SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Mudando de casa? Veja o checklist de 12 semanas!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Mudar para uma casa nova, maior, é um momento de felicidade e realização. Afinal, é um sinal de que o seu momento pessoal e profissional está a todo vapor, apto para novas conquistas e desafios. Como diz o ditado: casa nova, vida nova. Em todos os sentidos. Novo endereço, novos trajetos diários para o trabalho ou para a escola, nova vizinhança, novos locais para as compras da semana ou do mês, novos ares, enfim. É também um momento de ansiedade, seja pela entrega das chaves ou pela conclusão das obras – no caso de residências novas – ou pela mudança dos antigos ocupantes e o fim da reforma – no caso de imóveis usados.

De qualquer maneira, é preciso lidar com a expectativa e a ansiedade. Neste meio tempo, enquanto o dia da mudança não chega, nada melhor do que planejar passo a passo o que deve ser feito nas semanas anteriores ao grande dia. Para isso, o homify preparou um checklist de 12 semanas para quem quer que o processo da mudança ocorra de forma perfeita e sem problemas. Funcionando como uma grande contagem regressiva, este checklist traz dicas imperdíveis que, além de facilitar a sua rotina nos dias anteriores à mudança, ainda irá, com certeza, diminuir ou ao menos equilibrar a sua ansiedade. Depois destes três meses, e só curtir e aproveitar o seu novo lar!

12 semanas antes da mudança

A principal ideia deste checklist é tratar a sua mudança como um projeto que dever ser concluído em um prazo de três meses. Assim, em uma planilha, estabeleça duas semanas de prazo para que cada tarefa deste checklist esteja finalizada. Evite deixar qualquer tarefa prevista passar para o período seguinte. Preveja eventuais atrasos, demoras no orçamento, mas tente manter sempre o cronograma em dia. Aproveite esta primeira etapa justamente para isso: definir prazos, tarefas, fornecedores e responsáveis. 

Defina quem será a equipe de mudança, pegue recomendações com amigos, faça os orçamentos necessários e elimine as dúvidas que por acaso surgirem. Uma boa equipe de mudança faz uma diferença e tanto na hora de transportar móveis e acessórios de uma casa para outra. Pense em termos práticos: talvez valha a pena pagar um pouco mais por uma empresa de mudança profissional do que contar com aquela van do seu amigo. Aproveite este tempo ainda para, com um mapa ou uma planta da nova casa, definir com precisão o que vai aonde.

10 semanas antes da mudança

Definida a equipe ou a empresa de mudança, é hora de fazer o inventário de tudo o que vai e tudo o que fica. Esta é provavelmente uma das tarefas mais complexas, já que o ideal é inventariar tudo o que está em casa. No caso desta cozinha, por exemplo, seria preciso fazer um registro de todos os utensílios, cadeiras, talheres, potes, panelas etc. Não existe uma fórmula estabelecida para fazer este inventário, mas o mais prático é criar uma planilha que tenha colunas informativas que determinem o tipo da peça (se é um móvel, um acessório, um eletrodoméstico), o local original (cozinha, quarto ou sala), o local de destino (você pode querer colocar aquela cômoda antiga na nova churrasqueira, por exemplo), o estado da peça (novo, velho, perfeito, quebrado) e se ela foi comprada ou foi um presente. Não esqueça de anotar, inclusive, as peças que ficarão na casa antiga. A partir destas informações, é possível estabelecer toda uma logística eficiente de mudança que irá garantir ainda mais a segurança do seu patrimônio.

8 semanas antes da mudança

Residência QI 19 Brasília 2012: Salas de jantar  por Elaine Vercosa
Elaine Vercosa

Residência QI 19 Brasília 2012

Elaine Vercosa

Sabemos que, na mudança para uma nova casa, nem sempre os móveis antigos cabem nos novos cômodos ou sequer se estão de acordo com o décor da nova residência. Caso seja necessário, o homify tem diversas dicas sobre como dar um destino aos móveis antigos de forma rápida, simples e eficiente. Ainda assim, vale a pena – com a ajuda de um profissional – ver quais ajustes são necessários nos móveis para que estes caibam nos novos cômodos, principalmente no caso de armário modulados ou planejados. Mesas, estantes, racks e bancadas também merecem uma atenção especial.

Aproveite este período também para notificar o médico da família e o dentista sobre a nova mudança. Afinal, o importante é prevenir qualquer problema eventual. Neste período, contate a seguradora para que esta faça também a transferência do seguro residencial: esta é uma ação essencial, principalmente em um investimento tão importante como a nova residência.

