Apartamento Combina Móveis Antigos Com Decoração Leve E Moderna

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apartamento Funcionários, Natália Parreira Design de Interiores Natália Parreira Design de Interiores Salas de jantar ecléticas
Loading admin actions …

Muita gente coleciona objetos os mais variados, mas não sabe como incorporá-los na decoração. Outros preferem colecionar peças de mobiliário antigas, mas têm receio de incorporá-las à decoração e deixá-la pesada. O apartamento que apresentamos agora conseguiu solucionar esses problemas recorrendo a uma combinação de estilo moderno, tons claros e iluminação planejada como pano de fundo para seus tesouros. Nos ambientes em que as coleções e o mobiliário antigo não estão presentes, optou-se por uma decoração moderna e clara, mas que dá destaque para a madeira. O resultado é um apartamento leve e aconchegante. Confira este projeto!

1. Toque pessoal

A área social deste apartamento é um espaço retangular que abriga sequencialmente a sala de jantar, a sala de estar e sala de TV. O que dá personalidade a ele, em especial na sala de jantar, é a incorporação de diversas coleções – pratos decorativos, vasos, bules e chaleiras, quadros – na decoração. Outro elemento importante desta decoração é a presença de móveis antigos, geralmente de madeira escura. Para equilibrar o ambiente, a mesa de jantar, de vidro, e as cadeiras com estrutura em madeira, de design mais moderno, trazem leveza e luminosidade. A elas, combina-se as paredes e piso brancos, assim como o projeto de iluminação que destaca as coleções.

2. Uma entrada convidativa

A porta de entrada do apartamento se encontra exatamente na área de transição entre a sala de jantar e a sala de estar, na qual os móveis antigos também deixam a sua marca e colaboram para conferir uma atmosfera aconchegante ao ambiente. 

3. Suave modernidade

Na sequência, encontra-se a sala de estar, que apresenta uma suave modernidade, com a presença de um sofá branco com estrutura em madeira preta. Também está presente uma estante divisória vazada que exibe objetos decorativos e livros, ao mesmo tempo que proporciona uma certa privacidade a ambas as salas que ela separa. Tudo é branco, tornando o ambiente mais leve e agradável. Ao fundo, avista-se a sala de TV – que também pode ser uma sala de estar – onde o branco vem acompanhado de toques de madeira no painel que serve de suporte ao equipamento.

4. Um pouco de cor

Já a sala de TV é um ambiente mais descontraído em que um pouco de cor foi incorporado, por meio do sofá azul turquesa. Como já dissemos, o espaço ganha mais privacidade com a estante branca que o separa da sala de estar

5. Lavabo moderno

Nos demais cômodos do apartamento, um estilo moderno vai ser dominante. No lavabo, por exemplo, a pia com cuba embutida é em pedra branca, mesma cor das louças sanitárias. No entanto, as paredes receberam revestimento texturizado na cor cinza. A luminária em forma de pendente, por sua vez, dá um ar moderno.

6. Quarto aconchegante

No quarto principal, a madeira toma conta do piso e do painel que dá suporte à TV, conferindo aconchego ao ambiente. A decoração é descontraída e com toques pop. Um detalhe interessante é a cabeceira da cama, baixa, que se prolonga por toda a lateral do móvel. 

7. Banheiro minimalista

Já o banheiro da suíte tem ares minimalistas, com ênfase nas linhas retas, simplicidade no tampo da pia e muito branco. Apenas o gabinete da pia, com portas deslizantes, apresenta a delicadeza da madeira que complementa a decoração.

8. Cozinha planejada

Por fim, a cozinha planejada apresenta uma combinação de madeira nos armários inferiores e superiores, e de tons de cinza em outras superfícies, mantendo o piso branco das salas. Já as paredes ao fundo têm revestimento decorado em tons neutros. 

Para dicas sobre cozinhas planejadas, leia este artigo.  

Você gosta de incorporar itens de coleção e móveis de família à decoração? Por quê?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!