Como implementar bambu no acabamento?

ana roman ana roman
Loading admin actions …

O bambu, espécie de plantas da subfamília Bambusoideae, tem sido utilizado largamente na construção civil, na indústria moveleira e na decoração de espaços interiores.  Remonta aos primórdios da humanidade a utilização desta gramínea na proteção do homem contra a intempérie. No plano material o bambu é conhecido na construção da habitação humana desde os primeiros momentos da humanidade. Mas também como elemento vital na expressão artística do ser humano, em busca da referência cultural que viabilizou sua sobrevivência. No ponto de vista plástico, este vegetal tem papel determinante nas culturas asiáticas de modo geral. Casas, templos, pontes, elementos de decoração como luminárias, biombos, pisos, mesas, foram produzidos com bambu com grande valor artístico e estético.

No Brasil, embora se utilize corriqueiramente a palavra bambu, as espécies autóctones são em geral chamadas de taquaras. Apresentam-se em diversas espécies, desde as mais flexíveis destinadas a vara de pescar por ex., até o taquaruçu, utilizado em substituição da madeira da terra.

A aplicação da taquara e do bambu, no Brasil, ainda é bastante limitada, considerando-se as imensas possibilidades de utilização e aproveitamento deste material. Embora tenhamos utilizado o bambu, na construção das primeiras casas em taipa de mão em nosso país, só mais recentemente, após a chegada em larga escala de japoneses e chineses, abriu-se um novo campo de conhecimento deste material, permitindo que ele adquirisse uma expressão mais nobre e sofisticada.

O bambu está presente na construção civil hoje de modo cada vez mais relevante. Desde importantes prédios como a Igreja Nuestra Señora de la Pobreza, em Pereira, Colômbia, até o forro do aeroporto de Barajas em Madri,  ou o espetacular Pavilhão Zeri, edificado  para Expo-Hannover, passando por uma residência para elevado padrão de renda no  Rio de Janeiro,  ou ainda a área de lazer e permanência do Hotel do Frade & Golf Resort no  Rio de Janeiro, sem esquecer as casas de bambu do programa de habitação popular intitulado Viviendas Hogar de Cristo no Equador, a utilização do bambu tornou um material de expressão contemporânea, como material de alta sustentabilidade, macio e agradável no contato humano e de grande beleza plástica.

Altamente ecológico, pois por ser planta com ciclo de renovação muito curto e rápido, tem substituído diversas espécies de madeiras com ciclos mais longos e demorados, evitando o corte e o uso predatório de florestas tropicais. Os usos mais comuns atualmente do bambu são em chapas de aglomerados, chapas de fibra orientada (OSB), chapas entrelaçadas para uso em fôrmas para concreto (compensado de bambu), painéis, produtos à base de bambu laminado colado (tais como pisos, forros, lambris), esteiras, compósitos, componentes para habitação, entre outros.

Na construção civil o bambu ganha cada vez mais atenção na pesquisa cientifica de aplicação de materiais, dentro das universidades e nos órgãos de fomento. Há atualmente um número relevante de mestrados e doutorados sobre o assunto. Este conhecimento é fundamental para viabilizar sua aplicação na indústria da habitação principalmente, na medida em que encontra apoio científico estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

De modo mais localizado, este material tem aplicação extensiva  na indústria de artefatos de decoração e principalmente na indústria moveleira. A utilização do bambu in natura, não é mais o único modo de aplicação deste material. Cada vez mais se utiliza o bambu industrializado na indústria moveleira. Bambu laminado e colado, permitindo superfícies largas e longas, com grandes variantes de tonalidades e textura, aplicado em mesas, tampos, camas etc.. O bambu utilizado em Painéis de tiras de bambu trançado colado (bamboo strip board), que permite a confecção de painéis flexíveis, e amoldáveis, prensadas em temperatura elevada, garantem alta resistência a abrasão e ao estiramento, podendo apresentar diversos padrões de ajuste de suas fibras, obtendo-se larguras, texturas, tessituras, cores e padrões, com grande resultado estético. Material com muito mais categoria que os plásticos, obtém grande vantagem sobre os produtos provenientes do petróleo, justamente pelo seu perfil de alta resiliência e sustentabilidade. 

O bambu, embora de utilização antiquíssima pelo homem, constitui-se hoje, paradoxalmente, em material dos mais contemporâneas, sendo utilizado pelos arquitetos e designers mais comprometidos com a modernidade, em face da necessidade de preservarmos nossos recursos naturais e a saúde do planeta.

Paredes e Garagens

Bambu Carbono Zero e Arq. Isay Weinfeld: Janelas   por BAMBU CARBONO ZERO
BAMBU CARBONO ZERO

Bambu Carbono Zero e Arq. Isay Weinfeld

BAMBU CARBONO ZERO

O bambu pode ser usado como material para paredes e garagens. O seu uso sem muito tratamento, apenas verniz ou cera, pode ser feito, colocando as placas do material sobre a estrutura já existente. A Bambu Carbono Zero   tem dezenas de projetos e produtos, e pode auxiliar na sua demanda.

Réguas de Bambu

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.: Casas rústicas por Bambu Rei Eco-Design
Bambu Rei Eco-Design

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.

Bambu Rei Eco-Design

As chapas feitas a partir de bambu e o uso do bambu laminado são ótimo para a construção. Podem ser comprados com tratamento e em tamanho padrão, o que facilita na hora de se tornar inventivo. Aqui vemos uma cerca feita de bambu laminado. Esteticamente tem uma linguagem super rica, e é, ao mesmo tempo simples e funcional!

Teto

Projeto: Terraços  por Kanela Bambu

O bambu pode ser usado como ótimo material para a construção de telhado de zonas de lazer, chilling areas, jardinsspas. Cria uma atmosfera leve e funciona super bem no verão e em climas quentes. No entanto, é necessário prestar atenção se é necessário fazer impermeabilização, e se é necessário fazer uma cobertura a mais para chuva e vento.

Passagens

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.: Terraços  por Bambu Rei Eco-Design
Bambu Rei Eco-Design

Cercas e painéis de bambu para áreas internas e externas.

Bambu Rei Eco-Design

O uso do bambu inteiro funciona muito bem. Podem ser feitos suportes ou paredes usando todo o seu cilindro, sendo necessário um pouco de marcenaria para a construção e algum tratamento para o material.

Decoração

O bambu é utilizado na construção de móveis há muito tempo. Além de ser um bom material, faz objetos super bonitos e charmosos. Há muitos tipos de utilizar-lo, pode se encontrar modelos prontos na industria moveleira, assim como usar a maleabilidade do bambu para fazer seus próprios móveis.

Para mais ideias visite o artigo 11 ideias de terraços com plantas e bambus!

E você? Já pensou em construir com bambu?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!