O que fazer para vender a casa mais facilmente?

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Na hora de vender a residência, seja por motivos de mudança para uma outra cidade ou por estar comprando uma casa nova, é importante ficar atento a uma série de detalhes importantes para que essa negociação seja tão rápida e bem sucedida quanto se espera. Na maioria das vezes, o ideal é deixar essa parte da venda na mão da imobiliária, que estará disponível a qualquer momento do dia em que os interessados quiserem visitar o local. Assim, sua responsabilidade será apenas a de avaliar as propostas e sugerir novas negociações. Ainda assim, é preciso deixar a casa em perfeito estado: assim como qualquer produto colocado à venda, é preciso passar uma boa impressão logo no primeiro contato. Quanto mais nova e conservada a residência estiver, maiores são as chances de se conseguir um valor adequado no imóvel e dar por encerrado este processo.

Para você que está neste momento da vida, o homify oferece alguns conselhos simples e eficientes que irão ajudá-lo nesta missão: como deixar sua casa à venda ainda mais bonita e chamar a atenção dos compradores.

Deixe tudo limpinho

Pode até parecer um pouco óbvio, mas deixar a antiga residência brilhando é um dos pontos mais importantes que deve ser seguido por quem busca uma venda rápida e agilizada. Se a residência está vazia, sem móveis, procure tirar todo o pó que porventura se acumule sobre o piso: para isso, contrate uma empresa especializada em limpeza de ambientes, que fará esse trabalho com toda a eficiência possível. No caso da residência ainda estar com todos os móveis, garanta que não há nada sujo nos tapetes, sofás ou dentro de armários. Cuide tanto do interior como do exterior. Se a sua fachada tem como padrão os tons leves, como neste projeto do arquiteto Tony Santos, de Londrina, dobre a sua atenção: é em ambientes claros como este que a sujeira aparece mais. Procure por infiltrações, eventuais manchas de lama, etc. Como observamos, a primeira impressão é fundamental para um bom negócio.

Atenção aos pequenos reparos

Apartamento da Colecionadora: Salas de estar minimalistas por Consuelo Jorge Arquitetos
Consuelo Jorge Arquitetos

Apartamento da Colecionadora

Consuelo Jorge Arquitetos

Muitas pessoas já entram em uma nova residência pensando nas reformas que irão fazer. Quebrar uma parede aqui, abrir a cozinha tradicional para transformá-la em americana, ampliar um dos quartos, etc. Tudo isso é válido. O que não é aconselhável é que a pessoa precise despender parte do orçamento, previsto para as reformas, para consertar problemas previamente existentes. Em resumo: a residência que está à venda deve estar em perfeito estado de conservação. Assim, antes de colocar o imóvel à disposição para visitas de interessados, procure restaurar quaisquer pequenos defeitos que você encontre pelo caminho: pode ser um rodapé quebrado, uma rachadura na parede ou uma porta de armário solta. Não importa. O investimento feito nestes pequenos ajustes será facilmente compensado por uma venda a um preço satisfatório.

Pense numa pintura nova

O tempo é cruel. Por mais cuidado, capricho e investimento que se faça, eventualmente a sua residência irá sofrer com o desgaste natural. Nas paredes e quadros, por exemplo, é comum que haja uma descoloração natural por conta do sol, do mesmo modo que quadros fixos por muito tempo em um mesmo lugar deixam uma espécie de moldura fantasma na parede. Para isso, nada melhor que pensar em uma pintura nova para algumas paredes, principalmente aquelas que sofreram a incidência do sol por muito tempo. Vejam o exemplo deste apartamento da foto: a parede com um forte tom rosa dá uma energia toda nova ao ambiente. Assim pode ser com a sua residência colocada à venda: uma parede com pintura nova traz um olhar diferente para o espaço, tornando-o mais atrativo e interessante.

Cheque o encanamento

Manoel Guedes: Salas de estar industriais por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

Tão importante quanto a aparência da residência é o cuidado com a infraestrutura. A sua residência deve ser bonita tanto por fora como por dentro. E todos nós sabemos o que é a dor de cabeça de ter problemas com encanamentos. Em muitos casos, o custo para resolver problemas com o encanamento – que inclui desde a troca completa dos canos até a quebra de diversas paredes – pode tornar a compra proibitiva. Muitos compradores costumam, inclusive, levar encanadores de confiança na hora da visita para que estes avaliem o estado geral do encanamento hidráulico da residência. Assim, busque apoio em profissionais do ramo para que estes avaliem o estado do encanamento de sua residência. Como já dissemos, todo o investimento feito em reparos antes da venda pode ser compensado por uma negociação bem sucedida. Por isso, não deixe nenhum destes itens para trás.

Troque lâmpadas queimadas

Esta é uma dica bem simples, mas que envolve processos mais complexos. Da mesma forma que é preciso cuidar do encanamento e da hidráulica da residência, o projeto elétrico deve ter a mesma atenção. Assim como no caso da hidráulica, é interessante ter em mãos o projeto original de instalação e fiação elétrica para garantir que tudo está funcionando em perfeita ordem. Os novos moradores devem, por exemplo, saber onde podem perfurar as paredes para eventuais reformas sem o risco de choque elétrico ou inundação! Este é o processo interno. Externamente, verifique se todas as lâmpadas e spots estão funcionais. Substitua lâmpadas, focos e spots queimados o quanto antes, deixando a casa como se estivesse em um dia de festa. Veja, por exemplo, esta sala e o belo pendente que a completa: a experiência só é válida se todas as lâmpadas e spots estiverem funcionando. Isso garante não apenas a beleza do ambiente, mas mostra que não há problemas em nenhuma fiação.

Espalhe flores pela casa

Nada melhor do que entrar numa casa que traga uma sensação de frescor e arejamento, mesmo no centro da cidade. Na hora da visita, é importante que os interessados tenham esta mesma sensação, que se sintam acolhidos e que percebam uma atmosfera de familiaridade no espaço. Para isso, uma dica essencial é espalhar, sem exageros, flores e plantas pelo ambiente. Assim, mesmo que a casa esteja meio vazia, as plantas e as flores trarão aquela sensação agradável a quem a visitar. Da mesma forma, é interessante trabalhar com velas aromatizantes ou incensos, o que garante uma atmosfera aconchegante a quem está conhecendo este espaço. Sempre utilizando estes elementos de forma ponderada, você terá a garantia que sua residência ficará – de forma positiva – na memória de quem ali entrar. E isso já é um meio caminho andado para uma boa venda.

Qual destas dicas você achou mais interessante?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!