Aproveite bem o seu apartamento pequeno!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando o assunto é apartamento pequeno, o segredo é o aproveitamento racional dos espaços. É possível se viver muito bem em espaços reduzidos, desde que se invista na otimização dos diferentes ambientes. Isso passa pela qualidade dos espaços, que vai desde a busca pela funcionalidade ou praticidade, caso da cozinha e do banheiro, até o estabelecimento de ambiências subjetivas, como a tranquilidade no quarto ou o aconchego na sala de estar.

No aproveitamento propriamente dito dos espaços de um apartamento pequeno, qualquer cantnho conta. Assim, pode-se obter muita área aproveitável com a colocação de um buffet no hall de entrada. Ou pode-se ganhar um lugar mais íntimo sabendo decorar a sacada. Até o closet, mesmo diminuto, pode dispor de mais espaço do que a gente imagina.

Portanto, olhe para o seu apartamento pequeno com novos olhos e descubra nele todas as possibilidades de fazê-lo crescer e transformar a sua casa em um lugar confortavelmente habitável. Conheça as nossas dicas a seguir e tenha grandes ideias para o seu pequeno apartamento! 

Crie uma sala de estar aconchegante

Como você tem pouco espaço, vai ter que se contentar com pouco para não atravancar a sala de estar. (Aliás, organização é tudo.) Mas isso não quer dizer que o espaço seja pouco acolhedor. Um belo sofá em tons neutros, coberto com almofadas coloridas, pode fazer milagres no requisito aconchego. Tenha também mesas laterais com abajures, pois a luz indireta ajuda a suavizar o ambiente. Para estas peças do mobiliário, assim como para a mesa de centro, invista na madeira ou no vidro. A madeira torna o espaço muito aconchegante, enquanto o vidro dá leveza. E não se esqueça do tapete – de preferência, claro ou colorido, liso ou estampado – e dos quadros na parede. Uma boa composição de telas ou fotografias dá um toque artístico e sofisticado à sua sala de jantar. Para terminar, não se esqueça das plantas: pode ser jarros com flores ou arbustos verdes em vasos de cerâmica. O efeito delas é dar vida ao ambiente, tornando-o muito mais agradável de se estar e confraternizar com os amigos e familiares. 

Armazene coisas no hall de entrada

Não é muito difícil criar um espaço de armazenagem no hall de entrada. Basta encontrar o móvel certo, com portas e gavetas, que você terá onde guardar muitas coisas que não devem ficar expostas, como contas, documentos, chaves e pequenas ferramentas, ou que são necessárias no serviço das refeições, como pratos, copos, taças, travessas e talheres. Um buffet em uma cor vibrante, como o da imagem acima, pode dar um toque todo especial à entrada do apartamento, ainda mais se acompanhado por quadros interessantes ou espelhos. A área pode contar também com prateleiras acima do buffet, com iluminação indireta. O resultado é moderno e bonito, vitalizando um espaço que geralmente passa desapercebido e sem função na casa.

Crie uma sala de jantar integrada

Oscar Freire: Salas de jantar modernas por contato83
contato83

Oscar Freire

contato83

Em um apartamento pequeno, a integração dos ambientes é praticamente uma obrigação. Crie a sua sala de jantar integrada com a sala de estar, como na imagem acima, ou ainda com a cozinha. Neste caso, a cozinha se abre para a sala de jantar e abarca a mesa e as cadeiras. Para se ter uma sala de jantar em apartamentos menores, o ideal é optar por mesas de no máximo seis lugares (sendo que as mesas para quatro lugares são perfeitas para espaços reduzidos) e cadeiras que não sejam muito volumosas. Vale ainda ter algumas cadeiras extra, do tipo dobrável ou do modelo banqueta, para quando o número de pessoas presentes ultrapassar a capacidade de acomodação normal da mesa. Mesas e cadeiras em madeira são altamente recomendáveis, pois passam a sensação de aconchego. 

