Passo a passo para escolher bonsais!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

Escolher o primeiro bonsai do seu jardim pode ser mais simples do que se imagina. Uma das dicas iniciais é começar a pesquisar nas floriculturas e viveiros próximos, passando pelas lojas de jardinagem e bricolage. Os bonsais também podem ser adquiridos online, o que possibilita mais opções de estilo e de tamanhos. 

Algumas perguntas devem ser respondidas antes de fazer a compra do seu bonsai. São elas: seu bonsai ficará no interior ou no exterior da casa? Que tipo de árvore lhe interessa mais? Qual formato pretende ter? Qual método de crescimento seguir? 

Os bonsais são espécies que costumam se adaptar bem ao ar livre porque lidam tranquilamente com a passagem das quatro estações do ano e com diferentes elementos da natureza. No entanto, alguns dos bonsais que carregam frutas preferem ficar instalados onde podem se proteger dos ventos. Algumas destas espécies são os Juníperos, Bordos, Ulmeiros, Pinheiros, Carvalhos ou Ginkgo Biloba

Dentro de casa, o bonsai pode viver igualmente bem, desde que receba sempre certos cuidados. As espécies que se adaptam melhor ao lar são as Figueiras, Araliáceas, Azáleas, Serissas, Gardénias, Araucárias ou Pinheiros.

Aqui, nós vamos te deixar a par de todas as dicas e informações sobre o universo dos bonsais. Fique por dentro e faça a escolha certa!

Modelos e tamanhos

Jardim  por CAROLINE'S DESIGN
CAROLINE'S DESIGN

Ogród w klimacie Azji.

CAROLINE'S DESIGN

Os bonsais menores de 15 cm são chamados de mame. As árvores de 15 a 30cm são consideradas pequenas. Com alturas entre 30 e 60cm são considerados médios e acima de 60cm são chamados de grandes. Os estilos são Chokan, que é ereto formal. Moyogi,  ereto informal. Shakan, inclinado. Kengai, formato de cascata. Han-kengaki, formato de semi-cascata. Fukinagashi, seguindo o vento. Neste jardim projetado pelo escritório Caroline's Design, podemos encontrar os diferentes modelos.

O que é um bonsai?

A palavra bonsai é de origem japonesa e significa árvore em bandeja. Basicamente, os bonsais são árvores em dimensões reduzidas ou miniaturas que foram plantadas em vasos com pouca profundidade. Em outras palavras, o bonsai é uma réplica artística de uma árvore natural em uma versão pequena, representando a arte viva da união de arte, técnicas de jardinagem e tempo. Ao contrário do que muitos acreditam, há alguns indícios na história de que a arte do cultivo de bonsai se iniciou na China. No entanto, foi no Japão onde a técnica foi mais difundida após sua criação.

O que reparar quando for comprar um?

No momento da comprar de um bonsai, vale reparar se este foi bem podado. Os galhos precisam ser cortados regularmente para que ele cresça de forma saudável. De acordo com a espécie, é recomendado fazer a poda a cada dois anos. Plantas jovens podem ser transplantadas a cada ano e as mais velhas velhas em maior tempo. É importante também reparar no substrato que está sendo utilizado para receber a planta. Os vasos devem ter pouca profundidade.

Preços

Jardim  por 平山庭店
平山庭店

枕木木の庭 – 写真04

平山庭店

Os preços das árvores de bonsai podem variar de forma demasiada de loja para loja e de cidade para cidade. As árvores com preços mais acessíveis (que custam por volta de R$ 50,00) podem ser encontradas nos centros de jardinagem e lojas de bricolagem. Os bonsais mais antigos ou de alta qualidade são mais raras de serem encontradas. A maioria das espécies de árvores precisa ser de raiz pura. O plantio de raiz pura pode ter um risco relativamente alto para as árvores antigas. Apenas algumas espécies de árvores conseguem suportar este processo. Basicamente, o preço de um bonsai envolve vários fatores, como a sua idade e o seu design.

Técnicas do estilo

O plantio de bonsais pode seguir 4 diferentes técnicas. São elas: Com sementes: Esta técnica se chama misho e pede que se plante o bonsai a partir das sementes da árvore ou planta que se deseja ter. É a técnica mais econômica e permite que se molde o bonsai desde a primeira muda. Com enxerto: É um processo mais rápido do que com o uso das sementes. Deve ser iniciado na primavera. Na natureza: O método yamadori envolve retirar da própria natureza uma árvore já existente e depois plantá-la em um vaso bonsai. No viveiro: Escolha uma planta que pretende transformar em bonsai a partir de uma reprodução em viveiro. Normalmente, a árvore já chega com um bom formato para a adaptação.

Como manter?

Jardins minimalistas por homify

Este tipo de árvore precisa receber algumas doses diárias de raios solares. Dentro de casa, o bonsai deve ser colocado próximo a uma janela virada para sul ou oeste. Se a localização da sua casa dificultar, pode utilizar luzes artificiais para as plantas Estas luzes podem ficar ligadas até doze horas por dia. Os bonsais de plantas e árvores tropicais não suportam temperaturas abaixo dos 10º. Caso seja muito frio fora de casa, pode transportar o bonsai para dentro do lar, onde ele ficará mais aquecido no inverno. Durante o verão, ele deve ser colocado em zonas com alguma sombra. O bonsai deve regado todos os dias e sempre na mesma hora. Dessa maneira, a fertilidade na terra de um bonsai é maior.

Como fazer o bonsai crescer?

As raízes devem ser cortadas anualmente. Possibilitando a formação de novas raízes, a árvore consegue crescer com mais força e mais qualidade. A raízes devem ser limpadas com o uso de um gancho apropriado, evitando aquelas apareçam na superfície. A troca de terra nos vasos deve ser feita de dois em dois anos. Assim, o bonsai terá espaço para crescer. Utilize sempre o mesmo vaso e aproveite para diminuir as raízes. Para mais ideias de plantas e jardins zen, acesse Jardim zen: lugar de meditação e contemplação.

Você adicionaria bonsais na sua casa? Prefere no interior ou exterior?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!