8 maneiras de transformar seu quarto em um oásis!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Não há quem não sonhe em ter um quarto de dormir que seja um oásis de paz e tranquilidade para rebater todo o estresse do dia-a-dia, no trabalho, em, casa, na rua, na escola ou na faculdade. Mas existem maneiras bastante simples de se conseguir isso sem dispender muito dinheiro nem esforço.

Não importa o tamanho do seu quarto, ele pode se tornar muito mais calmo e relaxante com algumas ideias bastante simples, tais como o uso das cores nas paredes e acessórios do ambiente, a escolha da cama certa, a instalação da iluminação mais adequada, o uso de cortinas apropriadas para o descanso, o banimento da TV do espaço, a presença de plantas e o recurso a fragrâncias calmantes e prazerosas.

Saiba como dar ao seu quarto aquela aura toda especial geralmente reservada a santuários e tenho momentos maravilhosos de paz e relaxamento todas as noites antes de ir dormir. Inspire-se nessas ideias e tenha um verdadeiro refúgio dentro de casa!

Sabendo usar as cores

Fundamental é que o seu quarto não provoque as sensações contrárias às que se busca. Assim, cores fortes e vibrantes estão radicalmente desaconselhadas para quartos onde se busca calma e paz. As cores mais indicadas, tanto para as paredes quanto para os acessórios, são cores delicadas e que evitem o estresse. É o caso dos tons neutros, como branco, bege e creme, assim como os tons pastéis, em especial o azul e o verde, que remetem aos oceanos e à natureza e têm um efeito tranquilizador no cérebro. Na imagem acima, o uso do branco, do azul e do verde tornaram o quarto muito mais relaxante e perfeito para os momentos de descanso. 

Tenha a porta certa

Casa Horto OBM 79: Quartos  por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

Casa Horto OBM 79

Maria Claudia Faro

A melhor porta, sem sombra de dúvida, é aquela que dá para um jardim ou para uma varanda com vista espetacular do mar. Ninguém poderia querer melhor do que isso. Mas sabemos que, nas cidades, não é possível contar com vistas sensacionais como essas. Assim, tenha uma porta bonita de madeira na entrada do quarto, talvez em material trabalhado, marcando o limiar desse espaço de maneira diferente e original. Assim, a cada vez que você entrar no seu quarto, terá a sensação de estar entrando em um espaço mágico fora do tempo, onde está protegido de tudo que costuma nos atormentar do lado de fora da casa.

Escolha as cortinas mais adequadas

As janelas também são importantes e devem fornecer luz natural farta durante o dia. Mas, durante a noite, elas devem poder deixar o barulho do mundo do lado de fora e propiciar a penumbra necessária para um sono tranquilo. Assim, o ideal é saber combinar cortinas em tecidos leve como voal para uso durante o dia, filtrando a claridade natural, com outras cortinas de tecidos mais encorpados, que sirvam bem à noite para vedar tanto os ruídos quanto as luzes da cidade. As cortinas blackout são excelentes combinadas com cortinas mais leves. E você pode também utilizar a cor básica do quarto nos tecidos da cortina, como no exemplo da imagem acima, em que cortinas brancas leves fazem par com cortinas verdes mais pesadas, as quais, por sua vez, combinam com as roupas de cama.

Pense na iluminação

O quarto que pretende ser um refúgio precisa ter uma iluminação adequada, que combine luz direta e luz indireta. Assim, pontos de luz no teto que uniformizem a luminosidade devem dividir espaço com focos menores, como abajures de ambos os lados da cama. O projeto da Dubal Arquitetura e Design deixou o ambiente suave, propício para a leitura antes de dormir. Outra coisa que você pode fazer é instalar um sistema de dimerização para poder controlar a intensidade de luz no quarto a qualquer momento. Isso é ótimo para ir preparando o espírito para a hora de deitar e ter as abençoadas oito horas de sono diárias. 

Encontre a cama dos sonhos

A cama é a rainha do quarto, o trono onde nos aninhamos para passar uma noite gloriosa de sono, se tudo correr bem. Por isso mesmo, ela deve ser muito bem escolhida. Não serve qualquer uma, não. Primeiro, ela deve ter um excelente colchão para que as costas agradeçam no dia seguinte. Segundo, deve ser farta: nada de caminha estreita onde não se possa se esticar a torto e a direito. Terceiro, se for possível, tenha uma cama poderosa, digna da rainha que ela é: que tal uma cama com dossel? Além de linda, a cama com dossel torna possível aumentar a privacidade na hora de dormir. Sem falar que ela cria um clima todo romântico capaz de derreter os corações mais empedernidos. Experimente. Ouse. Encontre a SUA cama!

Tire a TV do quarto

Vamos combinar? Essa TV no quarto não combina nada nem com sono nem com romance. Faça um favor a você mesmo (e a quem partilha a cama com você) e mande a TV passear em outra parte da casa. Um ambiente sereno e tranquilo não pode ser obtido com os ruídos contínuos de uma TV ligada. Para relaxar, você precisa se desligar do mundo externo com algum tempo de antecedência. Não vai ser vendo o telejornal, o futebol ou o filme que isso vai acontecer. Substitua a TV por livros: eles divertem, acalmam e preparam para um sono bom. Melhor ainda: de preferência, troque a TV por uma conversa calma com seu parceiro ou parceira, só sobre coisas boas. Vocês vão ficar mais unidos e vão entrar na mesma sintonia para dormir juntinhos no quarto-refúgio.

Tenha plantas

Quartos  por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Oakland Bedroom Collection

The Cotswold Company

Se você quer fazer um lugar ganhar vida, tenha plantas. Mesmo no quarto. Só não exagere porque as plantas têm muita vibração, segundo o Feng Shui. Mas, sabendo equilibrar, nada impede que você tenha um mini-Jardim do Éden no seu quarto. Já pensou acordar e ver aquela orquídea linda sobre a cômoda, recepcionando-o para a beleza da manhã? Lírios da paz e violetas são lindos e resistem bem dentro de quartos. Para conhecer outras plantas e flores que ficam bem nesse ambiente, consulte um jardineiro, uma floricultura ou até mesmo o paisagista que você conhece. 

Espalhe fragrâncias

Quartos  por Loaf
Loaf

Audrie chest of drawers

Loaf

A aromatização de ambientes está em alta na decoração de interiores. E existem diversas maneiras de fazê-la no seu quarto. A mais natural é a presença de flores perfumadas em vasos, mas é possível que alguém tenha alergia a elas. Então, a solução pode ser o uso de aromatizadores com óleos essenciais, que difundem o perfume pelo ambiente delicadamente. Também pode-se usar difusores de óleos essenciais em palito, velas aromáticas e até os tradicionais incensos. Para o quarto, a essência de lavanda é calmante, analgésica, relaxante, antidepressiva e sedativa. Também o alecrim é relaxante. Outras essências, como rosa e jasmim, também são indicadas para esse espaço. Para outras dicas sobre quartos, leia este artigo.

Qual é a sua dica para um quarto mais tranquilo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!