6 maneiras de limpar profundamente a sua casa

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Você tem uma vida muito corrida, um monte de coisas para fazer e ainda tem aquela questão: Como faço para limpar corretamente a minha casa? A maioria das pessoas, principalmente a que trabalham fora e têm pouco tempo para os afazeres domésticos, buscam alternativas e soluções práticas para a limpeza do lar.

Mas a primeira lição é aprender a trabalhar com o tempo que você tem. Organização é a palavra chave para isso. Ajuda se você definir um dia certo para lavas as roupas, e limpar a casa por partes durante a semana. Antes de dividir as tarefas, é aconselhável afastar todos os móveis da parede a fim de facilitar o seu trabalho, isso ajuda muito! E o melhor sentindo é começar de dentro para fora, ou seja, dos quartos para a cozinha. Com isso se economiza tempo.

Primeiro, vamos começar com os produtos de limpeza. Há milhares de opções nas gôndolas do mercado. Mas calma! Não adianta sair pegando tudo que vir pela frente. Pense nas necessidades da sua casa, janelas, pisos, louças… Pronto, um produto especifico para casa segmento é o suficiente. Invista em boa qualidade e os que não agridem a pele (o contato e o cheiro são quase que inevitáveis), além da consciência ambiental, os biodegradáveis.

Outa coisa boa que você pode fazer é investir em aparelho a vapor, afinal você não precisa ficar se matando de tanto esfregar o chão – ligue na tomada e passeia pela casa. Confira as dicas que a homify preparou e deixe sua casa um brilho.

Limpeza a vapor

Use a tecnologia como sua aliada, afinal estamos no século 21, porquê ficar no paninho com rodo? Há uma variedade de equipamentos destinados a facilitar sua vida no dia a dia doméstico. Um ótimo exemplo são as máquinas a vapor. O custo benefício é muito bom, já que com apenas um equipamento é possível higienizar  azulejos, pisos, janelas, carpetes, cortinas e estofados. A limpeza a vapor é considerada uma das mais eficientes, já que o efeito e o bom resultado depende apenas de um mecanismo básico, ou seja, a ejeção de água a vapor em alta temperatura. Você terá uma sala de estar aconchegante, limpa e perfumada.

Como limpar o tapete

Existe alguns métodos para a limpeza de tapetes, mas nem todos são indicados. Por exemplo,  esfregar vigorosamente, usar vassouras e escovas com cerdas duras. Esse tipo de limpeza afeta os fios que se desfazem com o tempo, então nada de esfregação! A contratação de um serviço de limpeza, às vezes, é a garantia de que nada de errado aconteça com o seu tapete, mas é possível também economize dinheiro e fazer a limpeza em casa. Você pode usar bicarbonato de sódio, vinagre e o sabão líquido suave.

Tire as coisas fora

É importante, ao limpar tirar cada coisa fora do lugar. Tire objetos e libere espaço. Vamos lá! Abra os armários, libere as prateleiras, coloque todos os objetos sobre um tapete, assim evita contato direto com o chão – abra as janelas e deixe o ambiente ventilar. Use uma flanela seca para retirar o pó das prateleiras, um pano úmido ou se preferir um produto especifico para limpeza de superfícies. Não esqueça de tirar o pó de todos os objetos de decoração e livros antes de colocar de volta no lugar. Esse projeto foi desenvolvido pelo F Stúio Arquitetura + Design, localizado no Rio de Janeiro. 

Como lavar as cortinas

Lavar as cortinas não é nada fácil, tendem a absorver os cheiros da casa, como aromas da cozinha, fumaça de cigarro, fritura, entre outras coisas. Mas também não é nada de outro mundo, você apenas precisa de produtos especiais ou usar um vaporizador – para cortinas pesadas e difícil de remover do trilho.

A limpeza a vapor é a maneira mais conveniente de lavar cortinas. Entretanto , se preferir, você pode lavar as cortinas na máquina, mas para não ter que lavar com frequência, tente usar o aspirador regularmente para remover a poeira, assim você evitará o acumulo de sujeira e mancha no tecido.

Mova os móveis

Escritório e loja  por Loaf
Loaf

Rudyard Desk

Loaf

Se você gosta de tirar cada móvel do lugar, faça isso, mova os móveis, mas conforme for limpando recoloque no lugar. Tenha cuidado com o piso para não riscar, não arraste nada e sempre tente levantar, evita danos ao móvel, ao piso e a sua saúde. Outra coisa que causa uma falsa ilusão de limpeza é o famoso espanador.  Ele não limpa, apenas afasta a poeira de um lugar para o outro. Substitua-o por panos de microfibra ou flanelas e use algum produto multiuso para facilitar sua vida. 

Cuidados com a madeira

Mesa de Raiz: Sala de jantar  por Boulle
Boulle

Mesa de Raiz

Boulle

A madeira é um material que além de estar sempre na moda, também tem uma longa vida útil. Apesar do aconchego que a madeira oferece aos ambientes, necessita de cuidados especiais para se manter nova, bonita e com frescor por bastante tempo. Por isso, é importante a limpeza correta e sobretudo utilizar os produtos adequados é essencial.

A limpeza dos móveis de madeira depende do tipo de madeira utilizada e de sua superfície – há as enceradas, as rusticas , pintadas, envernizadas, etc. Uma maneira simples que não agride a madeira é passar o aspirador de pó para remover a sujeira, além de uma esponja para tirar  manchas, porém cuidado, faça isso de forma leve. Você também pode procurar por um lustra-móveis de boa qualidade, que além de hidratar o material, limpa, perfuma e protege contra danos.

O que achou deste artigo?! Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!