Duplex Cidade Jardim - São Paulo: Salas de estar clássicas por Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores

7 escadas de vidro fascinantes

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A escada é um elemento construtivo funcional que conecta espaços em diferentes níveis. Sua forma e sua materialidade expressam a linguagem do projeto arquitetônico, na qual ela está inserida. Apesar de desempenhar uma função primordial, interligar espaços em níveis distintos, como térreo e mezanino por exemplo, muitas vezes a escada é pensada e concebida como um objeto decorativo, com qualidades materiais e estéticas que a tornam protagonista do projeto arquitetônico. As escadas em vidro são um exemplo de como elementos construtivos funcionais, quando dotados de qualidades materiais expressivas , roubam a cena na decoração do ambiente.    

Neste artigo apresentamos alguns exemplos fascinantes de escadas de vidro que desempenham papel central na funcionalidade e principalmente na ornamentação e sofisticação dos ambientes. 

Escada solta e vazada

CASA HAACK: Corredores e halls de entrada  por 4D Arquitetura
4D Arquitetura

CASA HAACK

4D Arquitetura

Neste projeto, assinado pelo escritório 4D Arquitetura, a escada linear e solta, em estrutura metálica e pisos e guarda-corpo de vidro, contribui para a ornamentação do ambiente como um elemento decorativo, criando um ambiente arrojado e sóbrio.

Vidro e aço inox

vidro é um material enigmático, resultado do super aquecimento de materiais naturais como areia, carbonato e cal, cujo produto final é uma folha ou painel transparente. Neste projeto o vidro temperado é utilizado no piso da escada e como corrimão. A combinação com o aço inox de superfície polida e espelhada da estrutura, resulta numa estética high-tech e arrojada, que realça a sofisticação e a elegância do espaço. 

Transparência

Corredores e halls de entrada  por Celia Sawyer Luxury Interiors
Celia Sawyer Luxury Interiors

Fairways at the Bishops Avenue

Celia Sawyer Luxury Interiors

Uma das qualidades materiais inerentes do vidro é a transparência. Neste projeto conceitual, o vidro é utilizado como elemento construtivo e ornamental, empregado para delimitar os espaços, mas permitir a sua integração visual e realçar a sua transparência e a presença da luz natural. A escada, em estrutura metálica, utiliza também a expressividade estética do vidro nas pisadas e no corrimão, para compor um ambiente depurado e elegante. 

Escada espiral

Piscinas modernas por London Swimming Pool Company
London Swimming Pool Company

Pool & Wellness Area with Spiral Staircase

London Swimming Pool Company

Além da expressividade estética do vidro e do aço inoxidável, este modelo de escada possui ainda uma forma espiral escultural, cujas curvas suaves das estruturas de aço, como as barras metálicas do corrimão, realçam a sua plasticidade e delicadeza. A escada conecta o piso térreo à piscina situada no piso inferior e serve também como ornamento. Mais informações sobre piscinas, você encontra aqui.

100% vidro temperado

O vidro permite a concepção ilimitada de formas. Neste modelo de escada, composta unicamente de vidro temperado e conectores metálicos, que unem os diversos painéis de vidro, o resultado do conjunto de placas de vidro é uma surpreendente e delicada curva, que realça uma vez mais a elegância deste material, além de sua resistência e flexibilidade. 

Madeira e vidro temperado

Corredores e halls de entrada  por Maxlight
Maxlight

Richmond, London

Maxlight

O vidro temperado apresenta uma alta resistência, o que assegura seu emprego em diversas soluções construtivas, como neste projeto de escada, na qual os pisos, composto de madeira, se apoiam entre a parede e o corrimão ou guarda-corpo de vidro temperado. O resultado surpreendente cria a impressão de os degraus da escada flutuam no espaço.

Escada iluminada

Para concluir, apresentamos este projeto fascinante de escada de vidro, composta de unicamente de vidro temperado, cujas partes se apoiam na alvenaria, que além de explorar a transparência, leveza e elegância do vidro, combina sua estética única com o projeto de iluminação de LED, criando um ambiente sofisticado e surpreendente, no qual os degraus brilham como pedras preciosas.

Qual modelo de escada de vidro mais lhe agradou? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!