça para as paredes brancas e estáticas. Na sala ao lado, o quadro que representa jogos de mesa deixa o ambiente mais divertido e descontraído. Os outros elementos decorativos auxiliam acentuando o clima descolado e jovem deste local. Para um efeito despojado, agrupe os objetos de acordo com o tamanho, a cor, o assunto e o tema. Crie um efeito visual interessante usando uma disposição aleatória de alturas e larguras. Use ao máximo a sua criatividade na hora de pensar nas áreas onde irá expor seus artigos decorativas. 

Grandes formatos

Sala de estar  por MUA
MUA
MUA

Os quadros que seguem grandes formatos são tidos como elementos essenciais quando se pretende decorar de forma emocional e harmônica um ambiente! É evidente que os quadros para sala de estar são elementos que podem trazer vida e cor paras salas de estar e quartos bem decoradas. Os quadros grandes, pelo motivo de ganharem a atenção total no ambiente em que ficam dispostos, são responsáveis por revelar alguns detalhes que fazem parte da personalidade daquela pessoa que os escolheu. Um tapete em matiz claro e uma parede neutra criam um ambiente protegido para uma arte em grande formato. 

Você preencheria sua casa com peças de arte? Quais usaria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!