Casa super compacta e econômica

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quem está planejando construir uma casa se depara às vezes com o seguinte dilema: construir uma casa grande ou uma casa compacta? A resposta, obviamente, varia de acordo com a necessidade e o perfil de cada pessoa. Para quem deseja constituir uma família, com vários filhos, ou fazer da casa um ponto de encontro de amigos e familiares, uma casa ampla é mais recomendável. No entanto, para quem não deseja ter filhos ou para quem já tem os filhos crescidos, independentes e não precisa de tanto espaço para acumular móveis e objetos, uma casa compacta é mais do que suficiente para garantir conforto, qualidade de vida e, claro, economia. É cada vez maior a quantidade de pessoas que adotam um estilo de vida mais simples e austero e, portanto, moradias compactas, que consomem menos material, menos energia e, além de mais baratas, são mais sustentáveis.

Homify exibe hoje o projeto de uma pequena casinha de madeira, desenhada pelo estúdio Blankstone. A residência é na verdade um anexo do jardim da residência principal, mas serve como refúgio do proprietário e é mais um exemplo de construção compacta e sustentável, que serve de inspiração para quem busca alternativas mais sustentáveis e um estilo de vida mais simples, mais econômico e em contato com a natureza.

Curioso para descobrir as vantagens e os encantos desta casinha de madeira compacta e charmosa? Então confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto encantador, para inspirar quem deseja construir e ainda tem dúvidas quanto às vantagens de uma construção compacta e para quem aprecia o contato com a natureza e atividades de jardinagem.

Fachada principal

Garagens e edículas modernas por Blankstone
Blankstone

Garden annex

Blankstone

A construção de uma casa compacta, ou tiny houses, denominação em inglês, implica na redução do custo com material, mão-de-obra e de manutenção, já que uma casa compacta demanda menor gasto com energia. Todavia, um dos maiores benefícios de se ter uma casa compacta é reservar uma área mais ampla de cultivo de jardim e de área livre, para recreação ou até mesmo futuras ampliações. Quando construímos uma casa, devemos ter em mente que o futuro é imprevisível e que, portanto, novas necessidades podem surgir. Você pode construir uma casa compacta e usar a maior parcela do terreno como jardim e área livre, para atividades recreativas. Esta área livre futuramente pode ser usada para ampliação da residência, caso seja necessário. Ou, como neste exemplo, você pode desfrutar da sua casa compacta e ter uma imensa área verde e de jardim para cultivar plantas e intensificar a convivência com a natureza.

Espaço de recreação: escalada

Garagens e edículas modernas por Blankstone
Blankstone

Garden annex

Blankstone

A Garden Annex é na verdade uma casinha anexa a uma residência principal e faz parte da estrutura do jardim. A residência é caracterizada pela sua forma tradicional, definida pelo desenho do telhado de duas águas e pelas superfícies de madeira. A frente da casinha se abre para o jardim e para a residência principal, enquanto o fundo da casa é caracterizado como uma área de prática de esportes. Na parede dos fundos da casa foi criada uma parede de escalar, que serve como área recreativa para os moradores.

Espaços compactos e integrados

Garagens e edículas modernas por Blankstone
Blankstone

Garden annex

Blankstone

Um dos fatores mais importantes em uma casa compacta é a otimização espacial, ou seja, o aproveitamento máximo de cada centímetro do espaço da casa, a fim de garantir conforto e funcionalidade. Banheiro e cozinha são ambientes indispensáveis, já os demais ambientes podem variar conforme a necessidade de cada indivíduo.

A Garden Annex é composta de um programa de necessidades super compacto, cozinha, estúdio e dormitório integrados e banheiro separado. O interior é caracterizado pelas superfícies brancas, piso de madeira e diversos elementos em marcenaria, como os armários planejados de madeira da cozinha, em estilo americano, que economiza espaço e realça a organização espacial do ambiente em estilo loft.

Mais informações sobre projetos de cozinha, você encontra aqui.

Estúdio

Garagens e edículas modernas por Blankstone
Blankstone

Garden annex

Blankstone

A residência foi criada como refúgio do proprietário e conta portanto com uma pequena área de trabalho e estudo que desfruta de uma vista privilegiada para o jardim. O estúdio está situado em um nível mais elevado em relação ao living room e é composto de uma mesa de madeira e uma cadeira de design contemporâneo, também feita em madeira, que realçam a elegância e dão personalidade ao ambiente.  

Flexibilidade de usos

Garagens e edículas modernas por Blankstone
Blankstone

Garden annex

Blankstone

Em um residência compacta a flexibilidade de usos é outro fator indispensável. Na Garden Annex, o living room, o espaço livre pode servir como sala de estar ou como dormitório, dependendo do mobiliário adotado. Um sofá-cama, por exemplo, pode assegurar esta flexibilidade do espaço. Há ainda um pequeno mezanino que madeira, que pode servir como depósito ou como um dormitório pequeno.

​Integração com o jardim

Garagens e edículas modernas por Blankstone
Blankstone

Garden annex

Blankstone

Grandes aberturas, além de permitirem a entrada abundante de luz natural, garantem também melhores condições de ventilação natural para o ambiente. Contudo, a maior vantagem de uma grande abertura é promover a integração do espaço interno com o espaço externo. Na Garden Annex, portas de vidro trazem luz e ventilação naturais para o ambiente, a paisagem do jardim e criam ainda a sensação de fusão com o espaço exterior, reforçada pelo piso de madeira, tornando o espaço mais amplo e confortável.

Seja sustentável!

Garagens e edículas modernas por Blankstone
Blankstone

Garden annex

Blankstone

Além de maior economia e praticidade, as casas compactas representam um estilo de vida mais simples, sustentável e em harmonia com a natureza. Além do tamanho mínimo e essencial e da escolha de materiais de baixo impacto ambiental, soluções ecologicamente corretas, como a geração de energia através de painéis solares, o reaproveitamento da água da chuva para regar o jardim e máximo aproveitamento da luz e da ventilação naturais são fundamentais para compor juntamente com a moradia compacta o guia completo de uma casa passiva e sustentável, que gera mais energia do que consome e que proporciona aos moradores conforto e, principalmente, qualidade de vida.   

Para obter mais informações sobre casas compactas, econômicas e sustentáveis, leia este artigo.

Você gostaria de habitar uma casa compacta assim?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!