Casinha de madeira surpreendente por dentro!

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Hoje visitaremos uma casa charmosa, moderna, vanguardista e com muito estilo, mas que ao mesmo tempo parece emergir da paisagem como um próprio elemento da natureza. Uma série de ripas de madeira clara contornam um refúgio familiar acolhedor que se funde entre uma paisagem majestosa de pinheiros, montes e montanhas cobertas de nuvens sob o céu azul.

Para o desenvolvimento desta casa, desde o conceito até sua finalização, a família foi o ponto de partida. Foram eles que ditaram as regras e caminhos a seguir, cooperando e mantendo um diálogo permanente com o responsável pelo projeto, o arquiteto Bernhard Stoehr. Alguns destes desafios foram: conseguir um design simples e que se encaixe harmoniosamente com a natureza; algo elegante mas que se sobressaia por sua simplicidade e não pelo exagero; sentir que a natureza foi inclusa também no interior, experimentar a sensação de se estar no meio da natureza pura; utilizar materiais de alta qualidade preferencialmente de origem orgânica e de menor impacto possível ao contexto natural.

O resultado? Uma arquitetura quase inteiramente em madeira, fresca, moderna e cheia de luz! Deseja conhecer? Então vamos lá!

Localização

A casa está localizada no extremo nordeste de Tirol, na Áustria. As visuais voltadas para o sul, leste e oeste proporcionam incríveis panorâmicas do Valle del Inn, majestoso e fantástico! Ao norte, a floresta começa a partir do jardim posterior e se estende indefinidamente. Nesta imagem nos encontramos à oeste, a partir do qual se pode desfrutar de um delicioso pôr do sol ou apenas uma refrescante sombra da árvore, a qualquer hora do dia. Há apenas algumas casas e terras agrícolas nas proximidades, de modo que o visual é de bastante natureza.

A ideia

Do outro lado da rua podemos apreciar melhor a arquitetura. Ela traz um semblante sóbrio, corajoso e harmonioso. Por conta do terreno tratar-se de uma encosta íngreme, o primeiro andar foi construído em um grande volume de concreto armado, que trabalha o contato com a terra e estrutura a base para os andares superiores. O segundo andar já apresenta um volume alongado, perpendicular à inclinação, apoiando-se na base de concreto e inclinando-se em um gracioso balanço de aproximadamente 4 metros. Neste volume, um terraço interessante emoldurado em madeira nos surpreende e cumprimenta.

A casa em si é praticamente um escultura que, embora de caráter minimalista e design linear, possui ambientes claros, quentes, acolhedores e atemporais. Todo o edifício está equipado com ventilação controlada, evitando desperdício de energia, e assegurando a ventilação em toda a casa com o ar em constante movimento. O aquecimento baseia-se numa bomba de calor, para aquecer os quartos por meio de ar quente, conseguindo com esta tecnologia a melhor economia e aproveitamento dos recursos.

Fachada

A fachada simples e majestosa impera sobre a paisagem. Suas linhas verticais são feitas com madeira de larício, serrada e tratada. Logo no início e durante um tempo, a madeira mantém sua cor de mel clássica, mas ao longo do tempo um curioso fenômeno ocorre: devido às condições meteorológicas, sua textura muda lentamente e enquanto reveste-se com uma pátina cinza, madeira protetora natural. Este resultado foi deliberadamente planejado pelos construtores, a fim de dar à fachada um acabamento duradouro, sustentável e natural em vez de utilizar painéis pré-fabricados. Naturalidade no meio da natureza!

Interior

A pele exterior continua pelo interior, revestindo-o completamente com essa textura e cor maravilhosas! O verniz larício cobre absolutamente todas as superfícies interiores: teto, paredes, pisos, escadas, portas, grades… Estar aqui é como sentir-se dentro de uma arca! Este material naturalmente belo irradia muito calor, fazendo com que o frio constante fora do ambiente não atinja este lugar quente e excepcional!

Detalhes

Cada detalhe da casa foi tratado com muito cuidado para torná-la uma obra de arte onde a madeira é o personagem principal. Nas escadas, a grade protetora não se limitou apenas à sua finalidade, mas tornou-se uma estrutura de comprimento estilizado que produz mudanças e jogos de luz conforme se observa. A mudança constante entre volumes abertos e fechados anima de forma discreta, porém fabulosa, todos os cômodos da casa.

Cozinha

Na área social, composta de uma área aberta no andar de cima, há uma cozinha peculiar! Os armários são na cor preta, sem puxadores aparentes e sem módulos superiores. Precisamente a ausência destes detalhes proporciona um ar muito contemporâneo e minimalista para a cozinha, enquanto permitindo a entrada de luz e belas visuais a partir das longas janelas horizontais.

Ficar

A casa possui três pisos: o piso térreo é ocupado por garagem e acesso para os andares superiores. O andar de cima contém os quartos, que possuem acesso ao pátio lateral com um pequeno jardim. O piso superior é ocupado pela área social com caixilharia em vidro voltada para o sul, que liga o interior com um belo terraço de onde se tem uma vista fabulosa sobre o vale e áreas do entorno.

Envolvida em madeira quente, rodeada por paisagens celestiais e com muito espaço para toda a família. O que mais faltaria nesta casa perfeita? Simplesmente nada!

Se você se apaixonou por estes interiores de madeira e gostaria de conhecer um pouco mais sobre esse material, indicamos este link:

A estética da madeira na arquitetura!

O que você achou destes interiores super aconchegantes? Adoraríamos saber sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!