Como ter um lindo jardim na porta de casa?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Cada vez mais as pessoas buscam maneiras naturais e efetivas de trazer beleza para suas casas. Planejar um jardim para a frente de seu lar é uma forma de ter um ambiente alegre e cheio de harmonia. Além disso, é uma ótima solução para receber bem suas visitas e contribuir com sua vizinhança, deixando a área mais agradável. 

No caso de a casa contar com portões, o jardim pode ficar localizado depois deles ou antes, distribuído em vasos outros suportes. Para aqueles que desejam ter um jardim ao lado de fora da casa, mas que seja visível para as pessoas que passam na rua, deve-se montá-lo próximo ao portão, se este tiver frestas.

O jardim na frente de uma casa possibilita uma nova sensação na fachada. A presença das plantas e fores tem a capacidade de afetar todo o clima de um espaço. Vale avaliar o estilo da sua residência para chegar em um modelo de jardim que faça sentido com ele.

Dependendo da disposição e localização, um jardim com que siga uma paisagem simples, pode funcionar ainda melhor do que um jardim com muitas plantas e detalhes. Os jardins muito carregados podem acabar sufocando a fachada da casa. Um jardim sem exageros só tem a contribuir no seu lar. 

Aqui, você poderá ficar por dentro de informações sobre este tipo de jardim. Inspire-se para embelezar a sua casa!

Harmonia de plantas

Jardim  por monica khanna designs
monica khanna designs

Juanapur Farmhouse

monica khanna designs

Para construir um jardim bem planejada, onde as plantas façam harmonia entre si, é muito importante seguir alguns passos antes de mais nada. Definir o objetivo do jardim é normalmente o passo que antecede a escolha e compra das plantas que vão fazer parte da composição. A ideia é projetar um espaço bem ambientado que combine com a arquitetura e decoração da casa, com o seu estilo de vida e com a sua disponibilidade para a jardinagem. As flores em cores quentes combinam entre si e com plantas de verdes mais claros, criando uma composição vibrante. As flores que puxam para o rosa e roxo, funcionam muito bem com plantas em verdes mais escuros, criando um contraste harmônico.

Estilo da casa

Por conta da ideia ser criar um jardim na frente de casa, é imprescindível que o conteúdo e disposição deste jardim façam sentido com o modelo de casa que você tem. O conceito do jardim é sempre trazer um clima de tranquilidade e harmonia para casa. Portanto, é mais do que importante que ele combine com o restante da casa para evitar ruídos que podem quebrar toda a poesia visual do ambiente. As plantas precisam estar bem dispostas no local que elas forem colocadas. A iluminação e os suportes precisam estar bem instalados também.

Horizontal ou vertical

Os jardins verticais e os jardins horizontais têm abordagens e possibilidades diferentes. Tudo vai depender do espaço que se tem disponível. Os dois podem funcionar muito bem combinados, o que deixa o ambiente mais versátil e dinâmico. Os jardins verticais podem se apresentar a partir de locos de concreto pré-moldados com jardineiras continuas ou blocos de concreto socado com jardineiras zigue e zague. Pode-se também montar o jardim vertical de maneira mais simples, pregando vasos de diferentes tamanhos na parede, formando uma composição harmoniosa. Os jardins horizontais podem aparecer dentro de jardineiras e vasos largos, bem como plantados em terra no chão, se a casa tiver espaço para isso.

Tamanho e local

Aceitar que o espaço é pequeno quando a casa é compacta, é um passo muito importante na hora de montar um jardim. Se não há local o suficiente, abra mão dos móveis grandes. Apesar de as peças grandes serem muitas vezes mais confortáveis, elas utilizam grande parte da área útil e dificultam a circulação. Avalie o espaço útil que se tem e busque por posicionar os objetos de um jeito que se possa mudar de lugar regularmente. Vasos compactos e jardineiras leves são ótimas companheiras neste momento. Os pufes e mesas de centro pequenas também são ótimos itens a serem adicionados.

Plantas verdes e coloridas

Um jardim colorido sempre agrada a vista, mas para os iniciantes nesta prática é aconselhado o uso de duas ou três cores no máximo. Inspire-se no ambiente que vai ficar a volta do seu jardim. É importante levar em consideração como é a frente de sua casa e quais os elementos que ficam ao redor. Não se pode esquecer as diferentes plantas que vão ser adicionadas, sendo que cada uma apresenta tons distintos nos troncos, flores e folhas. Um jardim colorido deve ser pensado como um quarto colorido. Em termos de efeito visual, as cores quentes proporcionam ao espaço um clima aconchegante. As cores frias fazem o jardim parecer maior do que realmente é. Esta é uma boa dica para quem tem espaço limitado. A predominância das plantas em verde criam um efeito de selva particular, que está sendo muito utilizado atualmente.

Simetria

Jardim  por 平山庭店
平山庭店

枕木木の庭 – 写真05

平山庭店

Os jardins convencionais normalmente seguem modelos geométricos e simétricos, com plantas e estruturas precisamente espaçadas e arranjadas. Os jardins que seguem estilos mais informais se apoiam em uma aparência mais natural, com plantas e estruturas arranjadas irregularmente. O jardim informal se aproxima mais de uma estética orgânica e não planejada. Os dois podem ser ótimas soluções para a fachada da casa. No entanto, é importante avaliar o que faz mais sentido com a arquitetura que você tem. Caso queira mais ideias para se inspirar na hora de montar seu jardim, confira Modelos de jardim inusitados.

Vasos

Cultivar plantas dentro dos vasos possibilita ter um jardim em quase qualquer tipo de ambiente. Os vasos podem ser confeccionados em diversos materiais, como plástico, cerâmica natural ou vitrificada, cimento, concreto ou madeira. O peso do vaso é um fator importante a ser considerado quando se está montando um jardim. A quantidade e disposição deve ser bem planejada também. No jardim planejado por Poterie Goicoechea, os vasos seguem um mesmo tamanho e ficam dispostos no espelho d'água da casa, criando um clima pacífico e tranquilo na entrada do lar.

Você montaria um jardim na entrada de sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!