Tenha uma casa voltada para a família!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A casa construída para a beleza, para o conforto e para o bem-estar é algo maravilhoso e tentador, mas é apenas isso: uma casa. A casa voltada para a família, por sua vez, é aquilo que comumente chamamos de lar. 

Como tornar a sua casa cada vez mais parecida com um lar? Como torná-la atraente para a família e um estímulo para a convivência entre os seus membros?

Saiba que isso não é muito difícil: alguns poucos procedimentos são capazes de tornar a sua casa um lugar amigável para a família. Entre eles estão o uso de materiais duráveis, a abertura do piso térreo para a convivência simultânea em diversos ambientes, o recurso a frases motivacionais nas paredes, a exibição de livros como arte, a criação de uma área de lazer, a utilização de um tapete fofinho nas áreas de estar, o emolduramento de trabalhos artísticos de adultos e crianças, a presença de uma brinquedoteca ou parquinho infantil para os pequenos se fartarem de brincar.

Tudo isso vai transformar a sua casa linda e confortável em verdadeiro refúgio para a família longe das atribulações do cotidiano, como o trabalho e a escola. Siga essas poucas dicas e comemore uma fase de maior união, companheirismo e diversão!

Opte por materiais duráveis

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER  (Fotos: Lio Simas): Corredores e halls de entrada  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Uma casa sólida sempre dá maior sensação de proteção a todos que nela habitam. Para se ter uma casa sólida, é preciso investir em materiais duráveis, que acompanharão a todos durante muitos anos. Assim, use e abuse da madeira, especialmente a maciça, tanto nas estruturas da casa quanto nos móveis. Dê uma chance aos móveis reciclados, que carregam história (e histórias) nas suas formas e linhas. Use madeira nobre também no piso para obter um ar mais aconchegante. Ou então belos revestimentos cerâmicos com desenhos bonitos que passam a ideia de esmero, graça ou sofisticação. Tenha paredes de tijolos à vista, que são acolhedoras e duráveis, assim como madeira e outros materiais de demolição, para quem tem uma veia ecológica. E não se esqueça do concreto, do cimento, do granito e do mármore, todos eles materiais resistentes e duráveis que fazem bonito em qualquer casa.

Abra o piso térreo

Uma maneira de promover a convivência entre todos os membros da família é abrir todos os ambientes do piso térreo. Ou seja, procure a integração de espaços como sala de estar, sala de jantar, cozinha e até jardim. A livre circulação propicia os contatos e as conversas, assim como engaja a todos na participação de tarefas ou ações como cozinhar, arrumar a mesa, manter uma conversação aberta sobre os mais variados assuntos – de preferência, sem a presença da TV. Leiam o jornal juntos e discutam as notícias do dia, dividam as tarefas na hora de preparar as refeições, descansem alguns momentos na rede ou na espreguiçadeira do jardim sem perder o rumo da conversa que rola nos diferentes ambientes. Estejam presentes!

Acrescente algumas frases motivacionais nas paredes

Algo muito divertido que você pode fazer é acrescentar algumas frases motivacionais nas paredes, tudo em nome do bom humor, do otimismo e da positividade. Elas podem estar em todos os ambientes da casa, do quarto à cozinha, da sala de estar ao escritório, da sala multimídia ao banheiro. Podem vir apresentadas em pequenos quadros ou almofadas, mas também é uma ótima ideia ter uma parede pintada com tinta de lousa – no hall de entrada ou na cozinha, por exemplo – e sempre ir mudando as frases de acordo com o estado de espírito do dia. Esta ideia garante no mínimo novos assuntos para conversa, especialmente aqueles ligados ao comportamento, à filosofia e à espiritualidade. É um jeito fácil de acrescentar tópicos profundos na conversa e no pensamento de todos da família.

Tenha um tapete fofinho dentro de casa

Jardins de inverno clássicos por Ploughcroft
Ploughcroft

Roofing projects

Ploughcroft

Um, não. Vários. Na sala de estar, na sala de TV ou multimídia, nos quartos. Tudo para que todos tenham o prazer de andar descalços sobre um tecido macio e confortável que dê a sensação de bem-estar, prazer e conforto. É uma ótima ideia quando se tem crianças pequenas e bebês pela casa, que ficam protegidos pela espessura do tapete. Esta é uma ideia basicamente sensorial: estimular o prazer do tato no contato com fibras macias. Por isso mesmo, tapetes de fibras naturais são recomendados: dão um ar aconchegante e levemente rústico que torna o ambiente amigável para toda a família.

Disponha livros como arte

Estimular a leitura em todos os membros da família é um presente sem igual. Além de ampliar o universo deles e de cultivar neles a capacidade de pensar livre e criticamente, os livros são fonte de muitos assuntos para conversas em família, conversas que não ficam na superfície das coisas e que aproximam os iguais e abrem espaço para as argumentações entre os diferentes, Assim, um modo de tornar os livros mais atraentes para todos é tê-los no coração da casa, apresentados como obras de arte a serem folheadas e saboreadas por todos. Visualmente, o efeito dos livros reunidos em belas estantes é levemente vibrante, colorido, estimulante. Tenha também livros de arte, design e fotografia para formar o senso estético dos membros da sua família. Assim, eles poderão, cada um a seu modo e a seu gosto, participar da decoração da casa, tornando-a um espaço realmente de todos. 

Crie uma área de lazer

Fundamental para a convivência em família é a criação de uma área de lazer e diversão para que todos possam confraternizar e passar ricos momentos juntos. Existem vários tipos de área de lazer, tanto dentro quanto fora de casa. Na parte de dentro, uma possibilidade é a sala de TV ou multimídia, onde todos podem assistir a filmes e séries no maior conforto ou, então, ouvir música e acompanhar jogos de futebol e outros eventos esportivos transmitidos pela televisão. Outra ideia é uma sala de jogos, com mesas de sinuca e pebolim ou, ainda, xadrez e os mais variados jogos de tabuleiro. Já na parte externa, uma área com piscina, sauna, spa, sala de fitness e quadras esportivas pode fazer toda a diferença na diversão da família.

Emoldure as criações suas e dos seus filhos

Não é preciso ser artista renomado, como na parede de quadros do projeto de Allan Malouf Arquitetura e Interiores, para que suas criações artísticas, assim como as de suas crianças, mereçam molduras e um lugar de honra nas paredes da casa. Na verdade, dar-se a esse trabalho aumenta a auto-estima de todos da casa, investe importância na criatividade de cada um e, por fim, confere originalidade e personalidade à decoração, já que ninguém vai ter uma parede igual a essa. Emoldure suas obras sem medo de errar!

Pense nas brincadeiras de suas crianças

Se você tem filhos pequenos, não se esqueça de pensar em um espaço próprio para as brincadeiras deles. Se for dentro de casa, uma brinquedoteca pode ser o lugar ideal para ajudar a desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças com todas as condições educativas e pedagógicas, sem falar na fantasia. Se for do lado externo da casa, uma casa da árvore e um parquinho, com balanços, trepa-trepas e tanques de areia, certamente vão fazer a festa da criançada. Para outras dicas sobre brinquedotecas, leia este artigo..

Qual é a sua dica para tornar a casa mais amigável à família?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!