Dicas para ter um home office prático e lindo

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Quando falamos em home office todo mundo já imagina um ambiente simétrico, com uma mesa e uma cadeira, geralmente, com um desktop ou um notebook ocupando grande parte da mesa e cores sóbrias para que não desvie a atenção. Esse é o projeto padrão desse espaço, muito usado em diversas casas e apartamentos por aí. Porém, é possível sim conciliar um projeto mais dinâmico, que abusa de formas e cores, fazendo do home office um cantinho prático, ousado e criativo.

Quanto mais dinâmico e lúdico for o espaço em que você está trabalhando, mais prazeroso será seu tempo ali e também mais produtivo. Por isso, não tenha medo de ousar! Apenas tenha bom senso em combinar cores e objetos para não sair muito do tom. Obviamente, seja consciente e não deixe a ergonomia de lado.

Os escritórios a seguir são super criativos e souberam combinar os objetos e suas funções de maneira única. Se inspire, divirta-se e encontre mais energia para o seu trabalho.

Mesa: o elemento chave

Decora Lider - Campinas - Escritório: Escritórios  por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Lider – Campinas – Escritório

Lider Interiores

Pense bem antes de adquirir ou adaptar alguma mesa para o seu home office. Antes de escolher qualquer um dos móveis necessários a esse espaço tenha em mente que tudo precisa ser funcional, mas também atender a todos os quesitos ergonômicos. A ergonomia define os padrões de medidas para todos os cômodos da casa e suas funcionalidades, de modo a preservar o bom uso pelos seus proprietários. Ou seja, um ambiente ergonômico preserva o conforto e faz com que quem utilize aquele ambiente não esteja exposto a riscos como fraturas ou patologias comuns à má postura e lesões por esforços repetitivos.

Portanto, as regras internacionais de ergonomia determinam que a altura da mesa escolhida para quem vai passar horas em um computador no dia a dia, deve ser de 57 centímetros. É bom ficar atento também à altura do monitor, que deve manter uma distância aproximada do chão de 105 centímetros e dos olhos da pessoa de 50 a 75 centímetros. Mas atenção, essas dicas servem para aqueles que pretendem utilizar o computador para o trabalho. Quem pretende montar um home office com outra finalidade pode ter outras necessidades mais específicas. Vale consultar o que sua atividade necessita.

De resto, com essas informações em mãos basta procurar a mesa que mais lhe agrada. Aí sim é mais fácil!

Cadeiras confortáveis

Essas sim, são via de regra necessárias em todos os tipos de atividades. As cadeiras ergonômicas, por sua vez, devem estar a 36 centímetros de distância do chão. Elas devem permitir um apoio à coluna lombar e ao mesmo tempo oferecer a possibilidade de inclinação e ajustes. Elas devem manter a pessoa confortável além das oito horas diárias de trabalho. Ao mesmo tempo, devem permitir que os braços estejam apoiados na mesa ou em seus braços, não deixando que se faça um ângulo entre as mãos e os braços de quem digita. Nos pés, deve haver um apoio em 45º graus de inclinação para maior conforto.

Não tenha vergonha de testar todas as cadeiras da loja antes de fechar negócio. Lembre-se que você deve se sentir confortável ali por longas horas. Tente escolher a que melhor te satisfaz tanto no quesito conforto quanto no quesito estética. A mesa e as cadeiras são os objetos mais caros e por isso os mais difíceis de serem substituídos tão rapidamente. Por isso, é melhor ser bem consciente na escolha.

Estampas e estofados animados dão outra cara ao home office. Se preferir escolher uma cadeira diferente da outra, saiba combinar estilos e estampas. É possível fazer combinações incríveis! Basta ter bom senso para não exagerar na mistura de elementos.

Iluminação

A luz é um dos fatores mais importantes nesse tipo de projeto. Se é necessário um tipo de luz para a sala de estar bem como para a sala de jantar, para o home office não é diferente. Trabalhar em casa também exige que façamos algumas adaptações nesse sentido. Se sua casa é privilegiada com luz natural, deixe que ela banhe o ambiente!

No mais, tente evitar deixar a imaginação rolar nesse sentido. Todo e qualquer desvio de atenção pode ser prejudicial ao trabalho, então nada de efeitos luminotécnicos nesse ambiente. Evite também vários tipos de luzes e jogos de luz e sombra. Isso pode cansar a vista, tirar a concentração e prejudicar a produtividade.

Plantas

Há quem diga que cuidar de plantas tenha ação terapêutica, outros juram que ela aumenta a produtividade. Então, não custa nada investir em uma plantinha. Elas deixam o ambiente com mais vida e mais cor. Na hora da escolha não existe uma regra nem mesmo um conselho sobre qual planta seria melhor para esse tipo de ambiente. Tente optar por plantas que não exijam manutenção constante ou água todos os dias. Por mais que seja um escritório dentro de casa, é possível que você passe uns dias longe desse ambiente em especial, e sua plantinha não receberá cuidados. Uma das escolhas mais fáceis são os cactos, que não precisam de água e se adaptam à ambientes de muita ou pouca luz facilmente. O exemplo da foto é um dos projetos do escritório Piratininga Arquitetos Associados.

Um toque artístico

Depois de tantas regrinhas para montar esse ambiente, é hora de se permitir um pouco. Para conferir seu estilo pessoal ao ambiente do home office, fique à vontade para ousar! Tente combinar seus hobbies e seu trabalho transformar tudo isso em uma decoração única. Coloque a imaginação para voar e dê um toque artístico ao ambiente. Pode ser um objeto feito artesanalmente por você ou um parente, uma mistura de cores e elementos fora do convencional, uma pintura na parede, tanto faz! Deixe sua criatividade extravasar e contemple o resultado.

Decorando a mesa

Sala de Jantar : Escritórios  por Casa 2 Arquitetos
Casa 2 Arquitetos

Sala de Jantar

Casa 2 Arquitetos

Geralmente, as mesas dos home offices são amplas e ao mesmo tempo não tem muita coisa espalhada por cima. Parece que nesse caso o estilo minimalista veio para dominar. Mas, não precisa ser assim. Algumas pessoas adoram colocar fotos, lembrancinhas e pequenos objetos sobre a mesa. Não há uma regra quanto a isso, apenas leve em conta que todos os objetos ali espalhados não devem atrapalhar o seu serviço. Fique atento também se nenhum fio pode enroscar em alguma dessas coisas e provocar algum pequeno acidente.

Quer saber mais sobre como decorar e montar um home office em sua casa? Leia mais dicas nesse artigo.

Gostou dessas dicas? Já colocou alguma em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!