6 maneiras práticas de incrementar o pátio!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Pátios são espaços muito similares a varandas e terraços, com a diferença de geralmente serem menores e descobertos. Muitas, vezes, eles passam em brancas nuvens no projeto de decoração da casa por serem um espaço pouco usado, que serve mais para depósito de coisas de jardim.

Mas este é um grande erro, pois o pátio geralmente é um espaço com grande potencial para convivência da família e dos amigos, um lugar ao ar livre onde pode haver até mesmo uma pequena churrasqueira e uma área de estar e de refeições.

Se você tem um pátio que parece muito sem-graça, saiba que existe solução para ele! Com baixo investimento e bastante trabalho, você pode transformá-lo em um misto de jardim e área de estar, um espaço excelente para conviver com a família e os amigos nos momentos de descanso e lazer.

O segredo está nas cores das paredes e das cercas, se houver, no mobiliário adequado para a área externa, na instalação de canteiros para flores e plantas, no uso correto das diversas formas de iluminação, na disposição de ornamentos e trabalhos de arte e no recurso a treliças. Todas essas coisas juntas vão transformar o seu pátio em um pedacinho do paraíso!

Acompanhe agora as nossas dicas para tornar aquele pátio tristinho em um espaço bonito, aconchegante e cheio de vida. Inspire-se nas nossas ideias e tenha outras novas para ter um pátio maravilhoso!

Mobiliário para a área externa

Se o seu pátio é uma área descoberta, vai ser preciso decorá-la com móveis adequados para a área externa. Hoje em dia, é possível encontrar uma coleção enorme de peças, como mesas, cadeiras, bancos, banquetas altas e baixas, mesas de apoio e espreguiçadeiras, entre outros. Tudo isso pode ser encontrado em material plástico, mas também em fibra sintética, alumínio, tela sling e madeira. As cores também são bem variadas, indo dos tons neutros e mais discretos aos tons vibrantes e calorosos. Tudo vai depender do estilo que você quer imprimir ao espaço, de modo que o mobiliário e suas cores correspondam a ele. Lembre-se ainda de que, se o seu pátio for uma área coberta e protegida da chuva, as opções de materiais para os móveis aumentam. Uma dica: com um pátio coberto, você pode recorrer a espelhos para aumentar a sensação de profundidade do espaço. 

Cores claras e pastéis

Mostra de Ambientes de Sete Lagoas - Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer: Jardins modernos por Lider Interiores
Lider Interiores

Mostra de Ambientes de Sete Lagoas – Cozinha Gourmet e Área Livre de Lazer

Lider Interiores

Uma forma de ampliar o espaço pequeno do seu pátio é pintar as paredes dele – assim como as cercas, se houver – em cores claras, como branco, cru, creme e bege. Outra boa pedida é pintá-las em cores pastéis, especialmente azul e verde, que remetem à natureza. No projeto realizado pela Líder Interiores, a opção foi por um verde-claro muito bonito, que se harmonizou muito bem com a parede de pedra escura e com os vasos suspensos, assim como com as folhagens no entorno e na mesa de material natural. O piso de pedra e o deque de madeira completaram o ambiente cheio de vida. 

Canteiros criativos

Você pode ter um verdadeiro jardim no seu pátio, instalando canteiros de flores, ervas e plantas. Também pode fazer muito sucesso em um pátio pequeno a ideia de um jardim vertical, ocupando toda uma parede com vasos de plantas e flores. Por fim, qualquer pátio tem muito a ganhar com a disposição de vasos grandes e pequenos diretamente no chão ou em mesinhas e bancadas. O espaço se torna cheio de vida e passa a ser um recanto onde relaxar e meditar, além de conviver com os familiares e amigos. Aproveite para ter aquela tão sonhada horta caseira, com temperinhos fresquinhos para a hora de cozinhar. Vai  fazer toda a diferença!

Iluminação

Existem várias possibilidades de iluminar o seu pátio de forma atraente. A primeira delas é com luz elétrica, por meio de lâmpadas fluorescentes em lamparinas ou holofotes. Em caso de área coberta, a iluminação pode ser feita por pendentes no teto. Em qualquer dos casos, o efeito é bonito, principalmente se iluminar folhagens e arbustos, como no exemplo da imagem acima. Uma maneira mais ecológica é investir em painéis solares, a serem dispostos no alto da cobertura ou então em unidades colocadas no chão junto a holofotes. Já a forma mais romântica e suave é distribuir velas pelo pátio, alojadas nos vasos, nas mesinhas e bancadas. O resultado é mais rústico, mas absolutamente encantador.  

Ornamentos e trabalhos de arte

O pátio pode ganhar ainda mais charme com a disposição de objetos decorativos, ornamentos e trabalhos de arte, tais como vasos de cerâmica, lamparinas rústicas, estatuetas, regadores floridos e alegres, entre outras coisas. Outra possibilidade é uma pintura mural com motivos da natureza ou figurativos primitivos ou ingênuos. O resultado é um espaço com muito mais personalidade, que revela mais sobre os interesses e motivações do morador ou moradores. Descubra entre as suas coisas aqueles objetos resistentes às intempéries que possam dar um toque todo especial ao novo espaço do pátio e vá fundo na decoração!

Treliças

Se você busca mais privacidade no seu pátio, pode recorrer a uma estrutura chamada treliça ou gelosia. A treliça é um painel reticulado, geralmente composto por ripas de madeira, que serve para vedar a vista sem interceptá-la totalmente e sem impedir a circulação de ar. É muito comum que a treliça sirva de suporte para plantas trepadeiras, o que cria uma parede viva muito bonita e que fica muito bem em pátios pequenos. A feitura das treliças não tem segredo e qualquer profissional marceneiro ou carpinteiro habilidoso pode construí-las facilmente e com rapidez. Consulte também um jardineiro para conhecer suas opções de plantas trepadeiras, com ou sem flores. Para outras dicas sobre áreas externas como pátios, leia este artigo

Qual é a sua dica para incrementar o pátio?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!