13 Ideias De Decoração De Paredes Com Pedras: Sugestões Econômicas

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Apartamento 102, Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design Paredes e pisos modernos
Loading admin actions …

O uso da pedra para revestimento de paredes sempre foi muito aplicado em ambientes com um estilo rústico, que parece ser o que melhor combina. Porém, as pedras naturais possuem tantas variedades que ficam igualmente bonitas em todos os estilos de arquitetura e decoração. Basta saber harmonizar os elementos e aplicar na proporção adequada.

A pedra natural confere um toque harmonioso e personalizado para qualquer espaço. O seu uso também é muito versátil e por isso pode ser visto nas fachadas e na decoração de interiores.

Se você gostaria de ter paredes com pedras na sua residência, sejam internas ou externas, mas está na dúvida sobre os modelos e como ficará o resultado, esse livro de ideias vai lhe ajudar a dar um passo à frente na sua decisão.

Veja a seguir quais são os principais tipos de pedras para parede e depois confira 13 modelos aplicados em projetos dos arquitetos da homify para se inspirar.

​Tipos de pedras para parede

Mesmo havendo uma imensa variedade de pedras para decoração de paredes, alguns modelos são mais fáceis de aplicar porque são mais versáteis. Você só precisa escolher o corte, e nesse sentido é importante que o seu arquiteto contribua. O corte da pedra vai deixar o visual mais suave ou bruto, então vai fazer toda diferença no resultado final do seu ambiente.

O tipo de pedra mais usado para decorar paredes é a pedra São Tomé, que já tem uma vantagem no custo benefício por ser brasileira, como o nome sugere, de São Tomé das Letras, Minas Gerais. Ela é um quartzito com ótimo poder de absorção, alta resistência e antitérmica. Além de existir em várias cores.

Você também pode fazer uma parede com pedra ferro, como nesse modelo da imagem cima, que tem esse nome por causa de um processo ao qual é submetida para ficar com a aparência de enferrujada. É ótima para estilos rústicos e industriais.

Há ainda o mármore, para ambientes sofisticados, e o granito, uma opção normalmente mais barata, mas que também confere muita sofisticação. Os modelos são muito variados e você pode escolher entre placas inteiras ou cortes menores, influenciando no resultado final.

A pedra de basalto serrado é outra sugestão interessante, que dependendo da coloração é muito parecida com a São Tomé. É uma pedra que possui pontos de brilho, assim como o granito, e o efeito vai depender das cores escolhidas.

Até mesmo papel de parede com efeito de pedra natural ou placas de cerâmica com efeito de pedra você pode escolher para economizar. Só precisa confiar em um bom aplicador para que o trabalho fique bem feito e você realize o seu desejo de ter uma decoração com pedras na sua área externa ou interna.  

Agora, veja alguns modelos de ambientes internos e externos com paredes de pedra projetados pelos profissionais da homify e inspire-se para fazer o seu.

1. Pedras para parede externa de fachada

Se você pensa em reformar a fachada da sua casa, uma das opções é utilizar a pedra com corte maior e uma tonalidade que chama a atenção dos visitantes. A pedra São Tomé, também muito utilizada em pisos de áreas molhadas, fica excelente em fachadas, inclusive misturada a outros tipos de pedras naturais e tijolos aparentes.

2. Pedras para área externa com efeito 3D

Mais do que colocar pedras na fachada, você deseja criar um efeito visual único? Então pode apostar em pedras que sejam aplicadas com o efeito 3D, de relevo. Aposte em um bom efeito de iluminação para que à noite o efeito seja valorizado com sombras. Nesse caso também foi utilizada a pedra São Tomé, que tem ótimo custo benefício.

3. Pedra decorativa na parede interna da sala de estar

CASA DAS ARTES homify Varandas, alpendres e terraços modernos

A pedra natural no ambiente interno também é ótima sugestão. Normalmente ela é aplicada em uma só parede, pois é um elemento chamativo e que pode trazer certa frieza. Mas dependendo do tipo de decoração que fizer e se as pedras forem bem claras, ao estilo canjiquinha, em filetes encaixados, pode até usar em mais paredes.

