Como redecorar sua sala em uma semana?!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Imagine a seguinte situação: a família resolveu realizar as celebrações de Natal na sua casa. E você foi avisado disso apenas uma semana antes das festas! Sim, isso acontece. Nestas horas, não dá para entrar em pânico. O melhor a fazer é respirar fundo e ver o que é possível resolver de forma rápida e econômica. Isso inclui, também, fazer uma pequena redecoração em sua sala. Afinal, aquela parede de dois anos atrás já está ficando um pouco manchada. Aquele sofá precisa de uma nova estampa. Aquela mesa de centro já não é tão simpática como quando você a comprou. 

Ao contrário do que muitos imaginam, pequenos ajustes na decoração são capazes de dar vida nova a um ambiente. O design de ambientes trabalha muito com o conceito do contraste, seja ele estabelecido numa parede de cor diferente ou numa poltrona nova em meio a sala de visitas. Neste livro de ideias, vamos apresentar algumas ideias baseadas neste conceito, capazes de dar vida nova e redecorar a sua sala – tudo isso, em menos de uma semana, antes do Natal!

Pinte uma parede

Parece simples. E é. Pintar uma parede com uma cor nova faz toda a diferença no design de um ambiente. Se você tem todas as paredes da sua sala na mesma cor, experimente deixar uma delas com uma cor diferente.  Como todos sabem, trabalhar com cores é uma tarefa fascinante, justamente pelas sensações que cada uma delas pode trazer a um ambiente. Cores fortes como o vermelho e o amarelo, por exemplo, transmitem emoção e energia. Já paredes verdes ou em tons lilás inspiram tranquilidade. Nesta época de Natal, talvez seja mais interessante investir nos tons leves, mas isso fica à escolha do cliente! Aqui, por exemplo, temos uma sala decorada com sutileza e economia de elementos. O toque de mestre vai justamente para a parede com um tom forte de rosa, que curiosamente se complementa na simpática cortina de listras coloridas.

Coloque quadros, pôsteres ou retratos na parede

Esta é uma solução clássica que sempre dá certo. Ainda que tenha um certo charme, uma parede vazia tende a deixar o ambiente mais impessoal e frio. Por isso, colocar quadros, retratos ou pôsteres na parede é uma solução tão simples quanto econômica e criativa. Para quem tem o teto baixo, como em apartamentos pequenos, quadros na parede ainda garantem uma sensação de um espaço maior, o que é interessante se há muitas pessoas neste ambiente. 

Aqui, por exemplo, temos uma sala de estar no estilo mais clássico, que usa esta proposta de quadros na parede para tornar o ambiente mais acolhedor e simpático. Esbanjando personalidade, esta sala trabalha com diversas configurações de quadro. Na parede principal, temos um conjunto de 9 quadros coloridos – que contrastam com os tons leves da sala – que são distribuídos a partir de sua orientação (vertical ou horizontal). Já na parede lateral, temos uma opção mais estética, com uma linha horizontal de 3 quadros, isso sem contar aqueles em cima do balcão!

Organize os livros na estante por cor ou tamanho

Outra solução simples e que não custa absolutamente nada – talvez apenas algumas poucas horas de planejamento – é organizar sua estante de maneira diferente. A dica é das mais interessantes: pense em organizar os livros e filmes a partir de um padrão inédito. É possível organizar, por exemplo, os livros nas prateleiras a partir da cor de suas capas: uma prateleira para os livros de capa azul, outra para os livros de capa verde e assim por diante. Mude a posição dos livros: armazene – ainda que temporariamente – alguns livros na horizontal, um em cima do outro. Isso desocupa alguns espaços, dando uma cara nova a sua estante e criando um contraste imediato no ambiente. 

Quer algo mais interessante? Pegue parte dos seus livros e faça uma bela árvore de Natal com eles! É uma opção que traz uma dose extra de cultura ao ambiente e que inova a festa de Natal com uma opção tão inesperada quanto criativa.

Invista em uma peça nova no mobiliário

No período das festas, uma das grandes preocupações de todo anfitrião é se todos os convidados terão lugar para sentar. Nós podemos garantir que isso não deve tomar muito de seu tempo ou de seu pensamento. Afinal, é um momento de confraternização e alegria, e os convidados que estão em sua casa sabem que você está oferecendo o que há de melhor em termos de atenção e cuidado. Ainda assim, é possível matar dois coelhos com um só cajadada: comprando uma peça nova, como uma poltrona, por exemplo, é possível dar uma revitalizada no ambiente e deixar a sala ainda mais atrativa. Veja, por exemplo, como é o caso desta aconchegante sala de estar, que ganha pontos preciosos não apenas pelo design elegante e acolhedor, mas pela poltrona com estampas de inspiração inglesa: um toque diferenciado e contrastante capaz de dar uma cara nova a um ambiente de forma simples e econômica.

Pinte ou produza uma peça do mobiliário

Caso você não queira comprar um móvel novo para sua sala, uma boa ideia é transformar um móvel antigo em uma peça de interesse ou você mesmo montar esta peça. É cada vez mais comum dentro de décor moderno o uso de peças antigas revitalizadas para o uso diário: além de criativas, são soluções que trabalham com noções de sustentabilidade, pois dão vida nova a objetos que poderiam ser jogados no lixo. Ter uma peça destas em sua sala é sinal de responsabilidade ecológica e traz um delicioso ar vintage ao ambiente. 

Fotografada por Joana França, temos aqui uma cômoda antiga revitalizada, mas que não perde as suas características originais, que são reforçadas pelo trabalho inacabado de pátina e por sua estrutura clássica. Criar uma peça assim não leva muito tempo e demanda um investimento mínimo, além de ser uma tarefa das mais relaxantes e terapêuticas. E que vai deixar a sua sala, mesmo em apenas uma semana, mais charmosa do que nunca!

Coloque plantas no ambiente

Finalizamos agora com um solução que, assim como as outras já mostradas, é tão simples que muitos se perguntam por que não pensaram nisso antes. Se a sala já está ficando com um ar cansado e sem vida, já está mais do que na hora de colocar um pouco de verde neste ambiente. Assim como na vida, ter um mínimo de contato com a natureza e o verde é fundamental para qualquer ambiente de uma residência. E, assim como já visto, não requer grandes investimentos financeiros ou de tempo. 

O verde traz vida, energia, motiva as pessoas e deixa o ambiente mais leve e arejado. É possível começar de forma discreta e modesta: coloque um vaso em um canto da sala, uma planta sobre o balcão ou flores sobre a mesa de jantar. Se quiser ir um pouco mais além, faça um pequeno furo na parede ou no teto e coloque algumas plantas suspensas em áreas livres. Em casas do ramo, é possível achar quadros verdes, que terão função dupla: decorar a parede e deixar sua sala com muito mais natureza ao seu redor!

O que achou de nossas dicas para mudar a sala em apenas uma semana? Você acha que é possível? Conte para a gente o que achou deste artigo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!