7 Conselhos Para Levar Em Conta Se A Casa É Pequena | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:2982:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

7 Conselhos Para Levar Em Conta Se A Casa É Pequena

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Salas de jantar escandinavas por AL Intérieurs Escandinavo
Loading admin actions …

Quando o assunto é espaços pequenos, a homify não se cansa de apresentar dicas e conselhos. Agora não é diferente. Mas a primeira coisa a se lembrar é que deixar a imaginação e a criatividade voarem é de longe a melhor maneira de se encontrar soluções para espaços pequenos.

De qualquer modo, saber mais nunca é demais no que tange à decoração. Assim, vamos partilhar com você dicas e imagens que podem ser incorporadas à sua casa pequena, transformando imensamente os ambientes mais reduzidos. Pegue seu caderno de notas e anote tudo que você pode aplicar na sua casa. Depois, mãos à obra!

1. Adote os espaços abertos e multifuncionais

Uma maneira de ampliar os espaços é torná-los abertos e multifuncionais. Assim, veja a possibilidade de derrubar paredes ou retirar divisórias que deixam o ambiente menor. Os open spaces – ou espaços abertos – são uma tendência atualíssima na arquitetura não importa o tamanho da casa. Obviamente, eles são ainda mais recomendados para espaços pequenos. Na imagem acima, vemos um bom exemplo disso: a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar ocupam um mesmo espaço sem divisórias, com direito à lavanderia. Tudo está ao alcance e a circulação é fluida. As cores claras também ajudam a dar a sensação de que o espaço é maior.

2. Use uma base neutra e dê toques de cor

Queens Park House Salas de estar ecléticas por Honeybee Interiors Eclético
Honeybee Interiors

Queens Park House

Honeybee Interiors

Cores fortes e escuras estão proibidas em espaços pequenos, pois surtem o efeito inverso do que se quer obter. O recomendável é usar uma base neutra, especialmente o branco e os beges claros. Cores pastéis também podem ser usadas para dar a sensação de amplidão. No entanto, não é preciso se contentar apenas com tons neutros. A partir da base neutra, pode-se acrescentar toques de cor vibrante em almofadas e outros acessórios. Na imagem acima, a base é preto e branco, mas a cor aparece em um ou outro item do mobiliário. O resultado é muito alegre e agradável.

3. Planeje a iluminação

Um ambiente mal iluminado parece menor e também desconfortável. A iluminação certa permitirá que o espaço seja totalmente visível, o que traz mais facilidade para realizar tarefas, sensação de aconchego e amplidão. E não é preciso gastar mais: com as novas tecnologias LED, o projeto de iluminação pode ser bastante econômico.

4. Escolha móveis multifuncionais

Os espaços pequenos saem ganhando quando se instala móveis multifuncionais, ou seja, móveis que podem ser utilizados de duas ou mais maneiras. O exemplo mais conhecido disso é o sofá-cama, mas existem ainda camas com gavetões, mesas que se expandem, banquetas-baú, bancadas retráteis e outras variações do mesmo conceito. Com um mobiliário assim, o espaço será otimizado e, consequentemente, mais agradável e confortável.

5. Tire proveito da altura

Casas pequenas podem ganhar mais espaço se a decoração tirar proveito da altura. Prateleiras no alto das paredes são a alternativa mais fácil e comum no uso da altura em espaços pequenos. É simples, divertido e resolve bem o problema de armazenamento de objetos e livros, por exemplo.

6. Otimize os espaços

Otimizar os espaços para explorar ao máximo as suas funcionalidades é uma condição incontornável de casas pequenas. Aqueles espaços que em uma casa grande ficariam vazios, na casa pequena são cantos preciosos para o perfeito aproveitamento de ambientes. No caso desta cozinha, por exemplo, todas as paredes foram aproveitadas de forma inteligente, de modo a permitir a funcionalidade ideal do espaço. 

7. Tenha apenas o essencial

O conceito minimalista, que prega manter apenas o essencial, é perfeito para os espaços pequenos. Sem excessos na decoração, o ambiente fica mais leve e fácil de manter arrumado. Só não vale negligenciar a arrumação!

Para dicas sobre casas minimalistas, leia este artigo.

Qual conselho você acha mais útil?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!