Uma transformação radical nesta maravilhosa casa!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
homify Casas modernas
Loading admin actions …

A cidade de Valência é uma das mais populosas da Espanha e possui uma coleção de edifícios, antigos e modernos, de dar gosto. O destaque que consegue mesmo estando em um país que possui cidades como Madri, Barcelona e Sevilha é merecido e a sua mistura de tradição e inovação deve ser louvada como uma característica especial e que não pode ser encontrada em qualquer lugar, mesmo entre as lindas cidades da Espanha e da península Ibérica. A casa que mostraremos a seguir foi projetada pelo escritório Micheas Arquitectos e recebe o nome da cidade em que se situa. 

Bem como a cidade, a Casa Valência também apresenta uma bela mistura entre o novo e o antigo, entre o tradicional e o inovador. As tentativas de se apropriar de um edifício antigo, com estilo já datado, mesmo que ainda preservado, são muitas. Entretanto, nem todas são bem sucedidas, seja pela habilidade do arquiteto que a concebe ou devido a fatores externos. Na Casa Valência isso não acontece! Uma casa de meados do século passado, com seu destacado telhado vermelho, é recuperada para atender aos objetivos e necessidades modernos, bem como a própria estética que os tempos atuais parecem exigir. Madeira e concreto são usados em larga escala no seu exterior para que a mudança seja realmente vista e não apenas mesclada. No interior da casa um ambiente moderno encontra lugar na antiga residência, mostrando as possibilidades infinitas de uma arquitetura sóbria e singela. Esta é uma casa para termos sempre em mente quando pensarmos de quais maneiras o antigo pode se unir ao novo em perfeita harmonia!

A versão antiga…

homify

Esta casa, com seus telhados vermelhos e esquadrias combinando, parece datar de meados do século passado, não mais do que isso. Sua aparência singela e os baixos balaustres dividindo o terreno da calçada com certeza tem a sua própria beleza, mas é inevitável dizer que uma reformulação em sua aparência e na própria maneira de se situar no terreno lhe cairia muito bem.

… e a nova e moderna versão!

homify Casas modernas

Com isto em mente os mexicanos do Micheas Arquitectos deram uma cara inteiramente nova para ela! Para tanto foi necessária uma completa reformulação do próprio conceito inicial da casa. Antes ela possuía uma ligação facilmente transponível com a rua, um lugar que, em certas localidades, pode ser extremamente perigoso. Desta maneira, as pedras e a madeira na nova divisão com a rua dialogam com as pedras e a madeira na fachada frontal da casa, a qual foi completamente repensada, assim como seu interior banhado por luz e com objetos modernos dispostos de maneira inteligente.

Os longos corredores

homify Corredores, halls e escadas modernos

Uma maravilhosa característica da reformulação desta casa foi o estabelecimento de longos corredores. Elas não só permitem um melhor deslocamento dentro casa residência, mas também proporcionam vistas interessantes de um cômodo para o outro, principalmente quando associados a grandes aberturas de luz e contato com o jardim que se encontrar aos fundos da casa, como se pode ver na imagem acima.

O corredor, de uma outra perspectiva

homify Paredes e pisos modernos

Os longos corredores que citamos na imagem anterior não necessariamente são apenas interno, ao menos não quando falamos dos corredores visuais, como podemos observar na imagem acima. A partir deste ponto de vista, localizado no lado externo da casa, ao lado da fachada frontal de pedra, notamos a profusão de materiais e a altura que a madeira logo acima da porta de entrada atinge. O jardim ao fundo aparece como um lugar a ser alcançado e a sala de estar que se encontra antes dele, um lugar de passagem ou mesmo de estadia para que o ambiente externo possa ser observado e admirado.

As salas integradas

homify Salas de jantar modernas

Em toda sala, seja uma sala de estar ou uma sala de jantar, parte do espaço fica inutilizado para servir de passagem e circulação. O escritório responsável pelo projeto decidiu unir as salas de jantar e estar em um único espaço para que, deste modo, essa área de circulação possa ser uma só e nenhum espaço desperdiçado ou considerado ocioso, permitindo que ambas ganhem em dimensão e em conforto visual visto que agora o espaço total é muito maior e até mesmo mantém contato com o ambiente externo.

A cozinha e a integração total

homify Salas de jantar modernas

As dinâmicas em uma grande casa são sempre peculiares, variam de caso para caso. Nesta aqui não apenas a sala de jantar e estar foram integradas, mas a cozinha também. Um único ambiente retangular compreende estes três espaços que normalmente são segregados. Logo ao lado direito da mesa, que agora é vista em ângulo diferente do da imagem anterior, vemos uma escada e um pequeno jardim de inverno embaixo de seus degraus, uma bela forma de aproveitar esse espaço que normalmente é dado como perdido.

Gostou desta linda casa transformada? Continue a ler mais sobre lindas casas neste artigo.

Gostou desta casa? Deixa também vossa opinião.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista