Apartamento pequeno: lar de 67 m² parece muito maior

Carolina Pelzer Carolina Pelzer
Google+
Loading admin actions …

Esse apartamento é pequeno: tem apenas 67 metros quadrados. Reformá-lo e decorá-lo de uma maneira inteligente foi o desafio enfrentado pelo estúdio da Castroferro Arquitetos, formado pelos arquitetos Maria Gonzalez Ferro e Jordi Castro Andrade. A simplicidade de sua decoração consegue criar espaços versáteis, aconchegantes e bem funcionais! 

Construído em 1961, na cidade de Vigo, Espanha, esse lar sofreu uma transformação completa se tornando um espaço mais iluminado e modernizado, tendo em conta as suas origens. A ideia era projetar um interior que compensasse um exterior rude e indelicado. Para provar que este se trata de um projeto especial, nós selecionamos algumas imagens. Confira como um apartamento pequeno pode ser muito bem decorado!

Revestimentos claros e móveis baixos

A sala e cozinha integradas têm muito charme, graças aos revestimentos com aparência natural, à iluminação quente e à combinação das texturas de madeira e pedra. Boas ideias de decoração fazem o espaço parecer maior. Por exemplo, piso e parede da sala são claros e os armários são brancos. A estante baixa faz com que o pé-direito pareça mais alto. E, por fim, a iluminação embutida garante que o forro de gesso seja tenha uma aparência mais ou menos uniforme. 

Pintura branca

Após a cozinha minimalista, vamos conhecer a decoração da calorosa sala de estar. O piso de madeira com a parede revestida em pedra nos traz uma sensação única de requinte e conforto. A parede  que comporta a janela foi pintada de branco para aumentar a sensação de amplitude e luz. Great!

Diálogo entre materiais

Nesta foto, vemos os diferentes materiais que foram utilizados na construção: pisos de madeira e mobiliário contemporâneo fazem um contraponto a uma parede de pedra que é tão característica das casas antigas da região.

O layout original da casa tinha um corredor sem luz natural conectado a um corredor central, a partir da qual as diferentes áreas da casa eram distribuídas. As janelas dos quartos estão viradas para dois espaços: o primeiro, um pátio  interior e o segundo, um outro pátio, também extremamente pequenino.

Uma nova etapa

Observe como a cozinha minimalista tem poucos adornnos. A luz do outro lado da sala é amplificada para alcançar o mobiliário de cozinha. O piso distribuído nesse espaço provoca uma fusão de estilo e acrescenta profundidade. 

Armazenamento

O objetivo dessa reforma era tornar o espaço o mais funcional possível. Assim a casa ganhou armários embutidos no intuito de economizar espaço e diminuir o volume de móveis. Com peças laqueadas em branco a fusão de compartimento e espaço é simplesmente perfeita! 

Um sonho

Após a remodelação, o apartamento foi dividido em três partes: área social, privada e trabalho. Este que vemos é a suíte principal do projeto onde a parede do fundo acrescenta um toque rústico. Novamente vemos uma fusão de duas eras e dois estilos onde o novo e o velho dividem o mesmo espaço de maneira suave e harmoniosa. O piso de parquet e a cabeceira de madeira são modernas e funcionais, pois a madeira é um material duradouro e de fácil manutenção. 

Branco

E com esta última imagem concluímos no nosso pequeno tour sobre esse projeto. As linhas do mobiliário e layout funcional faz com que esse banheiro seja elegante e simples. Essa é uma verdadeira lição de que uma composição simples pode ser efetiva e estilosa, basta que seja planejada por profissionais que pensam na funcionalidade e no conforto de seus clientes assim como a talentosa equipe da Castroferro Arquitetos. 

O que você mais gostou nesse projeto? Comente aqui. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!