Uma casa derretida em luz!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Uma casa da onde é possível ver o sol que brilho do lado de fora a partir de muitos de seus pontos. Uma casa onde a luz natural tem não apenas um papel secundário, servindo de fonte de iluminação auxiliar, mas sim um papel predominante e protagonista. Muitos especialistas (ou que assim são chamados) diriam que esta casa é impossível, que estas atitudes arquitetônicas acarretariam uma serie de defeitos e pontos negativos, levando ela a ser um lugar onde o dia a dia é insuportável e até mesmo pode ser inabitável após um tempo. Mas como afirmar isso depois a magnífica casa que mostraremos a seguir?

Ela possui muitos de seus ambientes vazados e, por vezes, suas paredes se transformam em grandes janelas de vidro por a luz pode entrar e banhar cada um dos ambientes como se eles mesmo estivessem ali para tomar sol. As pérgolas internas permitem que o teto também seja vazado para maior entrada de luz e possibilita que a vida ali se misture com a vida do exterior. A luz natural é comprovadamente eficaz para combater fungos e bactérias, assim como é a melhor fonte de luz para a leitura, não podendo ser substituída a altura por qualquer fonte artificial. Se temos essa energia vindo de graça do meio ambiente, porque não nos utilizarmos dela? É exatamente o que os arquitetos da mexicana Michaes Arquitectos fazem e isto resultado em algo espetacular como você verá abaixo. Não são necessários óculos de sol, apenas aproveite esta linda residência!

Os espaços cheios e vazios

Casas modernas por Micheas Arquitectos

Olhando para as fachadas dessa casa observamos um interessante jogo de volumes. Nele podemos notar a dinâmica que os cheios e vazios atribuem a esta bela casa. A própria sacada do quarto sobre a cozinha e a sala de jantar da esse tom de sobreposição e espaços negativos e positivos. Outro elemento extremamente interessante e resultante desses cheios e vazios é a luz natural que invade praticamente toda a casa, fazendo com que ela adquira outra feição.

A luz que banha a casa

Cozinhas modernas por Micheas Arquitectos

A luz natural, essencial para toda a vida na Terra, é um poderoso instrumento de projeto e que, quando bem usado, pode dar uma cara inteiramente nova para qualquer projeto. Neste aqui podemos ver o quão grande são as esquadrias, seu principal trunfo para a captura de luz. Elas não são apenas janelas, servem também como cortinas de vidro e portas de correr, exercendo o papel de vedação transparante de maneira que a casa possa ser inundada por luz natural.

O quarto e sua vista

Quartos  por Micheas Arquitectos

quarto desta casa é um excelente exemplo de como é possível trazer o ambiente externo para dentro do espaço interno sem precisar necessariamente criar uma ponte física. A grande abertura permitida pela cortina d e vidro que faz a divisa do quarto com a grande varanda externa traz a vegetação, ou ao menos sua visão, para dentro do quarto, o qual é composto por um baixo número de móveis e elementos para que a verdadeira atração fica na sua vista, um movimento de pura genialidade de seus projetistas.

Amplo banheiro

Banheiros modernos por Micheas Arquitectos

Nem mesmo o banheiro escapa do banho de luz. Uma grande janela atrás do vaso sanitário permite a entrada de luz através de um vidro jateado que não deixa a transparência existir sem necessitar mostrar tudo que acontece no interior do banheiro. Interessante também notar que as áreas do chuveiro e do vaso sanitário são separadas da área da pia, onde as vezes é necessário luz artificial controlada para a aplicação de maquiagem e outros produtos de higiene que a luz natural poderia atrapalhar.

A tênue linha

Corredores e halls de entrada  por Micheas Arquitectos

A sala de estar dessa casa é uma verdadeira obra-prima. Não existe de fato uma parede separando-a do ambiente externo em sua face frontal. A estrutura, que age independentemente de suas vedações, permite que um grande conjunto de esquadrias, ou uma verdadeira parede de vidro, seja colocada nesta face e faça com que a luz natural possa entrar em abundância, fazendo com que o ambiente se torne um com o ambiente exterior.

Sob a luz

Corredores e halls de entrada  por Micheas Arquitectos

Um dos artifícios interessantes na sala de estar que apresentamos anteriormente são os objetos nela colocadas. Objetos de formas extremamente simples e óbvias provavelmente resultariam numa diminuição dos efeitos que a luz natural pode proporcionar. Sendo assim, seus arquitetos colocaram uma bela escada logo em seu inicio, a qual, com sua profusão de detalhes e reintrâncias, proporciona lugar de alto valor para que a luz cria suas sombras e nuances, fazendo com que ela fiquei ainda mais majestosa.

Luz bem no meio da casa

Corredores e halls de entrada  por Micheas Arquitectos

As entradas de luz que mostramos na imagens anteriores com certeza são impressionante pela beleza que conferem ao lugar. Entretanto, todas elas estão localizadas nas fachadas, os lugares mais óbvios para que coloquemos grandes esquadrias ou peças de vidro que permitam a entrada de luz. Mas na imagem acima podemos ver uma abertura feita no centro da casa, longe de qualquer fachada, trazendo luz para um ambiente que naturalmente ficaria privado dela.

O bloco em L

Jardins modernos por Micheas Arquitectos

A estratégia do bloco em L não é novidade, ela é usada há séculos para assegurar um ambiente confortável e acolhedor. Nesta casa não é diferente. O bloco em L é usado para, com sua dobra, captura o ambiente externo e trazê-lo para o ambiente interno, fazendo, no final das contas, com que eles sejam apenas um através das grandes abertura visuais e físicas que as esquadrias proporcionam através de sua transparência.

Gostou desta linda casa? Então continue e ler sobre o assunto neste lindo artigo.

O que achou deste artigo? Deixe aqui a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!