Nesse modelo a extensa parede de pedras foi plano de fundo para uma decoração mais rústica, com muitos elementos em madeira e bastante vegetação, tudo muito valorizado pelo efeito da iluminação indireta.

4. Paredes decoradas com pedras canjiquinha

Como mencionado no modelo anterior, se você optar pelo estilo de decoração com pedras utilizando as chamadas pedras canjiquinhas, que são esses filetes encaixados, especialmente em cores claras, vai poder aplicar com mais liberdade.

Veja como mesmo ocupando uma área maior no interior da residência, o efeito visual não ficou exagerado nem cansativo. As cores das pedras fazem muita diferença nesse sentido.

5. Pedra decorativa para parede e balcão

PALIMANAN REVESTIMENTOS NATURAIS tess Paredes e pisos rústicos

As áreas de churrasco são as campeãs em receber pedras naturais como revestimento. Nesse modelo, com efeito de tijolos aparentes pintados, as pedras ocuparam tanto a bancada quanto uma parede, trazendo todo o acolhimento para o ambiente de convivência.

6. Parede de pedra na sala

Aqui está mais modelo de parede em pedras cortadas ao estilo canjiquinha, mas dessa vez em cores mais ousadas. Veja como essa combinação de cores harmonizou perfeitamente com o piso em tábuas corridas e o forro também em madeira. São dois elementos que ficam muito bem juntos e vale a pena apostar, se gosta desse resultado.

7. Pedras para área externa

Um muro feito de pedra deixa a fachada muito mais charmosa. Esse é um exemplo de como a utilização de uma única parede em pedra natural complementa a fachada de uma residência com arquitetura super moderna.

8. Pedra para parede de sala

Estar Íntimo - Casa Cor MS 2014 homify Salas de estar modernas

Mesmo que a sua casa tenha uma decoração requintada, que misture o clássico e o moderno, você pode utilizar as pedras de estilo São Tomé, basta que o seu arquiteto seja assim criativo como nesse modelo. A parede de pedras ganhou um visual dourado, fazendo absoluta diferença na composição desse estar íntimo.

9. Pedra na parede que divide ambientes

Se você deseja ter uma residência com estilo campestre, como dessa casa na montanha em que o objetivo era fazer referência às casas da Toscana, já sabe no que pode se inspirar. Esse ambiente com cores neutras e terrosas, pedra clara, madeira e elementos clássicos é perfeito para quem gosta de se sentir com os pés no passado.

10. Pedras decorativas para sala rústica

Mais um modelo em que a parede de pedras complementa perfeitamente um ambiente rústico. Aliás, esse é um modelo para quer realmente quer valorizar a rusticidade, pois tanto as pedras quanto os acabamento em madeira são mais brutos.

11. Parede de pedra na parede da sala de jantar

Se quiser um visual especial na sua sala de jantar ou de estar, mas não tem uma vista externa do seu gosto, pode criar um jardim de inverno. Nesse modelo foi feita uma parede com pedras brutas e utilizada uma vegetação leve para complementar. O resultado é bastante sóbrio e agradável para ser observado durante as refeições.

12. Pedras para decoração de área gourmet

Mesmo que fizer apenas um detalhe na parede utilizando pedras naturais, já será o suficiente para criar um efeito decorativo bem interessante. Nas áreas gourmet e de churrasco, o uso da pedra natural é sempre uma ótima alternativa. Nesse modelo também foi utilizada a pedra São Tomé, que possui cores diversificadas e fica bem com madeira, concreto e outras pedras.

13. Pedra para parede externa de área de estar

Para finalizar, esse ambiente de estar externo ganhou muito mais valor com uma parede de pedras em filetes complementando a decoração. Os tons terrosos, o piso em granito e os troncos de eucalipto bruto realizaram a perfeita composição de uma casa de campo.

Quais modelos de paredes com pedras você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista