7 passos para fazer pátina em móveis de madeira!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Loading admin actions …

Quer um móvel novinho em folha? Se  você curte decorações com um ar retrô, romântico e delicado, utilizar a técnica de pátina para dar uma nova cara aos seus móveis antigos é uma boa pedida. A pátina é uma solução perfeita para renovar o ambiente mantendo a pegada vintage proposta por esse método de pintura. Esta técnica decorativa pode ser aplicada sobre madeira, metal, paredes e outras superfícies. Além de embelezar e dar uma cara diferente na decoração dos móveis, ela também serve para proteger a superfície  que foi pintada, criando um visual atraente e agradável. A pintura pátina pode ser usada para envelhecer um móvel de madeira e criar aquele efeito rustico de pintura envelhecida.

Quer aprender a usar a pintura pátina para transformar o mobiliário da sua casa? Então confira nossas dicas e também o passo a passo para aplicar a técnica!

Passo 4: selando o móvel com cera

A cera em pasta, ou o selante, muitas vezes usado para proteger acabamentos de móveis de madeira. Algumas ceras já possuem cor. Elas adicionam cor à madeira, e são especialmente úteis para o acabamento de móveis com a técnica de desgaste. A cera em pasta é fácil de aplicar e é resistente ao calor, ela deve ser reaplicada periodicamente. Para manter o brilho na peça e um excelente resultado. Aplique o produto com um pano limpo, fazendo círculos e aplicando em toda a superfície que foi pintada, deixe secar e depois passe novamente um pano limpo e seco para retirar o excesso de cera. Você vai ter um móvel lindo, brilhoso e novo de novo! 

Esta mesa de estudos projetada por A1 Lofts and Extensions, ainda ganhou cadeira com a mesa técnica aplicada, e deu uma cara nova para o cantinho de estudos. 

Escolhendo o móvel

A pátina pode ser feita em qualquer superfície de madeira, mas a técnica fica mais bonita em móveis antigos. Por exemplo, ela fica melhor em móveis com um ar antigo e clássico, como as cômodas de estilo colonial, criados-mudo, escrivaninhas, ou mesas de estilo provençal. 

Selecionando os materiais e as tintas

Para fazer o trabalho, você vai precisar de alguns materiais durante todo o processo. Entre eles, um rolo pequeno de pintura, pincéis e trincha para passar a tinta, lixa, estopa ou um pano limpo, tinta niveladora, tinta com as cores de que deseja pintar o móvel, cera escura ou incolor para dar o acabamento final a peça. 

Passo 1: aplicando uma camada de base niveladora

Antes de iniciar a aplicação da pátina no móvel, você precisa preparar a superfície utilizando um fundo nivelador. Este produto é a base de água e é bem parecido com a tinta látex, que não tem cheiro, sendo bem fácil de trabalhar. Passe em toda a superfície do móvel. Utilize um rolinho e um pincel, para os cantos que o rolinho não alcançar. Esta etapa é muito importante. Se o nivelamento da cor não for feito anteriormente, corre o risco da tinta descasar, estragando assim o resultado da pátina.

Passo 2: aplicando as camadas de cores

Aprendida a técnica, você pode escolher as cores que preferir para aplicá-la, sempre levando em consideração o restante da sua decoração. Vale destacar que as combinações mais utilizadas são o branco com bege, branco com marrom e branco com preto. Mas todas as cores são bem vindas! Vale colocar a criatividade para funcionar! 

Depois da aplicação da base niveladora e do tempo de espera de secagem, Com a mesma trincha utilizada para a pintura do fundo, aplique 3 demãos do esmalte base água na cor que desejar. Os esmaltes acetinados, proporcionam um acabamento lindo.

Esta cômoda e penteadeira colorida assinada pela marca de mobiliários e acessórios Sra. Pinkman, traz um colorido com ar retrô e sofisticado para o ambiente. 

Passo 3: lixar e retirar a tinta antiga

Como primeiro passo, você deve lixar o móvel para retirar toda a tinta velha e deixar liso para aplicar uma cama nova de tinta. Já no processo da pátina , será necessário lixar novamente a superfície para garantir que o efeito fique desgastado e a textura de pátina seja conquistada. O nível de desgaste dependerá diretamente da força que você fizer e do visual que pretende obter.

Passo 5: excesso de cera e acabamentos

Depois de pintado, é preciso um olhar peça recém-pintada e retirar o excesso de cera escura para que o efeito de desgaste apareça na peça instantaneamente. Use um pano limpo e seco para fazer a limpeza da superfície Este tipo de acabamento valoriza ainda mais a técnica de pátina aplicada, fazendo a peça se destacar. Veja como está linda penteadeira assinada pela marca de acessórios e mobiliários coreana, Gemma Art Company, ganhou uma cara nova com a pátina aplicada. 

Você gosta da pátina na decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!