O que fazer com um cômodo vazio? Veja 6 ideias incríveis!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Em algum momento da sua vida, você vai ter um canto de sua residência que vai ficar sem uso. Pode apostar! Seja pela mudança dos filhos, pela reorganização dos ambientes ou mesmo pela rotina do dia a dia, há espaços dentro da casa que acabam se tornando obsoletos. Pode ser um porão ou um sótão, ou mesmo uma varanda nos fundos da residência. Mais do que buscar um uso para este local, ocupar espaços vazios traz uma energia nova para sua casa, dando a oportunidade para que se faça algo realmente novo neste local. 

Muitos dos moradores que resolvem dar vida nova a espaços vazios costumam estabelecer, nestes espaços, ambientes bem personalizados, como uma mini academia, uma sala de cinema ou um estúdio de som. Talvez esteja aí a oportunidade para realizar aquele sonho que sempre ficou para trás ao longo dos anos. O homify selecionou para você algumas ideias bem interessantes do que fazer com estes espaços vazios – de forma criativa, charmosa e funcional.

Necessidades e expectativas

  por 3rdskin architecture gmbh
3rdskin architecture gmbh

das spätere wohnzimmer vor der sanierung

3rdskin architecture gmbh

Antes de começar a mexer no seu espaço vazio dentro da casa, vale uma conversa entre o casal, um planejamento detalhado e um alinhamento das necessidades e das expectativas para esta nova peça. Como dissemos, um cômodo vazio ou sem uso é uma oportunidade para se criar algo novo, dando um novo ar e revigorando a atmosfera da residência. Por isso, é importante estabelecer quais prioridades devem ser elencadas na hora de começar esta reforma. O que vale mais a pena: aquela sala de TV exclusiva ou uma sala de ginástica para dois? Um charmoso spa com direito a sauna e jacuzzi ou uma sala para guardar as suas coleções de canecas, filmes e discos? Definindo este ponto essencial, o próximo passo é buscar a ajuda de um profissional para a reforma deste espaço. E lembrando: trata-se de uma reforma: é um processo longo e cansativo. Portanto, paciência é fundamental! Mas, no fundo, vai valer a pena.

Escritório ou Coleção

Sala de Jantar : Escritórios  por Casa 2 Arquitetos
Casa 2 Arquitetos

Sala de Jantar

Casa 2 Arquitetos

Muitas pessoas aproveitam espaços vazios ou não utilizados dentro de casa para estabelecer um escritório particular: um espaço onde a pessoa possa acessar a Internet, ler seus livros, escrever, sem perturbações ou barulhos externos. O cantinho pessoal de cada um. Desta forma, o espaço vazio ganha uma funcionalidade prática das mais interessantes. Outras pessoas, por sua vez, aproveitam estes espaços para organizar suas coleções, sejam elas de filmes, CDs, LPs, livros ou lembrancinhas de todo o tipo. Aqui, por exemplo, temos uma sala que remete diretamente ao que descrevemos. Projeto da Casa 2 Arquitetos, de São Paulo, este escritório tem um ar aconchegante irresistível, e conta ainda com armários e uma simpática estante para guardar tudo o que for necessário. A luz natural que vem da janela e o bom projeto de iluminação garantem o conforto e a tranquilidade de quem quer passar algumas horas aqui.

Closet

Closets clássicos por Rash_studio
Rash_studio

Гардеробная

Rash_studio

Outra opção interessantes para ocupar um espaço vazio ou sem uso é montar um closet. Neste caso, vale, e muito, buscar um profissional de design de interiores para fazer deste espaço um dos pontos mais importantes da residência. Mas, fique atento, o closet só terá sua funcionalidade se estiver em uma área próxima ao quarto, já que deslocamentos na hora de escolher a roupa não são aconselháveis! Aqui, por exemplo, temos um closet instalado em um sótão – como se pode ver pela inclinação da parede – que se aproveita do formato da sala para se estabelecer como um ambiente íntimo e aconchegante. A boa combinação de cores entre o branco e a madeira, aliada à delicadeza do desenho dos móveis faz deste espaço um local tão charmoso quanto elegante.

