Dica décor: 10 texturas para a sua casa

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Nossos ambientes habitáveis são constituídos basicamente de piso, cobertura e paredes. E, as paredes são os elementos construtivos mais acessíveis ao nosso campo de visão, portanto, são os elementos construtivos com os quais nós nos preocupamos mais esteticamente. Por isto, sempre trazemos dicas de como você pode incrementar a qualidade estética e incrementar a decoração da parede, com revestimentos e soluções diversas.

Neste artigo apresentamos 10 dicas de revestimentos de paredes, da solução mais simples a mais ousada e extravagante, que certamente o auxiliarão na escolha do revestimento ideal para realçar a decoração da casa e deixá-la mais agradável e vibrante. 

1. Pedra bruta

Refúgio na Montanha - Casa Cor MG 2014: Salas de estar rústicas por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Refúgio na Montanha – Casa Cor MG 2014

Gláucia Britto

A pedra é um material natural com propriedades únicas, como a textura irregular, cores variadas e uma estética rústica rara, que aliada ao mobiliário adequado, rende soluções decorativas requintadas e charmosas. Neste projeto, a parede revestida de pedras naturais é o destaque do ambiente e recebeu iluminação indireta especial, realçando o seu aspecto rústico e sua textura singular. 

2. Painel de madeira

Apartamento Hi-Tech: Casas  por MarchettiBonetti+
MarchettiBonetti+

Apartamento Hi-Tech

MarchettiBonetti+

A madeira possui excelentes propriedades mecânicas como o isolamento acústico, portanto o seu uso é altamente recomendado em ambientes como sala de TV e home-theater, onde se busca a qualidade e o conforto acústico. Porém, além da questão técnica, a madeira possui certa maleabilidade, que aliada a criatividade, possibilita soluções inovadoras como neste projeto, em que as peças de madeira são dispostas de modo a criar um painel de forma ondulada, dando personalidade ao ambiente e tornando-o mais funcional e aconchegante.

3. Pastilhas cerâmicas

Fazenda em Bandeirantes - PR: Cozinhas campestres por Beth Nejm
Beth Nejm

Fazenda em Bandeirantes – PR

Beth Nejm

As pastilhas cerâmicas são uma ótima opção para o revestimento de paredes. Embora sejam mais indicadas para áreas molhadas, como banheiros, lavabos e cozinhas, elas se adequam bem aos mais diversos ambientes. Neste projeto, as pastilhas cerâmicas de cor marrom criam um mosaico vibrante, dando ao ambiente mais personalidade e requinte.  

5. Pedra ferrugem

A textura é uma qualidade material tectônica inerente aos materiais. Cada material possui uma textura específica e emprestam aos ambientes suas qualidades materiais. Neste projeto, um painel de pedra-ferro cria um mosaico inusitado, devido ao jogo de luz e sombras causado pela textura do painel, criando um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo acolhedor. 

4. Textura de placas cimentícias

Lounge: Salas de estar modernas por dsgnduo
dsgnduo

Lounge

dsgnduo

As texturas são uma presença marcante e deixam o ambiente sempre mais exuberante. Neste exemplo, a parede revestida com placas cimentícias pré-fabricadas, confeccionadas pela Castelatto, apresenta uma textura geométrica que mantém a neutralidade da cor branca mas cria um jogo de reentrâncias e sombras inusitado, deixando o ambiente mais atraente e elegante. 

Mais informações de salas de estar, você encontra aqui.

6. Parede verde

Artefacto Jardim Anália Franco 04: Lojas e imóveis comerciais  por GreenWall Ceramic
GreenWall Ceramic

Artefacto Jardim Anália Franco 04

GreenWall Ceramic

Se você deseja trazer mais vida e exuberância para sua casa, uma parede verde é o revestimento ideal para incrementar a decoração da sua casa. As paredes verdes ou jardins verticais são uma tendência notável não somente no design de interiores e na arquitetura como no urbanismo em geral, através de iniciativas como a do grupo Movimento 90º de São Paulo que busca transformar fachadas cegas em jardins verticais e substituir o aspecto cinza e lúgubre da metrópole pelo verde e pela vivacidade da natureza

7. Cores contrastantes

Uma das maneiras mais simples de revestir as paredes é com a aplicação de tintas. Porém a escolha e o manejo das cores exigem certos cuidados a fim de se atingir um resultado harmonioso e que desperte sensações agradáveis. Neste exemplo, obviamente o destaque do ambiente são as molduras e quadros. Portanto, a escolha da cor azul buscou harmonizar o ambiente e realçar os objetos na parede.  

8. Papel de parede

Parede e pavimento  por Mister Smith Interiors
Mister Smith Interiors

Cracks Wallpaper by Mister Smith Interiors

Mister Smith Interiors

Mais simples ainda é revestir a parede com papel de parede. A vantagem desta solução é a rapidez de sua aplicação e limpeza da obra. Além disto, existe uma infinidade de opções. Neste exemplo, o papel de parede cria a impressão de uma parede antiga com uma rachadura que expõe os tijolinhos, deixando o ambiente mais despojado e charmoso.

9. Aço patinável

O aço ainda é mais empregado na construção de estruturas. Porém, é cada vez mais comum o uso de aço na concepção de mobiliários e em revestimentos de paredes. A solução cria sempre ambientes arrojados e originais. Neste projeto de Santa Irreverência Arquitetura Design e Construção, um painel de aço patinável, cortado por um nicho, uma longa faixa horizontal, cria um ambiente muito sofisticado e cheio de personalidade.

10. Parede high-tech

A estética high-tech não é mais uma realidade distante e está cada vez mais acessível e presente no nosso dia a dia. Existem soluções como as lâmpadas de LED, que criam ambientes arrojados e impactam pouco no consumo de energia. No entanto, devem ser tomados cuidados na utilização destas soluções, que servem para criar estímulos e sensações de agitação, ideias para ambientes como espaços comerciais, casas noturnas, bares, etc.  

Qual destes tipos de revestimento você aplicaria na sua parede? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!