Pequenas mudanças: Grandes resultados

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Quando pensamos em dar uma cara nova a um espaço, normalmente pensamos em grandes reformas, móveis novos, papel de parede novo pela casa inteira e outras questões trabalhosas. Aqui, no homify, nós pensamos sempre naquilo que é prático, rápido e eficiente. Afinal, nem todo mundo tem tempo e orçamento para investir em mudanças estruturais radicais. Na maioria das vezes, porém, é preciso uma mudança mínima para que a residência ganhe novos ares. Pode ser uma cor nova na parede, mudar aquela poltrona de lugar ou até mesmo colocar algumas almofadas coloridas no sofá. Em decoração e design de interiores, é possível fazer muito com muito pouco. Isso se chama criatividade e jogo de cintura!

Neste nosso livro de ideias, vamos elencar algumas soluções práticas, rápidas e eficientes que podem ser feitas (quase) num piscar de olhos e que trarão uma nova vida ao ambiente. A mudança pode até ser pequena, mas o resultado é de chamar a atenção.

Nova pintura na parede

Esta é uma das ideias mais interessantes e fáceis de se realizar. Pintar uma parede com uma cor nova faz transforma completamente o design de um ambiente. E siga a proposta de trabalhar como mínimo de esforço: experimente deixar apenas uma delas com uma cor diferente.  Foque sempre de olhos nas cores e em seus efeitos em relação às pessoas e ao ambiente. Cores fortes como o vermelho e o amarelo, por exemplo, transmitem emoção e energia. Já paredes verdes ou em tons lilás inspiram tranquilidade. Aqui, por exemplo, temos uma parede que tem como base a cor verde, mas distribuída de forma irregular, quase como uma textura. Aliada ao efeito de iluminação do ambiente, o resultado não poderia ser menos que fantástico.

Almofadas coloridas

Salas de estar minimalistas por Honeywerkz
Honeywerkz

Living Room | Punggol Field

Honeywerkz

Parece até brincadeira, mas uma das maneiras de se mudar a cara do ambiente com o mínimo de esforço é investindo em acessórios como as almofadas, por exemplo. O segredo é o conceito do contraste. Em ambientes em que um tom é dominante – seja ele o branco, o bege ou o marrom – colocar elementos que contrastam entre si sempre traz uma atenção especial a este espaço. Aqui, por exemplo, temos um espaço de viés moderno em que o branco predomina. Para dar um novo ar a este ambiente, nada melhor do que trabalhar com almofadas coloridas e decorativas. Investindo nos tons do arco-íris, estas almofadas trazem a esta sala uma atmosfera de alegria e criatividade, mudando completamente a percepção das pessoas sobre o ambiente.

Plantas e flores

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Cozinhas modernas por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

Para qualquer problema, a solução está sempre na natureza! Se o ambiente está ficando cinza e sem vida, já está mais do que na hora de colocar um pouco de verde neste espaço. A dica é válida em todos os momentos: um mínimo de contato com a natureza e o verde é fundamental para qualquer ambiente de uma residência. E, seguindo a linha de nossa proposta, é uma pequena mudança que traz um resultado imediato dos mais positivos. 

O verde traz vida, energia, motiva as pessoas e deixa o ambiente mais leve e arejado. É possível começar de forma discreta e modesta: coloque um vaso em um canto da sala, uma planta sobre o balcão ou flores sobre a mesa de jantar. E não fique restrito apenas às chamadas áreas de lazer: pense em como deixar a sua cozinha mais verde em um toque de mágica. Neste projeto da BC Arquitetos, do Rio de Janeiro, a cozinha ganhou elementos de verde de forma sutil e simpática, seja no vaso sobre a ilha central como nas plantas acima do armário suspenso.