Crie um quarto calmo e tranquilo

Preze pelo seu bem-estar e invista em um quarto com uma cama de qualidade, com colchão adequado ergonomicamente. Para ter mais tranquilidade ao se preparar para uma noite de sono, prefira paredes pintadas em tons neutros ou pastéis, especialmente o azul e o verde, que relaxam e aliviam o estresse. Tenha abajures nas laterais da cama, ótimos para a hora da leitura. Se possível, instale um sistema de dimerização no seu quarto para poder controlar a intensidade da luz. Uma ideia relaxante é usar óleos essenciais em aromatizadores ou palitos, em especial a lavanda, o alecrim, a rosa e o jasmim. Um cheirinho bom vai ajudá-lo a entrar no clima para o sono que se avizinha. Por isso mesmo, tire a TV do quarto: ela não combina com a calma e a tranquilidade que você precisa encontrar nesse espaço nos momentos que antecedem o sono. 

Aproveite bem o seu closet

Em um apartamento pequeno, geralmente nem existe um closet. Mas se você teve a sorte de encontrar um imóvel com uma sala de vestir, precisa tirar proveito disso. Com certeza, o seu closet deve ser pequeno, então você deve planejá-lo muito bem. Tenha cabideiros, prateleiras e gavetas por toda a extensão do closet. Use as gavetas para as peças menores, como meias, cuecas ou lingerie,  lenços e echarpes. Já as prateleiras são adequadas às camisetas, blusas dobráveis e roupas de lã, assim como às bolsas. Nos cabideiros, organize as calças, saias, vestidos, ternos, casacos e jaquetas. Não se esqueça de prever uma sapateira no projeto. Utilize as portas para pendurar cintos e gravatas em ganchos especiais. Se o espaço é muito reduzido, tenha portas espelhadas, o que ajuda a ampliar a área.

Crie uma cozinha funcional

Já que o espaço reduzido é uma realidade, não tem melhor medida a se tomar do que investir em uma cozinha planejada. Com ela, ganha-se espaço de muitos modos, em especial os armários superiores e inferiores, que vão poder comportar muita coisa. Além disso, vários nichos são pensados para pequenos eletrodomésticos, de modo que estejam sempre à mão. Já os eletrodomésticos maiores, como geladeira, freezer, forno, forno de de micro-ondas e cooktop, são todos embutidos em armários e bancadas. No projeto de cozinha americana realizado por Renata Matos Arquitetura e Business, a área se abre para uma bancada que acomoda três pessoas. Todos os eletrodomésticos estão dispostos na parede do fundo, enquanto a ilha central abriga o cooktop, que conta com uma coifa. Em um espaço pequeno, tudo que é necessário está à disposição do morador. E ainda ganha-se em beleza e sofisticação.

Crie um banheiro prático

BANHEIRO SOCIAL: Banheiros modernos por TRÍADE ARQUITETURA
TRÍADE ARQUITETURA

BANHEIRO SOCIAL

TRÍADE ARQUITETURA

Em um banheiro pequeno, a primeira coisa a se fazer é ter um box de vidro transparente, pois o vidro dá leveza ao espaço. Depois, tenha um gabinete de pia com gavetas, prateleiras e nichos para poder ter bastante espaço para guardar produtos de higiene, artigos de limpeza, toalhas e papel higiênico. Uma cuba clara com bancada clara, assim como azulejos igualmente claros, ajuda a dar a sensação de que o espaço é maior. O mesmo vale para as louças sanitárias e para o piso. Também tenha nichos dentro do box do chuveiro para ter os produtos de uso diário sempre à mão. E não se esqueça de colocar um grande espelho sobre a bancada da pia, pois ele reflete e amplia o espaço. Por fim, não se esqueça de ter uma iluminação indireta e uniforme que proporcione o bem-estar na hora de se fazer a barba ou a maquiagem.

Crie privacidade na sua sacada

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013: Terraços  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

Se você também foi abençoado com uma sacada, pode transformá-la em um lugar mais íntimo, para os momentos de privacidade. Se há espaço suficiente, um sofá suspenso, como o da imagem acima, vai fazer o maior sucesso, além de ser lindo. Se não houver tanto espaço assim, pode-se colocar uma pequena namoradeira ou, então, uma mesinha redonda com duas banquetas. Outra possibilidade é ter uma poltrona simples. Em qualquer caso, vale muito a pena investir em plantas nesse espaço. Você pode ter um jardim vertical ou, então, vasos com arbustos e flores. O efeito é delicioso e traz muita vida ao local. Para outras dicas sobre apartamentos pequenos, leia este artigo.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!