Uma casa de astecas modernos!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Na arquitetura colonial mexicana alguns elementos eram muito valorizados, quase como uma marca que a distinguia da arquitetura praticada nas outras colônias espanholas, como a bela arquitetura de Cuba e Porto Rico. Ao contrário dos tons plácidos encontrados na arquitetura da terra de Fidel Castro, a arquitetura da nação de seu comparsa revolucionário Emiliano Zapata é marcada por tons fortes e cores que fazem questão de aparecer. Não devemos confundir isso com um exibicionismo barato que procura a qualquer custo atenção, mas é necessário encarar essa característica como algo latente na animada terra da tequila.

A bela casa completamente remodelada pelo escritório de arquitetura mexicano Micheas Arquitectos tem aparência externa de uma residência de alguém muito poderoso ao fim do século XIX ou começo do XX. O mais importante ao reformulá-la para os tempos modernos era preservar sua autenticidade, sua tradição, sem esquecer que deveria servir como habitação moderna, não tendo espaço para os hábitos de vida que eram encontrados nela cerca de 100 anos atrás. Seu interior é portentosamente moderno e convida os seus visitantes a usufrui-lo da melhor maneira possível, da mesma forma que proporciona aos seus habitantes um lugar amplo onde podem aproveitar as facilidades da vida moderna dentro da beleza inigualável de uma arquitetura atemporal como é a colonial mexicana. Uma pérola que resiste ao tempo na terra dos antigos astecas!

A fachada viva

Nada de timidez ou sequer qualquer sentimento que permita alguma camuflagem: esta fachada deve aparecer, se sobressair! Em cima dos três arcos abatidos da entrada uma extensa parede com grande superfície é toda pintada de uma vermelho queimado que prossegue nos volumes escalonados do restante da casa. O contraste entre o vermelho queimado e o branco das colunas e da balaustrada faz com a casa seja viva e quente!

Aparência semelhante no interior dos limites

As mesmas arcadas brancas da fachada também aparecem no interior da casa, ou melhor, na parede que faz divisa entre o interior da residência e o quintal. Entretanto, elas aparecem aqui de maneira mais numerosa, formando um ritmo mais rápido, ao contrário do compasso mais lento da fachada que vem do espaçamento das arcadas. Logo acima delas existem alguns pórticos, mais simples e essenciais para a iluminação natural e para a ventilação.

Uma porta de respeito

As antigas casas eram conhecidas por todo o país por suas esquadrias robustas e firmes. Podemos reparar que nos vão dos pórticos e das arcadas as paredes assumem grossuras consideráveis devido as técnicas construtivas da época. A porta também não fica longe disso e se mostra muito pesada e extremamente trabalhada em todos os seus detalhes, apresentando um rico exemplar de arquitetura fina.

As arcadas vistas de dentro

Se o exterior queima numa cor viva que salta aos olhos, o interior é muito mais austero. As paredes, predominantemente brancas, emolduram as arcadas que também podem ser vistas do interior. Aqui elas conformam belas passagens, ou simplesmente janelas, onde as cadeias montanhosas do país ordem ser vistas, sendo praticamente um grande quadro que aproxima a arquitetura da natureza.

Um piscina ao alcance

Normalmente as piscinas e banheiras de hidromassagem são segregadas da casa, ou seja, elas ficam do lado de fora, com os limites bem claros entre o que é interior e o que é exterior. Nesta casa foi feita uma adaptação logo abaixo das vigas (que agem quase como pérgolas) no ambiente contíguo a sala. Abaixo dessas vigas se encontra uma piscina que, mesmo estando sob o céu, fica a poucos metros da sala de estar de fato, colocando uma neblina nos limites.

Os móveis que destoam

Destoar nem sempre é algo ruim. Quando ele não significa falta de harmonia mas sim destaque isso pode vir a ser uma excelente arma na hora de dispor a mobília de um cômodo. Esse é exatamente o caso da sala de estar dessa residência. Os móveis escuros, incluindo a mesa e as cadeiras, ganham destaque contra as paredes brancas e tornam este um lindo ambiente para os olhos e todos os outros sentidos.

Gostou desta linda casa? Clique aqui e continue a ler sobre o assunto.

Gostou desta bela casa mexicana? Deixe aqui a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!