Cozinhas industriais por SIBEL SARIKAYA INTERIOR DESIGN OFFICE

Sua Cozinha É Pequena? Veja Estas Ideias!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos nós sonhamos com cozinhas imponentes, repletas de eletrodomésticos de última geração, armários reluzentes e prateleiras cheias de condimentos exóticos. Mas a verdade é que a maioria de nós vive às voltas com cozinhas pequenas, encarando-as antes como um desafio quase impossível do que como uma oportunidade de usar a criatividade.

As cozinhas que mostramos neste artigo colocam em prática vários conselhos dados por especialistas em arquitetura, design e decoração, obtendo assim um melhor aproveitamento do espaço, da iluminação, dos materiais, das cores, dos estilos e dos conceitos. Conheça estas ideias e faça sua cozinha pequena brilhar!

1. Mesclar diversos estilos

Quando o espaço é pequeno, os designers costumam lançar mão dos estilos minimalista e industrial, de modo a ter uma decoração essencial. Mas é possível misturar estilos sem sobrecarregar a decoração da cozinha. Na imagem acima, por exemplo, a rústica e estreita parede de tijolo à vista se casa muito bem com a geladeira em estilo retrô, enquanto a bancada de refeições em design moderno se harmoniza com a sala de estar. Os tons neutros, como bege e cinza, também ajudam a dar leveza à cozinha aberta.

2. Usar cores complementares

As cores primárias são brilhantes e chamativas, funcionando muito bem quando se complementam entre si. Também são ótimas para ressaltar um espaço qualquer dentro da cozinha que não tem fontes de luz natural. Na imagem acima, o piso e parte das paredes são em um amarelo canário, enquanto as demais paredes são em um azul índigo. As banquetas azuis também contrastam com o piso amarelo, alegrando a cozinha. O importante é que, para não tornar o ambiente pesado com cores fortes, elas foram equilibradas com tons neutros, como branco.

3. Explorar a beleza da madeira

A longevidade e a beleza da madeira fazem  desse material uma excelente opção para cozinhas, inclusive as pequenas. Além disso, a madeira proporciona aconchego e conforto, qualidades que caem como uma luva em um espaço reduzido. Na imagem acima, a cozinha de madeira rústica apresenta todas essas características, que a tornam muito agradável visualmente. Já a forma em L aproveita ao máximo o espaço existente, permitindo a presença de uma excelente bancada de trabalho. 

4. Instalar cozinhas abertas

Quando o espaço é pequeno, uma das melhores soluções é a cozinha aberta para os demais ambientes, tendo sua área delimitada mais por pequenos recursos como cores ou divisórias do que por verdadeiras paredes. A relação dessa linda cozinha azul com a sala de jantar se mantém harmônica graças ao pequeno muro que delimita os dois ambientes. Uma forma também interessante de estabelecer limites é utilizar cores complementares ou estilos diferentes. 

5. Aprender a iluminar

Uma grande janela na cozinha é algo que ajuda muito na qualidade do espaço, pois possibilita a entrada farta de luz natural, ótima para trabalhar no preparo das refeições. Já em cozinhas pequenas que não têm janelas amplas, como a cozinha da imagem abaixo, a solução está na iluminação planejada, que distribui a luz de forma equilibrada por todo o espaço ou enfatiza alguns pontos do ambiente em que as tarefas exigem maior acuidade visual. 

6. Decorar com utensílios

Quando a cozinha é pequena, geralmente é difícil ter espaço para armazenar os utensílios de cozinha. Uma ideia é unir, então, o útil ao agradável: por que não decorar a cozinha com os próprios utensílios? Caprichar nas cores é um bom começo, mas pode-se ainda pendurar panelas de cobre, ter saleiros e pimenteiros com design moderno, expor taças bonitas ou pequenos eletrodomésticos modernos. 

Para outras dicas sobre cozinhas pequenas, leia este artigo.

Qual a dica que você considera mais interessante?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!