6 semanas antes da mudança

Ainda que todos saibam da novidade, é importante alertar amigos e parentes sobre a data exata da mudança. Passe a todas as pessoas do seu círculo familiar o futuro endereço e as orientações de como chegar em sua nova residência, caso ela esteja localizada numa região distante da sua casa anterior. É nesta fase que se deve começar a empacotar as coisas, principalmente aquelas mais pessoas e que não serão usadas nas próximas semanas: livros, filmes, álbuns de música, roupas de estação, prataria, etc. Não esqueça de ter em casa, além das caixas de papelão, uma boa quantidade de barbante, cordinhas de plástico, fita adesiva, sacolas de plástico, sacos de lixo preto, plástico bolha, tesoura e estilete.

Ainda que muitas empresas de mudança se ocupem desta função, nada melhor do que o olho do dono para garantir que tudo esteja em seu lugar e embalado com o máximo de cuidado. Itens como vinhos da adega, como neste belo projeto da arquiteta Ana Paula Carneiro, devem ser embalados com o máximo cuidado possível, de preferência em caixas específicas para isso.

4 semanas antes da mudança

Agora que a data se aproxima, o desafio é segurar a ansiedade. Aproveite este período para fazer a mudança de endereço junto a bancos, empresas de água e energia elétrica, no cartão comercial (para quem trabalha na plataforma de home theater) ou qualquer outro órgão, entidade ou empresa que encaminhe correspondências para sua casa. Neste período, já é de praxe começar a ir na nova residência buscar eventuais correspondências que comecem chegar neste endereço. Aproveite para verificar se toda a documentação está em dia e agende com a imobiliária uma data prevista para sua mudança – e consequente desocupação do imóvel anterior.

A esta altura, os itens que serão levados e aqueles que ficarão já devem estar definidos. Para estes itens, pense em maneira de dar um destino a eles, seja por meio de venda, doação para instituições de caridade ou entrega para a prefeitura ou órgãos responsáveis.

2 semanas antes da mudança

Quarto infantil  por MARIANGEL COGHLAN
MARIANGEL COGHLAN

Recámara infantil basada en Harry Potter

MARIANGEL COGHLAN

Faltando pouco mais de quinze dias para a mudança, esta é a hora de avisar aos amigos que o dia se aproxima. Para aproveitar ainda mais este momento, nada melhor que promover um open house para amigos e familiares. Mas isso vem depois… Antes, verifique se tudo está em dia com seu cronograma. Este é o momento para empacotar os objetos de valor como joias, bolsas, sapatos, entre outros. Esta é hora, também, para devolver eventuais itens emprestados, desde livros e CDs até furadeiras.

Aproveite estas duas semanas para fazer um backup em todos os seus aparelhos eletrônicos: tablets, desktops e notebooks. Ainda que a mudança seja um processo simples, todo cuidado é pouco. Armazene seus dados mais importantes na nuvem e em pen drives ou discos externos. Faça backup de todas as suas fotos e contatos dos celulares. Tire cópias dos principais documentos de identidade como passaporte, RG e outras certidões e os encaminhe por e-mail para você mesmo. Desta forma, eventuais perdas podem ser minimizadas com segurança. 

Na semana da mudança

PROJETO CASA DA REPRESA: Casas  por Ambienta Arquitetura
Ambienta Arquitetura

PROJETO CASA DA REPRESA

Ambienta Arquitetura

Agora não tem volta. O dia está chegando. Nesta semana, se der tempo, organize uma pequena reunião de despedida com seus vizinhos mais próximos. Peça ao síndico ou ao porteiro para que eventuais correspondências sejam encaminhadas ao novo endereço. Esta semana final deve ser encarada como uma viagem curta: faça uma pequena mala com o que chamamos de kit de sobrevivência: utensílios de higiene, peças íntimas, toalhas e roupas para um ou dois dias. Por mais que a mudança esteja bem organizada, pode levar ainda quase uma semana para que tudo esteja em seu lugar. Por isso, ter este kit de sobrevivência em mãos é fundamental. Não esqueça de contratar uma equipe de limpeza para deixar a residência antiga limpa e organizada, independentemente se ela vai ser ocupada logo ou não. Agora, toda a atenção está com a sua nova casa. Boa sorte!

Curtiu nosso checklist? Mande sua opinião para a gente.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!