Fitness

Por outro lado, você pode estar pensando em uma opção mais saudável, que fale diretamente com a sua saúde e o seu bem-estar. Considerando ainda os custos mensais de uma academia de ginástica, ter sua própria sala fitness em casa revela-se um investimento dos mais apropriados. Antes de começar, porém, vale uma conversa com um profissional do meio, para ver quais exercícios são mais interessantes e quais aparelhos são os mais indicados para a sua necessidade pessoal. Pense em uma iluminação e em um projeto de som que lhe traga a sensação e a motivação necessária para continuar com seus exercícios diariamente. Aqui, por exemplo temos uma sala fitness localizada em uma cobertura de luxo que chega com o melhor que se pode buscar em termos de equipamento, um incentivo ainda maior para você cuidar da sua saúde com atenção.

Cinema

Sala de estar com home theater moderno: Sala de estar  por D`Vita - Marcenaria de Luxo
D`Vita – Marcenaria de Luxo

Sala de estar com home theater moderno

D`Vita - Marcenaria de Luxo

Para quem mora em sobrados ou casas antigas, nem sempre a sala de estar oferece as condições necessárias para que se possa construir um home theater do jeito que se quer. Seja por conta do tamanho ou da acústica, muitas vezes é mais vantajoso subir ao sótão para ter o espaço dos seus sonhos. Para montar um home theater, é preciso, antes de mais nada, definir qual o seu projeto e qual o seu orçamento para tal: se você terá uma televisão de tela plana ou um projetor com telão, por exemplo. 

Aqui, por exemplo, temos um home theater moderno, estabelecido em um espaço de pequenas dimensões, mas absolutamente confortável. Para ter ideias sobre como montar uma sala de TV do jeito que você quer, o homify oferece uma série de dicas para isso, para todos os gostos, custos e tamanhos. Temos a certeza de que, com estas dicas, o seu espaço de lazer está mais do que garantido.

Spa

Agora, se o que você quer do seu novo espaço é a oportunidade de relaxar com tudo o que se tem direito, uma boa opção é transformar a sua sala vazia em um spa, com direito a jacuzzi e sauna, dependendo do orçamento e do espaço. Como dissemos, estabelecer as prioridades antes de se iniciar qualquer projeto é fundamental. Com foto de Marcus Vinícius Pavan, podemos ver que este espaço relax foi construído em uma área mínima, aproveitando ao máximo os espaços e criando um ambiente que traz toda uma atmosfera zen. 

Talvez o mais complexo dentre os projetos apresentados, montar um spa dentro de casa requer uma série de reformas que envolvem principalmente a parte hidráulica. Nada, porém, que vá atrapalhar a sensação de relaxamento quando você estiver naquela jacuzzi, tomando uma taça de vinho, na sexta-feira após o expediente!

Jogos

Finalizamos nossas dicas com uma opção que pode até estar em último lugar em nossa lista, mas que tem lugar cativo na mente de muitas pessoas. Que tal revitalizar o seu espaço vazio ou sem uso transformando-o numa sala de jogos? As oportunidades são numerosas e tão divertidas quanto podemos imaginar. A sala de jogos pode ter uma mesa de sinuca, ou uma mesa de pingue-pongue. Os amigos podem jogar pebolim ou totó. Os ligados em tecnologia podem montar uma sala para jogos virtuais. Aqueles que curtem uma nostalgia podem investir em máquinas antigas de fliperama. Uma coisa é certa: a diversão é garantida. Aqui, por exemplo, vemos uma sala de jogos que tem como inspiração um design mais moderno e clean, desde a mesa de sinuca toda branca até o piso em madeira. O toque vintage vai para o fliperama do jogo Goldeneye, sucesso da década de 90, e para a motocicleta no canto da foto. Uma sala de jogos charmosa como poucas!

Ótimas dicas, não? Agora você já sabe como fazer com aquela sala sem uso em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!