por Conely

Passo a passo para construir uma pérgola!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Conhecido como pérgola ou pérgula e no Brasil especialmente como pergolado, é uma estrutura em geral de madeira feita com tiras em madeira paralelas apoiadas e sustentadas por colunas, tem a impressão de ser um telhado aberto, sem proteção.

Essa estrutura, é bastante utilizada em varandas ou como também uma extensão da estrutura da casa ou centralizada, ou  em meio a jardins, nesta estrutura crescem trepadeiras e plantas diversas,  que deixam o ambiente com um aspecto clássico e bonito e bastante natural. 

Além do modo tradicional de pérgolas, no pergolado, é possível fazer modificações e utilizar de opções que esbanjam inovação e a tecnologia. Há opções interessantes para os que não querem ficar molhados em caso de chuva, bastando fazer uma cobertura com vidro ou policarbonato, que deixa o ambiente ainda mais sofisticado e moderno. Há também diversas opções e materiais atualmente, além da  madeira.

Hoje em dia a pérgola é um item muito usado na decoração da casa, e ajuda a criar um ambiente agradável nas áreas externas para descansar e relaxar, amenizando a intensidade do sol e compondo uma decoração bonita e elegante. 

Confira neste artigo, algumas ideias de como utilizar esse lindo recurso na sua casa!

1. Escolhendo o local

A pérgola, imprime sofisticação ao ambiente, pode agregar plantas ornamentais e flores, formando um lindo jardim, controlando a incidência de luz, e ainda imprimindo um ar clássico e requintado a qualquer ambiente. Ele pode ser aplicados tanto em áreas externas quanto internas, tudo vai depender do espaço que você possui em casa. Por isso, antes de aplicar a pérgola, avalie os espaço e mão a obra!

2. Medindo a área

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Para começar a planejar a instalação da pérgola, depois de definir o local ideal para montar a pérgola, faça a medição de todo o perímetro de acordo com o tamanho que deseja. 

esta linda varanda possui uma linda pérgola e foi projetada por Bender Arquitetura

3. Escolha o tipo de madeira

Jardim  por Conely
Conely

Pérgola sin cubrir para toldo o cañizo

Conely

O material mais utilizado na construção da pérgola é a madeira aparelhada, ou seja, que passou por um acabamento em plaina para se  obter uniformidade nas dimensões e melhor acabamento superficial.

Madeiras duras são as mais indicadas, como: itaúba, ipê, cumaru, garapeira, maçaranduba e piquiá. Esses tipos de madeira são ideais para serem expostas na área externa, resistindo muito bem às ações do tempo. Madeiras de demolição, como peroba e jatobá também são excelentes.

4. Planeje a construção

À sombra do pergolado, um convite!: Jardins tropicais por RABAIOLI I FREITAS
RABAIOLI I FREITAS

À sombra do pergolado, um convite!

RABAIOLI I FREITAS

Planeje o local adequado para a instalação da sua pérgola. Quando o objetivo é criar um lugar sombreado, recomenda-se projetar com base nas coordenadas do sol, sendo assim, as vigas necessitam estar no sentido leste-oeste.

Esta pérgola projetada por Rabaioli Freitas, em Rondonópolis, MT faz brilhar a decoração do jardim. 

5. Determine o layout

Jardim  por arQing
arQing

MEXICAN PATIO

arQing

Antes de construir uma pérgola, é essencial de saber qual o tipo de estrutura mais se adequam ao seu jardim, qual o formato mais indicado e qual a função que ela vai desempenhar no ambiente. Pense com carinho na escolha do local para sua pérgola, os efeitos podem ser os mais impressionantes.

6. Selecionando os materiais

Para iniciar o processo de construção da pérgola, vá a uma loja de bricolage. Este é o local mais indicado para adquirir todos os materiais necessários para a construção de uma pérgola. Dessa forma, para fazer uma pérgola para as trepadeiras do seu jardim, será bem-sucedido se reunir o seguintes materiais: 

Materiais para construir uma pérgola em madeira: 

1. 19 postes do tipo 4x4 2. Postes do tipo 2x6 3. Grandes vasos de plantação 4. 3/8 “x3” parafusos lag 5. Cascalho 6. Blocos de cimento 7.Traves de cabide 8. Arma de pregos e 3 pregos 9. Máquina de furar e 3 parafusos 10. Vigas transversais.

Deve ter em atenção que a não utilização dos materiais apropriados, pode não produzir o efeito desejado e a eficácia da pérgola poderá ficar comprometida.

Como já citado anteriormente, a madeira é um dos materiais necessários para se construir uma pérgola, mas além disso, é possível construir uma com outras variedades de materiais, como estruturas de ferro, bambu etc… Para construir as subcoberturas, além da madeira, opções como esteiras de bambu, taboa, esteiras de vara de eucalipto, tecidos finos, ou estampados, com texturas tramadas em faixas e presos nas vigas com ganchos. Vale usar a criatividade e adequar ao projeto. Esta grandiosa pérgola mostrada na foto, é assinada por Plena Madeiras Nobres.

7. Instalando as vigas

Condominio Residencial em Porto Alegre: Jardins modernos por Motta Arquitetura
Motta Arquitetura

Condominio Residencial em Porto Alegre

Motta Arquitetura

Para instalar as vigas de sustentação da pérgola, no contrapiso de concreto, há a possibilidade de fixação de um pino metálico de uma polegada chumbado no concreto. Fura-se embaixo  do pilar com uma broca de uma polegada e encaixa-se neste pino, tomando o cuidado para a madeira ficar de 1 a 3 cm elevada do chão para evitar o contato com a umidade do concreto. Ao o redor desse pino deve ser feita uma base de concreto para dar sustentação ao pilar.

 Para a pérgola ser instalada na terra fazer uma vala em torno de 40 cm de profundidade e no fundo possuir um lastro de cimento ou uma camada de brita. Toda a madeira que for enterrada deverá ser totalmente impermeabilizada com tinta asfáltica para impedir seu apodrecimento. O chumbamento deve ser feito com argamassa.

8. Custos

Praça das Emoções Shopping Iguatemi: Jardins minimalistas por BAMBU CARBONO ZERO
BAMBU CARBONO ZERO

Praça das Emoções Shopping Iguatemi

BAMBU CARBONO ZERO

Os custos na construção da pérgola, variam de acordo com cada projeto, obviamente tudo depende do preço que irá gastar com materiais de construção e a mão de obra. Investindo nos materiais certos, é possível montar uma pérgola com uma estrutura simples e e da melhor qualidade para a sua área de lazer, ou para encantar seu jardim. 

9. Montar e finalizar

Aproveite o espaço da pérgola para colar móveis de jardim, espalhados criando um clima aconchegante e muito agradável. Utilize na decoração, vasos de plantas, como as trepadeiras ao pé das bases da pérgola para que estas cresçam e trepem os postes, criando uma sombra magnífica para os dias de verão. Enquanto não crescerem pode cobrir a pérgola de madeira com tecidos claros e fluidos, eles geram um efeito espetacular, aliado a iluminação especial para  a noite. 

Que tal ter uma pérgola em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!