Quadros na parede

Apartamento Bela Vista: Salas de estar modernas por STUDIO LN
STUDIO LN

Apartamento Bela Vista

STUDIO LN

Todos sabem que uma parede vazia tem o seu charme, de acordo com o estilo da decoração proposta para o ambiente. Em outros casos, porém, uma parede limpa pode deixar o ambiente seco, sem alegria e vazio. Por isso, colocar quadros, retratos ou pôsteres na parede é uma solução rápida, econômica e criativa. Se os quadros combinarem com o estilo e o conceito da decoração, melhor ainda. Aqui, por exemplo, temos a sala de um apartamento na Bela Vista, no Rio de Janeiro, cuja inspiração vem do mar e traz consigo toda uma atmosfera de praia, sol e liberdade, presente principalmente nos elementos de azul do décor. Aqui, os quadros fazem uma curiosa brincadeira com a linha do horizonte no mar, dando uma sensação de continuidade e harmonia das mais interessantes.

Mudança de ares

Muitas vezes, não é preciso mais do que um investimento físico para fazer uma mudança no ambiente e ter como resultado uma sala com nova energia e novos ares. Sim, estamos falando em mudar móveis ou acessórios de lugar. Esta é uma prática muito comum e traz resultados dos mais impactantes. Pode ser uma mudança simples, como virar o sentido da mesa de jantar ou trocar os lugares do sofá com as poltronas. Talvez mudar uma cômoda para uma parede vazia ou mesmo trocar quadros de lugar na parede. Não importa. Por menor que seja a mudança, ela sempre trará novidades ao seu lar. E é isso que se espera destas alterações.

Peças de design

Para quem gosta do universo da decoração, nada melhor do que colocar aqui e ali algumas peças de design exclusivo e diferenciado. Profissionais de design costumam abrir espaços na Internet para a venda de seus produtos ou deixar peças em lojas especializadas. O investimento é bem menor do que se imagina e o resultado pode surpreender. É possível, por exemplo, comprar cadeiras, luminárias, prateleiras, bancos, mesas de centro e outras peças de design exclusivo com um investimento de um jantar de fim de semana. Nesta sala, como podemos ver na foto, encontramos um par de poltronas de design consagrado cujo estilo se casa perfeitamente com o restante da decoração.

Faça você mesmo

Três letras cada vez mais comuns no universo do design e do décor, o DIY (do it yourself, faça você mesmo) é uma tendência que cresce a cada dia e que tem se tornado cada vez mais interessante nestes tempos de crise. A ideia é simples: a própria pessoa se encarrega de criar a peça ou o mobiliário, a partir de materiais novos ou revitalizando móveis antigos. 

Aqui, por exemplo, numa sala fotografada por Joana França, temos uma cômoda antiga reformada, mas que não perdeu as suas características originais, que são reforçadas pelo trabalho inacabado de pátina e por sua estrutura clássica. Uma peça revitalizada, principalmente neste estilo, sempre faz uma diferença gigantesca na percepção de um ambiente. Trata-se, novamente, de uma pequena mudança que dá a impressão de que estamos em um ambiente completamente novo.

Tapetes coloridos

Corredor, vestíbulo e escadas  por Green Decore
Green Decore

INDOOR/OUTDOOR, PLASTIC NIRVANA PINK AND CREAM RUG

Green Decore

Assim como pintar as paredes dá um novo ar a sua sala ou a seu quarto, um novo tapete pode trazer o mesmo resultado, com a vantagem de que é muito mais fácil de se mudar quando for necessário. O tapete funciona como um complemento importante ao ambiente, trazendo uma energia diferente de acordo com a cor e o estilo da peça. A ideia é a mesma das paredes: cores fortes, energia e movimento. Cores leves: calma e tranquilidade. Aqui nesta bela e simpática varanda vemos um tapete com estampas quadriculadas que faz uma combinação das mais interessantes com as poltronas azuis de madeira. Reparem como – de acordo com o que já mostramos neste artigo – as almofadas coloridas também fazem toda a diferença na criação de uma atmosfera diferenciada.

O que achou de nossas ideias? Deixe aqui seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!