O que fazer na hora de comprar uma casa

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Chegou a hora de sair da casa dos pais, seja para morar sozinho ou para dividir o teto ao lado do grande amor. É hora de comprar sua primeira casa! Parabéns, você terá um longo e recompensador caminho para seguir até que tudo esteja acertado.

Antes de sair por aí procurando um novo lar para chamar de seu, melhor prestar bastante atenção em algumas dicas reunidas nesse artigo. Planejamento e discernimento nessa hora é fundamental para que nenhum passo seja dado de maneira errada. Pense que uma vez que se compra um imóvel, a intenção é passar muitos anos por ali, então a decisão tem que ser muito consciente.

Decida o que você precisa

Se você sonha com uma casa com piscina, jardim de inverno, varanda, churrasqueira ou outros itens, é preciso que você tenha consciência de que tudo isso representa dinheiro. Geralmente, na compra da primeira moradia as pessoas podem até ter conseguido guardar um bom dinheiro, mas nem sempre conseguem comprar a casa que tanto almejam. Por isso mesmo, é preciso ter os pés no chão e saber exatamente o que você precisa. Quais são suas reais necessidade em uma casa e o que pode ser supérfluo? Se uma garagem ampla se faz muito mais necessária que uma piscina, por exemplo, é a partir daí que você focar suas buscas. Caso você tenha dinheiro e achar uma opção que case as duas, a vontade e a necessidade, melhor. Caso contrário, foque no necessário.

Localização

Projeto Sky- Malawí Beach Houses, Muro Alto, Pernambuco, Brasil: Salas de jantar rústicas por Deise leal interiores
Deise leal interiores

Projeto Sky- Malawí Beach Houses, Muro Alto, Pernambuco, Brasil

Deise leal interiores

É de fundamental importância conhecer o bairro e observar a vizinhança antes de fechar negócio. Tente encontrar algum conhecido ou amigo que conheça algum morador da região. Pergunte sobre segurança, iluminação, ruídos e odores. Dê voltas no bairro em diferentes períodos do dia e principalmente à noite. Tente sentir o movimento do local e fique atento aos outros pontos da lista.

Tenha coerência, escolha um bairro que seja próximo ao trabalho e que atenda suas necessidades básicas sem que você precise fazer longos deslocamentos para conseguir comprar um remédio, por exemplo. Nem sempre o bairro nobre é o bairro melhor para sua necessidade.

Dimensões

Salas de estar clássicas por homify

Hoje pode ser que você esteja recém casado (a) e que o plano de ter filhos esteja há alguns anos mais no futuro, mas, nunca se sabe. Gravidez não planejada pode acontecer. Um bebê chegando faz muita coisa mudar em uma casa, por isso, é preciso sempre pensar que a família pode aumentar a qualquer momento. Tenha isso em mente antes de decidir arriscar comprar aquela casinha mais em conta de apenas um dormitório. Pense que vocês passarão muitos anos ali e ninguém pode ficar dormindo na sala por muito tempo. Reformas para expansão também trazem muita dor de cabeça. Anteveja o futuro antes de fechar o contrato.

Estilo

Clássico, moderno ou industrial? Qual o seu estilo? Se você ainda não sabe qual estilo de arquitetura te agrada mais, é melhor pesquisar e começar a identificar suas preferências. Com decoração é possível imprimir ainda mais seu estilo ao imóvel, mas as construções também podem ser predominantes em algum estilo e isso pode comprometer seus projetos no futuro. Tenha certeza que aquele tipo de agrada e quais mudanças seriam possíveis naquele espaço. Entregue essa missão a um arquiteto ou designer. Eles são as pessoas certas para te indicar qual o estilo da casa pretendida e como eles poderão te ajudar para que a sua nova morada ganhe ainda mais suas impressões. Nesse ambiente, por exemplo, a Piratininga Arquitetos Associados ousou na mistura de estilos. 

Onde procurar?

Apto. Rio de Janeiro: Salas de estar minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. Rio de Janeiro

RSRG Arquitetos

Imobiliárias são um bom ponto de partida para quem não tem muita noção do que pretende. Lá eles podem traçar um perfil do comprador e mostrar quais ofertas estão dentro daquilo que eles podem gastar e aquilo que atende às suas necessidades. Com vendedores capacitados, eles podem ser o primeiro local de consulta de alguns. A internet também tem sido de grande ajuda nesse tipo de busca. Para aqueles que já possuem uma meta, as ferramentas de busca conseguem mostrar diversas opções naquele roteiro e ainda oferecer outras semelhantes, abrindo um leque de possibilidades para quem busca uma casa nova ou usada. Mais modernos, os aplicativos para smartphones e tablets também atuam como excelente ferramenta de busca.

Coisas a não fazer

Não se deixe levar pela emoção do momento. Nem sempre aquele imóvel que você se apaixonou na primeira vista é o certo para você. Evite cair na lábia de vendedores. Eles treinados para te encantar. Visite a casa quantas vezes forem necessárias. Não tenha vergonha de perguntar, tire todas as dúvidas que possam surgir. Nunca assine nada sem ter plena certeza do que significa aquele papel. Não forje documentos em busca de aprovação de financiamentos. Não decida de primeira, reflita muito antes fechar o negócio. Consulte familiares e amigos que já tenham comprado outros imóveis. Tenha sempre um advogado que possa tirar suas dúvidas sempre que necessário. Não se esqueça dos seus direitos e os faça valer caso seja preciso.

Novas ou usadas

Apto. João: Banheiros minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

Os bancos brasileiros mudaram recentemente as regras para quem pretende financiar imóveis. Além do aumento nas taxas de juros e a retração do crédito, os índices dos valores de entrada também foram reajustados, dificultando assim para aqueles que pretendiam financiar um imóvel a partir de 2015. No caso de casas usadas, a entrada agora é de 50% do valor total do imóvel. Para os imóveis na planta, o ideal é que seja quitado 30% do valor total. Especialistas indicam que, n o caso de financiamento, a renda familiar não pode ser comprometida mais que em 30% do seu total.

Hora da mudança!

Depois de todos esses passos, estresse com a papelada, o sufoco de pagar as parcelas e planejar a tão sonhada mudança é hora de migrar para o novo ninho e realizar o sonho. Uma nova etapa se inicia e os esforços com certeza serão recompensados. Abrir a porta de uma casa que é sua é uma das melhores sensações que podemos ter na vida. Para que corra tudo dentro da mais perfeita ordem nessa última etapa tão aguardada é bom planejar tudo com antecedência, encaixar tudo muito bem e contratar uma pessoa ou empresa competente para levar as coisas. Se a maioria das coisas for nova, melhor ainda! Agora é hora de curtir a casa nova e planejar a decoração, uma nova diversão que você poderá conferir dicas aqui na homify. Veja nesse artigo algumas dicas preciosas sobre o planejamento da mudança. 

Gostou das sugestões? Tem alguma dica para acrescentar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!