Aprenda como iluminar a sua sala de estar! | homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Aprenda como iluminar a sua sala de estar!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Salas de estar modernas por studiodonizelli Moderno
Loading admin actions …

A sua sala de estar pode ganhar uma nova vida com a mudança da iluminação do ambiente. Existem várias maneiras de se iluminar um espaço como esse, conferindo-lhe personalidade, sofisticação ou aconchego. O uso de lustres, por exemplo, pode proporcionar requinte ao espaço de um modo que nenhum outro acessório é capaz de fazer.

Já as arandelas e as luminárias de piso criam ambientes suaves ou focados que se transformam com o desenho de luz. Pendentes vão bem em quase todas as situações e, por isso mesmo, se apresentam nos mais variados estilos e modelos. Ainda é possível personalizar a iluminação com o uso de lâmpadas de LED, com lâmpadas à mostra (strip lightning) ou, então, com luminárias recicladas. 

Conheça um pouco mais de todas essas possibilidades e faça a escolha perfeita para a sua sala de estar. Com certeza, com novas alternativas de iluminação, ela vai brilhar muito mais!

Lustre clássico

Salas de estar clássicas por homify Clássico

Clássico entre os clássicos, o lustre é a coroa de um ambiente nesse estilo. O lustre é constituído por várias lâmpadas – que, muitas vezes, se apresentam sob pequenas cúpulas – e tem como principal característica a presença de pingentes de cristal. Nesta típica sala de estar inglesa, o lustre é imponente e em tons dourados, cuja iluminação é complementada por arandelas com lâmpadas amareladas. A sofisticação é a marca desse lustre delicado e de belo design. 

Lustre moderno

Mas existem lustres modernos também – e são lindos. No projeto da designer de interiores e paisagista Iara Kílaris, o lustre retangular coberto de pingentes de cristal dá brilho e requinte à  sala de estar moderna em tons neutros. Ele é, com certeza, o principal foco de atenção do espaço e torna o projeto de iluminação da sala de estar muito mais sofisticado. A imagem é de Leandro Farchi.

Pendentes modernos

Outra possibilidade na iluminação de ambientes é a utilização de pendentes. Versáteis, eles se adaptam a qualquer sala de estar e têm a vantagem de diminuir a incidência direta da luz sobre o espaço. Nesta sala de estar moderna, a opção foi por utilizar vários pendentes redondos e prateados, que lembram dentes-de-leão. O efeito é suave e delicado, combinando perfeitamente com a sala com preponderância da cor branca, complementada pelo marrom. 

Pendentes rústicos

Nesta sala de estar na Turquia, os pendentes se destacam por sua rusticidade, criando um belo efeito com  o sofá azul. Eles servem não apenas à sala de estar, mas também à sala de jantar integrada, que se destaca pela madeira e pelas cores claras. Os formatos variados e incomuns dos pendentes remetem à cultura popular  turca, o que dá personalidade à sala de estar moderna. 

Strip lightining

Tendência atual na iluminação de interiores, o strip lightning é caracterizado por lâmpadas à mostra, que podem se apresentar em feixes como na imagem acima. O efeito é de despojamento, o que vai bem com ambientes joviais, modernos e até rústicos. Nesta sala  de estar, as lâmpadas em feixe iluminam um sofá moderno nas cores laranja e azul e são um complemento harmonioso para o piso e móveis de madeira e para a parede de tijolos caiada de branco. 

Trilho + pendentes

Sala - Decora Lider - 2013 Salas de estar modernas por Haifatto Arq + Decor Moderno Concreto
Haifatto Arq + Decor

Sala – Decora Lider – 2013

Haifatto Arq + Decor

Nada impede de se fazer uma combinação de tipos de iluminação. O resultado pode ser bem surpreendente e interessante, como na sala de estar moderna da imagem acima. Na lateral do sofá, um jogo de luzes pendentes dá um toque descolado ao ambiente, enquanto o trilho com spots brancos iluminam  o quadro sobre o sofá. Lembre-se de que o trilho com spots é indicado para iluminar com foco dirigido algum objeto ou setor da sala e, portanto, não costuma ser a única alternativa de iluminação de uma sala. 

Arandelas

Algo que tem um belo efeito na sala  de estar é a instalação de arandelas, lâmpadas em nichos colocados na parede a meio caminho do teto. Elas suavizam toda a iluminação da sala, propiciando um ambiente intimista e acolhedor. Nesta sala de estar em estilo rústico, as arandelas estão situadas nas laterais da janela, inclusive acima de um grande quadro. A temperatura das lâmpadas realça ainda mais a predominância da madeira no revestimento das paredes e nos móveis. 

LED

Agora, se o objetivo é dar um efeito dramático na decoração do ambiente, o uso de fitas de LED coloridas no gesso pode cumprir com louvor essa  função. Isso porque, apesar de mais caras, lâmpadas e fitas de LED duram 10 vezes mais que uma lâmpada fluorescente e economizam muito mais energia. Assim, substitua as suas lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED e aproveite para criar um ambiente levemente colorido com as fitas de LED, semelhante ao  da sala de estar da imagem acima. 

Luminária de piso

Extremamente charmosa, a luminária de piso pode dar vida àquele cantinho sem-graça da sua sala de estar, já que a sua luz é capaz de preencher os vazios. A luminária de piso é indicada também para cantos de leitura, junto a poltronas e cadeiras confortáveis. Geralmente com um design arrojado, ela acaba sendo um objeto fortemente decorativo, que marca presença na sala de estar. Na imagem acima, a luminária de piso, que tem cúpula azul e estrutura em metal, compõe com o sofá e as poltronas, deslocando  a visão para o alto. O resultado é uma sala de estar elegante e cheia de personalidade.

Luminárias recicladas

Casa ReFit Salas de jantar rústicas por Ferraro Habitat Rústico

Para os que têm uma veia ecológica, uma possibilidade é a utilização de luminárias recicladas. Elas tanto se referem a luminárias recuperadas, quanto à criação de luminárias com materiais reciclados. é o caso da sala de estar da imagem acima, integrada com a sala de jantar e a cozinha. Sobre a bancada de madeira foram penduradas luminárias feitas de garrafas de vidro verde transparente, dando um efeito simpático e acolhedor ao espaço. Ideias como essa podem ser a base para todo um projeto de iluminação na sua casa. Coloque a cabeça para funcionar e imagine de quantas maneiras diferentes você pode aproveitar objetos para criar suas próprias luminárias!  Para outras dicas sobre iluminação, leia este  artigo

Como é a iluminação da sua sala de estar?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!