Sapateiras: organize o seu calçado com estilo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
mieszkanie z Bolkiem i Lolkiem, Projekt Kolektyw Sp. z o.o. Projekt Kolektyw Sp. z o.o. Corredores, halls e escadas escandinavos
Loading admin actions …

Os armários para sapatos são unidades de armazenamento usadas para guardar calçado. Normalmente, encontram-se no hall de entrada para que as pessoas se possam descalçar ao chegar ou junto a uma porta traseira. No quarto, a área de arrumação para sapatos está, usualmente, integrada no roupeiro. Contudo, estes móveis também podem ser úteis nesta divisão enquanto peças autónomas. Os armários para sapatos podem surgir como peças de mobiliário independentes ou integradas numa parede ou num sistema organizacional. O tamanho e forma pode variar e irá sempre ao encontro do agregado familiar e da quantidade de calçado de que dispõem.

Os armários para sapatos são muito usados nos países nórdicos onde as pessoas têm o costume de se descalçar assim que chegam a casa. Este é um hábito ainda pouco comum em Portugal, mas que, ainda assim, tem vindo a ganhar mais adeptos.

Saiba mais sobre estes volumes de armazenamento. 

Para que precisa de um armário para sapatos?

Precisa de um armário para sapatos para manter a ordem em sua casa. Afinal de contas, quantas vezes já tropeçou em sapatos perdidos por aqui e por ali? Tendo o calçado arrumado num armário, o espaço ficará desimpedido e visualmente mais apelativo. Numa entrada, isto é particularmente importante, pois a entrada é o cartão de visita da casa e é inestético ter o calçado exposto e disposto ao acaso. A isso junta-se a vantagem de conseguir preservar os seus sapatos durante muito mais tempo. Arrumados não se sujam, não perdem o formato original, nem são pontapeados por acidente.

Lembremo-nos, ainda, que ao tirar os sapatos ao chegar a casa, arrumando-os num armário próprio, estamos a deixar à porta a sujidade que trazemos da rua que pode ser prejudicial à saúde e desgastar o piso das nossas casas. Nas cidades, as nossas solas podem absorver tudo desde dejectos de animais a bactérias que depois se espalham pela casa. 

No frenesim das manhãs, entre sair e não sair, vestir as crianças e não vestir, é muito mais prático podermo-nos dirigir a um armário para sapatos para retirar o par que pretendemos usar. Pelo contrário, se o armário estiver desarrumado, o que pode acontecer na correria quotidiana, basta ter uma gaveta ou porta para que ninguém veja o caos que reside no interior. Neste sentido, um armário coberto é mais proveitoso do que um descoberto. 

Que tipos de armários para sapatos existem?

Não sendo o principal móvel da casa, há, ainda assim, uma panóplia de armários para sapatos disponível no mercado. 

Destaquemos, primeiro, os mais tradicionais:

Sapateiras: são chamadas de sapateiras as unidades com duas prateleiras com uma altura baixa. São ideais para quem não tem muitos sapatos e/ou para quem procura soluções que ocupem pouco espaço.

Armário embutido sob as escadas: o espaço sob as escadas não deve ser desaproveitado. Há quem lhe atribua a função de armário com portas ou gavetas. Se for espaçoso o suficiente, dá ainda para arrumar outros acessórios com bolsas, luvas ou cachecóis.

Armário de sapatos suspenso: o armário de sapatos pode também ser suspenso, mantendo a superfície do espaço em que se encontra desimpedida e facilitando, desta maneira, a circulação dentro dele. Um móvel liso e simples com portas de fole, como lhe dizíamos no ponto interior, seria o ideal.

Armário reclinável: este armário tem uma porta que abre em fole e na qual estão presas prateleiras nas quais os sapatos são introduzidos. 

Móveis para sapatos mais invulgares

Se procura soluções menos usuais, deixamos-lhe as seguintes propostas:

Banco com prateleiras para sapatos: como o próprio nome indica, trata-se de um banco que integra uma ou mais prateleiras, servindo assim dois propósitos diferentes: assento e arrumação. A parte do banco pode ser almofadada para, assim, oferecer mais conforto. Fica bem num hall de entrada e num closet

Banco com assento removível: um pufe/otomana cujo assento se pode remover, acedendo-se, assim, a um espaço de arrumação no seu interior com bolsos adequados para receber sapatos. Uma opção muito elegante.  

Shoe Carousel: a expressão é-lhe familiar? Para os apaixonados de sapatos, este é o móvel perfeito! São móveis de forma cilíndrica que incluem uma panóplia de compartimentos. Para encontrar os sapatos, basta rodar, tal como num carrossel, e já está. Sofisticado, não acha?

Onde colocar a sapateira?

O local mais apropriado para colocar a sapateira é na entrada. Como já mencionámos, deve-se adquirir o hábito de retirar os sapatos ao entrar em casa, pelo que é oportuno ter onde pousá-los nesse momento. Em alguns casos, a porta de entrada abre logo para um corredor e não para um hall. No corredor, podem-se embutir módulos de armazenamento adequados para organizar os sapatos, instalar um móvel suspenso ou colocar um no chão sob o comprido. 

No quarto, também se pode ter um espaço só destinado aos sapatos, podendo este surgir embutido ou num móvel independente.

Reciclar

Se não tem assim tantos sapatos ou não pretende gastar dinheiro de propósito num móvel para o efeito, pode perfeitamente reciclar um móvel antigo, redistribuindo o interior do mesmo de forma a ficar mais organizado e a acomodar os sapatos convenientemente. 

Também pode usar paletes de madeira certificada para o efeito. Neste caso, tem várias opções. Pode desmontá-las e usar a madeira para criar prateleiras ou, a partir delas, construir um novo móvel ou pegar nas caixas e pintá-las – ou deixá-las ao natural – para depois as pendurar na parede numa composição assimétrica, jovial e divertida. Como sugestão final e se não quer despender muito tempo nesta actividade, dir-lhe-íamos para prender os sapatos nas partes vazadas da palete. 

Que profissional me pode ajudar a escolher uma sapateira?

Para ter a certeza de que escolhe o armário para sapatos ideal para a sua casa, conte com a ajuda de um decorador. Basta seleccionar a aba Profissionais na parte superior da nossa página e escolher, na coluna do lado esquerdo, a categoria que lhe interessa. Pode, ainda, mandar fazer uma sapateira à medida através de um carpinteiro ou comprar o móvel numa loja.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista