Como transformar o sótão em um lugar incrível!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

O sótão é um lugar incomum nos lares brasileiros. Ambiente peculiar de estruturas específicas, o sótão é geralmente um cômodo que fica na parte mais alta das casas, onde o espaço é menor e o teto é mais baixo e com uma inclinação em V ao contrário. Por ser um cômodo muito pequeno, a utilização do mesmo nem sempre é fácil. E nisto está um dos principais desafios da decoração e de profissionais que respiram a criatividade necessária para compor um ambiente incrível. Um dos principais desafios na decoração com este tipo de espaço, é a inclinação das paredes e teto, que fazem com que o espaço seja bem menor do que em outras áreas da casa. Neste caso, a melhor solução é optar por móveis planejados, que irão se adaptar perfeitamente às paredes, utilizando todo o espaço disponível. Outra particularidade é quanto a iluminação do espaço. Muitos sótãos possuem janelas bem pequenas. Logo, a utilização de luminárias bem espalhadas no ambiente é uma saída necessária. Outra possibilidades é a de já existirem recortes nos tetos, trazendo a iluminação natural através de vidros ou, ainda, a utilização de pequenas janelas frontais. Nestes casos a melhor opção é a utilização de luminárias pontuais em alguns cantos do ambiente, para que se tire o melhor proveito o possível da iluminação natural. 

Muitas são as opções para que o sótão vire um novo ambiente. Entre as principais preferências, estão a utilização do cômodo como um novo quarto, que poderá ser de hóspedes ou, ainda, destinado a alguém que utilize o cômodo pelo menor tempo possível, já que o pouco espaço físico do local pode trazer incômodos para um uso rotineiro. A utilização de um guarda-roupa, por exemplo, é praticamente impossível, já que geralmente são móveis que ocupam bastante espaço no ambiente.

Além da contínua utilização do espaço como quarto, é possível também adaptar o pequeno cômodo em um novo banheiro, sala de leitura, brinquedoteca ou até mesmo um home office. Tudo irá depender diretamente da sua necessidade de um novo cômodo para o lar.

Por isso, se você tem a sorte de manter este cômodo adicional no seu lar, venha conosco e vibre com soluções incríveis para dar um toque de mestre na utilização do sótão como um novo espaço do lar. Temos certeza que as ideias serão de grande valia para mudanças rápidas e muito práticas para o seu lar.

Aproveite e inspire-se!

Um quarto vibrante

Nossa primeira dica é a composição vibrante para o pequeno quarto que foi muito bem estruturado no sótão. Com cores que trazem um lindo contraste no ambiente, a opção foi pela utilização de poucos elementos para que a decoração ficasse perfeita para uma utilização rápida. A cama de casal centralizada na parede de fundo, equilibra bem o espaço e dá espaço para um balcão baixo, que serve de local para organizar livros e outros elementos. Outro destaque vai para os recortes nas paredes, que ganham espaços de nichos, aumentando as possibilidades de organização do pequeno ambiente, que é premiado com uma iluminação dupla no teto com janelas.

Quarto minimalista

O estilo minimalista de decoração é perfeito para espaços pequenos, já que a utilização de pequenos móveis e objetos traz um melhor aproveitamento dos pequenos espaços. Neste quarto com a decoração minimalista, a escolha por objetos coloridos traz uma composição moderna ao ambiente. Os quadros com pequenas cores e ficam perfeitamente associados com o abajur colorido e o balcão amarelo. No teto, uma janela inclinada traz a iluminação natural no ponto certo ao ambiente. 

Banheiro

As ideias em decoração podem trazer variações que enriquecem o nosso lar. Se as ideias para a utilização do sótão como um novo quarto no lar são amplas, existem também outras soluções perfeitas para que o ambiente ganhe uma dinâmica preciosa em ambientes que são projetados cuidadosamente no pequeno espaço do cômodo. E isto é o caso deste lindo banheiro que conta com uma banheira centralizada em metal, que traz um banho perfeito o ambiente. Associada com outros elementos do banheiro, a utilização do espaço pode ser feita de forma totalmente exclusiva no lar, tendo a oportunidade de relaxar com o máximo de discrição e conforto no lar.

Espaço para estudos

Sótão EL- Joinville/SC – Estúdio Kza Arquitetura e Interiores: Quartos de adolescente  por Estúdio Kza Arquitetura e Interiores
Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Sótão EL- Joinville/SC – Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Outra excelente possibilidade para a utilização do sótão, é transformá-lo em um espaço para estudos. Por ser um cômodo separado dos demais, o sótão é um ambiente mais silencioso, o que facilita a concentração para horas focado nos estudos ou mesmo no trabalho. Utilizar este cômodo como forma de objetivar o enfoque em algum aprendizado é uma excelente opção para o seu lar. Neste projeto do Estúdio Kza Arquitetura de Interiores, de Joinville (SC), a ideia foi deixar um amplo balcão para apoio de objetos e livros e um pequeno e confortável colchonete no espaço. Um ambiente simples, mas que funciona como um refúgio perfeito para o dia a dia.

Biblioteca

Esta solução certamente será muito celebrada para os amantes de leitura. Como dissemos anteriormente, o sótão é um local que tem como diferencial o silêncio maior com relação aos demais cômodos da casa.  soma desta particularidade com a paixão por livros, transforma o ambiente em um local perfeito para horas de leitura. Neste projeto, a utilização do espaço com móveis planejados faz com que o ambiente seja perfeito entre os tons calmos escolhidos e a sensação de conforto visual do espaço.

Quarto de hóspedes

Quartos  por F_Studio+ dell'Arch. Davide Friso
F_Studio+ dell'Arch. Davide Friso

Renovation and interior design attic

F_Studio+ dell'Arch. Davide Friso

Por ser um local com pouca utilização contínua, o quarto de hóspedes pode ficar perfeitamente decorado no sótão da sua casa. Utilizando poucos elementos, é possível ter um ambiente clean e muito confortável para receber as visitas esporádicas à sua casa. Apostar na simplicidade, neste caso, é a melhor solução.

Estante

Gabinete  por Möbel nach Maß & Licht-Ideen
Möbel nach Maß & Licht-Ideen

Bücherregal / Stufenregal in einer Dachschräge in Essen

Möbel nach Maß & Licht-Ideen

Aproveitar os espaços do sótão para utilizar uma estante com todos os objetos, como livros e filmes, no lar, é uma ideia maravilhosa. Isto porque, além de ganhar muito em organização, você poderá ter um local isolado para conferir fotos, leituras e filmes preferidos e há muito deixados de lado na estante. Neste projeto, a ampla estante planejada aproveita cada pequeno espaço da parede no sótão.

Quarto rústico

Casas campestres por Naked Architecture
Naked Architecture

Interieur boven

Naked Architecture

Por fim, trouxemos este lindo projeto rústico para sótãos que têm ampla estrutura de madeira. Com poucos elementos e uma aposta infalível na madeira, o ambiente ganha muito em elegância e conforto. Saber usar as estruturas do seu lar, certamente fará toda a diferença.

De qual ideia você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!