Dicas de como poupar tempo e dinheiro na reforma do banheiro

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Chega um momento em que a reforma é estritamente necessária, seja por motivos estéticos ou de funcionalidade. Se você está pensando em modificar seu banheiro ou lavabo, existem diversos artifícios para deixar esses ambientes mais interessantes e charmosos, sem doer muito no seu bolso. 

Veja as dicas que preparamos para você e saiba como reformar o banheiro sem gastar muito!

Planeje com antecedência

O primeiro passo para planejar a reforma do espaço, é pensar no objetivo e funcionalidade do cômodo. Muitas vezes o que é lindo aos olhos não é prático para o dia a dia da família. A melhor alternativa é avaliar o projeto, analisando cada elemento junto com todos os usuários do banheiro, desde o que deve ser trocado, a distribuição de móveis, cores dos revestimentos. A decisão deve ser feita em conjunto para se chegar um consenso, na hora da reforma. 

Todas são escolhas possíveis, que devem ser feitas em relação ao efeito que se deseja alcançar. Para fazer uma reforma econômica, é necessário fazer uma pesquisa para escolher materiais com qualidade e utilizar opções criativas para reaproveitar o que se tem.

Traga a luz natural sem necessitar adicionar janelas

Tanto natural quanto artificial, a iluminação é um fator importante em um banheiro. E ao mesmo tempo, muito fácil de renovar. A luz do sol pode ser melhor aproveitada através de uma escolha mais inteligente de cortinas e inserção de espelhos. A artificial pode ser mais fácil ainda. Ao trocar de uma lâmpada, você pode mudar o ambiente completamente nem necessariamente ter que adicionar uma janela. Para um ambiente como o banheiro, a luz branca é a melhor opção. Ela traz uma sensação de limpeza ideal para estes espaços e pode deixá-los mais funcionais.

Neste banheiro de estilo minimalista, assinado por Patricia Azoni Arquitetura +Arte, a luz no ambiente foi valorizada pelo estilo de decoração mais o investimento da luz artificial.

Adicione um toque luxuoso com os acessórios certos

Uma medida simples que faz toda a diferença. A troca de metais pode modernizar um banheiro e ainda deixá-lo com ar mais novo. Pensando na paleta de cores, os tons metálicos são os mais procurados no momento, como os dourados e acobreados.Utilize esse itens para renovar o seu banheiro, e se surpreenda com os efeitos que essas peças podem promover no ambiente.

Pinte as paredes

Vila Nova: Banheiros modernos por contato83
contato83

Vila Nova

contato83

Uma boa camada de tinta pode esconder aquele esquema de cores duvidoso do banheiro. Para um estilo mais atemporal, opte por cores mais neutras, sempre tendência. A pintura pode se estender aos azulejos e demais revestimentos, se feita com cuidado. Esta solução simples, de reforma, tem um bom custo benefício quando comparado aos valores dos materiais para uma reforma completa e todo stress envolvido.  

Este banheiro, assinado pela Contato83, recebeu um delicado tom de azul que fez toda diferença na decoração. 

Reinvente os móveis do banheiro

Uma mudança sem sofrimento. Ármarios, nichos e prateleiras são boas escolhas de armazenamento e deixam o ambiente mais organizado, e mais bonito. Eles acomodam produtos de higiene pessoal, papel higiênico e materiais de limpeza.

O ideal é que sejam feitos de materiais que resistam a umidade e que sejam posicionados em locais de fácil acesso, que não acumulem objetos nem muita sujeira. Desse jeito, você muda todo o ambiente apenas com a ajuda de uma furadeira. Use as técnicas de DIY, pátina, pintura, mosaico, etc… Tudo isso, para dar uma cara nova no seu banheiro.

Adicione um espelho

Imprescindíveis em qualquer banheiro e quase uma lei do design de interiores, a presença de espelhos é sempre apontada como um fator positivo nos ambientes. Isso acontece porque a superfície reflexiva atrai o olho, irradia a luz e parece ampliar os espaços, o que é especialmente útil em banheiros pequenos.

É bom lembrar que os espelhos não precisam ser restritos às dimensões da bancada do banheiro. Quanto maior, melhor, principalmente se duas pessoas utilizarem o ambiente ao mesmo tempo. Com uma boa moldura, o espelho pode renovar seu ambiente sem muito esforço.

Como exemplo, o banheiro projetado por Redecker + Sperb Arquitetura e Decoração, tem espelho em moldura em madeira, com traços rústicos e sofisticados. 

Adicione estilo

Você pode renovar seu banheiro apenas com truques de decoração. Neste ponto, é importante investir em qualidade e em itens que aliem beleza e funcionalidade, e claro, que expressem a sua personalidade e estilo próprio sem sobrecarregar o ambiente. Algumas opções de decoração como: tapetes e quadros, dão personalidade ao espaço e já vem prontos para uso. Na escolha de padrões e paletas de cores, seja livre, as listras, estampas coloridas, também dão graça ao ambiente e se tornam um espaço único e cheio de ousadia. 

Adicione plantas

Dê um toque de vida ao seu banheiro. As plantas usadas na decoração, conferem vitalidade ao ambiente, podem purificar o ar e aproveitam a umidade do ambiente. Use vasos grandes ou pequenos, escolha plantas que sejam fáceis de sobreviver em um local de baixa iluminação. Construa também um jardim vertical próximo área do box, ou em uma parede lateral, isso ajuda a dar ainda mais um clima natural e fresco no seu banheiro. Este banheiro super arejado foi projetado por Manuel Correia Fernandes Arquitetos Associados

Gostou dos truques para te ajudar na reforma do banheiro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!