SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Antes e depois: cobertura se transforma totalmente!

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Hoje traremos uma reforma realizada na cidade de Madri, assinada pelos profissionais da Beriot, Bernardini arquitectos. O espaço a ser reformado era do início do século XX, ateliê de um artista da época, ideal para um loft… Mas o que seria um loft?

Pois bem, no início dos anos 50, em Nova Iorque, estudantes e artistas da época buscavam opções econômicas para viver e trabalhar, alugando armazéns, lojas e até mesmo fábricas a preços baixos em áreas marginalizadas, adaptando-as assim às suas necessidades, sem precisar enquadrar-se aos padrões sociais e estéticos vigentes. Gradativamente, estas áreas foram sendo revitalizadas e este novo conceito foi ampliado, tornando-se uma moda e sinônimo de alto poder aquisitivo. Acredita?

Um loft a construir

A imagem inicial nos mostra um espaço de pé direito duplo com nenhuma divisão de ambientes, telhado em duas águas, vigas metálicas e a maravilhosa iluminação natural inundando o espaço. Tudo numa linguagem industrial precisamente perfeita para as características de um loft. O espaço nos lembra o marcante The Silver Factory, estúdio e casa do artista Andy Warhol, batizado com este nome por suas paredes serem cobertas com papel alumínio, um lugar onde tudo acontecia: eventos de arte, festas, drogas e o que mais se pudesse imaginar! Que tal pesquisar e conhecer um pouquinho mais? Nem que seja apenas para ter algumas fofocas pra contar!

Dois andares no mesmo ambiente

Todo o espaço é dividido em dois, a área social com pé direito duplo, totalmente iluminada, e a área privada formada por um mezanino que se cruza com três planos verticais que dividem e conectam os espaços, formando armários e organizadores. No primeiro andar, encontramos um lavabo junto à área da cozinha e no segundo andar temos a área de estudo e quarto.

Elemento unificador e separador

Como se fosse uma fita de presente, vemos esta peça estrutural que envolve toda a caixa habitacional, unificando visualmente os espaços diferentes. Esta parede vermelha serve como ponto de início para a mesa do jantar e também como separador da cozinha, unificando ao mesmo tempo a área social de baixo com os cômodos privados do andar de cima.

Janelas e transparências

Para os arquitetos, visitar este espaço deve ser uma experiência fascinante. Mesmo com tudo bem arruinado, sujo e em meio ao caos, há um certo incentivo para dar a este lugar uma mãozinha. Olhar para o teto e ver todo esse potencial é o suficiente para colocar as mãos à obra. Se você olhar atentamente, verá que há 3 aberturas na cobertura que são mais escuras e que atualmente se converteram em funcionais elementos para gerar ventilação cruzada. O que você acha?

Ambientes emoldurados

Através destas visuais, percebemos duas faixas horizontais em madeira, num primeiro nível, encontrando as janelas que se abrem em painéis de vidro delimitados pelo metal fixo. Se olharmos um pouco mais, veremos uma mistura de materiais encontrada também nas treliças do telhados, assim como nas janelas. Outra faixa horizontal que vemos faz parte do mobiliário vermelho inferior que se distribuí ao longo da parede.

Materiais nus

Outra característica de um loft é despir-se e deixar os materiais completamente nus. Nada de pintura, gesso, revestimentos… Os materiais devem ter sua própria textura e cor, assim como esta parede de tijolos com uma textura palpável e visível, onde as estruturas metálicas são aparentes e conservadas. Se você tiver uma parede de tijolos, por que não também deixá-la nua?

Hora de tomar sol!

Quando chega o final de semana e vamos para a praia ou planejamos um churrasco em casa, o primeiro desejo é que venha o sol. Pois este loft não é somente um espaço confinado, também possui um pequeno terraço recuperado que recebe uma charmosa mesa com cadeiras. O piso cinza com mobiliário rústico forma o lugar ideal para receber, além de combinar com uma vegetação que tem tudo a ver com o calor. Agora estamos prontos para aquele churrasco com os amigos!

Gostou deste projeto? Indicamos outro antes e depois de arrasar:

Celeiro vira moradia fenomenal!

O que você achou destes espaços cativantes? Ficou impressionado com o resultado? Conte pra gente!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!