A transformação de um canil em residência

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Quem diria que um canil pudesse se transformar em uma residência tão especial?! A DG Arquitetura é um escritório especializado com sede no Rio de Janeiro. Com mais de 25 anos de experiência, o escritório é comandado pela dupla de arquitetos, Dorys Daher e Guilherme Pereira que juntos realizam diversos projetos por todo o Brasil. 

A DG Arquitetura atua em projetos residenciais mas também realiza projetos de hotelaria, saúde e estética. O projeto que iremos mostrar hoje, é de uma propriedade localizada em Juíz de Fora, no estado de Minas Gerais. 

A propriedade em questão era utilizada como um canil para a criação da raça pug. O objetivo dos proprietários era que os profissionais pudessem transformar a área de criação de Pugs em uma área social e em uma suíte master. Assim, com isso em mente os arquitetos da DG Arquitetura iniciaram o processo de intervenção do espaço de exatamente 300 m². 

O que podemos adiantar, é que as imagens mostram claramente o incrível resultado que deixou esse antigo canil, completamente repaginado, sendo hoje, uma incrível residência. Veja!

Antes: O exterior

A casa já existia antes do início da reforma, essa era como o seu exterior se parecia. A casa aparentemente não precisava de uma reforma urgente já que seu aspecto não estava em nenhum estado de degradação. O que faltava na estrutura era uma um design moderno e atraente que chamasse atenção de quem passasse na rua. 

Antes: Terraço

A casa foi construída em um declive, assim o terreno possui elevações que permitem uma vista da vizinhança para quem olha do terraço. Como se pode ver, as telhas estavam necessitando de uma limpeza. A vegetação existente no declive do terreno, também precisava receber tratamento, pois estavam secas e maltratadas. 

Antes: Alpendre desgastado

A casa possui três andares com vista para a vizinhança e para o vale – o que torna o terraço tão interessante. A arquitetura existente era simples porém, estava prestes a ser totalmente transformada. O alpendre como vemos, estava necessitando de uma forma, pois já apresentava-se com um aparência desgastada.

Antes: Espaços dos animais

Essa é a primeira imagem que vemos do canil, antes de ser reformado. Casinhas construídas lado a lado, eram os espaços onde os pequenos Pugs dormiam. O ambiente era simples – o revestimento do piso era com tijolos vermelhos envernizados e as paredes eram pintadas de azul, assim como a fachada da casa. Como mencionamos, a ideia era transformar esse espaço designado para cães em uma grande área social e suíte. 

Antes: Espaços para cachorros

Esta área coberta, era ondem os animais podiam se exercitar e tomar sol. O espaço era separado com grades brancas de ferro e para facilitar a higienização, foi revestido com piso e azulego em cor terracota e branco. 

Antes: Planta diferente

Como mencionamos, o terreno possui um formato peculiar, devido a sua construção ser no alto de um morro. O jardim ganhou elevações interessantes, fazendo com que o formato se tornasse algo visualmente diferente. Aqui, podemos perceber que as demais partes se conectam entre si, e escadas foram construídas para que uma parte da casa se juntasse à outra. No plano de reforma havia o plano e a possibilidade de instalar um elevador de três andares para facilitar o acesso dentro da residência. 

Depois: Fachada moderna e exuberante

Essa é a fachada, depois de terminada! O seu visual mudou completamente! O que antes era um espaço com uma arquitetura colonial e rústica, hoje se tornou uma casa de traços retos, com um visual estético industrial. O jardim, continua sendo o verdadeiro destaque dessa residência. 

Depois: Jardim

A imagem que vemos em nada nos lembra o terraço e jardim antigo. A varanda foi inteiramente transformada ganhou uma pérgola de concreto e madeira e um terraço novo. As grades foram substituídas por bastante vidro, o que torna os interiores mais iluminados. No jardim, a presença que grandes pedras em cores terracota tornam o jardim mais acolhedor. Agora, há uma grande escada de concreto que facilita o acesso entre o piso térreo o piso último andar. 

Depois: Nova área social

Nesse segundo ângulo, podemos visualizar o terraço de uma forma mais detalhada. Alguns animais de estimação ainda continuam na residência. A extensão da suíte teve sua lateral preenchida com vidro, solução ideal para trazer luz aos interiores já que parte do ambiente tem acesso a parte frontal do terreno. 

Depois: Um terraço revigorante

O que antes era um espaço para cães, agora é um belo terraço com uma vista esplêndida do alto. O piso e o telhado foram feitos de madeira de diferente espécies que acrescentam um aspecto acolhedor e aconchegante. Para contrastar os diferentes tons de terracota e o calor da madeira, o terraço ganhou mobiliário branco. Plano e aberto dos dois lados, essa área social é o espaço perfeito, para descansar, receber amigos e socializar! 

Depois: Clima tropical

Observando o outro lado da parte frontal da casa, podemos ver que os arquitetos deram uma atenção particular aos detalhes. Com muitas plantas, pedras e revestimento em madeira – a casa mesmo ganhando um ar industrial e contemporâneo ainda manteve o seu estilo acolhedor. O projeto paisagista dessa casa, trouxe mais vida e charme para a residência. 

Depois: Cozinha

Os demais cômodos também sofreram uma reforma! A cozinha, ganhou um mobiliário branco e minimalista que se contrasta com a mesa de concreto e madeira. Essa é a combinação ideal que reflete o grande uso do estilo industrial. 

Depois: Estilo americano

Na segunda imagem, se pode notar que o layout moderno da cozinha, ressalta o estilo americano – um balcão de mármore (aparentemente travertino) como divisão! 

Depois: Último andar

O terceiro piso ganhou algo especial: Um pequeno oásis! Com coqueiro e um lago artificial esse lounge com uma grande poltrona de vime e um guarda-sol permite aos proprietários aproveitar o máximo de seu belo lar. Relaxando e ao mesmo tempo admirando a paisagem! 

O que você achou desse projeto?! Escreva a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!