7 ideias para design de pátios

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Soluções simples e bem-planejadas reinventam terraços, varandas ou pátios deixando-os como uma continuação da casa com um luxo extra: a proximidade da natureza. Para tanto, decorar com plantas, flores e madeira acaba por ser uma estratégia eficaz para manter as áreas externas da sua casa mais atrativas e cheias de charme. 

Além disso, o design de pátios com acabamento de madeira seja no déck, revestimento ou no assoalho, protegem os espaços contra a ação do vento, preservam o calor no ambiente por mais tempo mesmo em espaços abertos e combinam com praticamente qualquer tipo de décor. E, essa matéria-prima pode ser utilizada de diferentes formas, não somente na construção do espaço. Artigos de decoração e mobiliário acabam por ser itens fantásticos na hora de optar por decorar com madeira.

Assim, para os interessados em descobrir boas sugestões de design de pátios, siga as dicas de ambientes que a homify separou especialmente para você. Depois, reúna amigos e familiares para aproveitarem da sua varanda, terraço ou pátio reinventado com essas inovações.  

1. Pergolados

Os pérgolas ou pergolados são estruturas, na maioria das vezes de madeira, excelentes para a decoração do seu jardim ou terraço. Planejar um espaço que possa estar cercado de luz solar é uma ideia super atraente. Afinal, mesmo em estações do ano mais amenas como o outono e o inverno, por estarmos num país tropical, é possível termos dias ensolarados e de temperaturas razoáveis. Cercado de verde, as peças de madeira ganham uma leitura bem agradável e de resultado elegante.

2. Camuflado

Essa concepção de pátio foi desenvolvido pelo escritório Eduardo Luppi Paisagismo. No caso, os painéis de madeira camuflam as unidades externas do ar condicionado. Assim, foi possível preencher as madeiras com mudas de flores e plantinhas. Além disso, parte do mural pôde acoplar um jardim suspenso com vasinhos pendurados. Cerâmica e outros ornamentos foram espalhados no espaço levando um pouco da floresta ao ambiente hostil da selva de pedra feita de prédios e edifícios de concreto. 

3. Tijolinho aparente

Jardins, varandas ou pátios com tijolinho aparente combinam em plena harmonia com objetos de madeira. Assim, uma boa cadeira de balanço acaba sendo ideal para espaços assim. Perfeito para quem deseja relaxar lendo um bom livro ou simplesmente observando os carros e pessoas passarem na rua. Uma lareira ao ar livre também é uma proposta criativa para esses dias mais amenos que o outono e o inverno proporcionam. Assim, com uma chaminé apropriada, a varanda gourmet reserva um ambiente com tijolos e madeira super moderno.

4. Compartilhada

Casa Marítimo - Seferin Arquitetura: Terraços  por Seferin Arquitetura
Seferin Arquitetura

Casa Marítimo – Seferin Arquitetura

Seferin Arquitetura

A área útil de um prédio pode ser dividida entre os moradores. E, uma mobília charmosa aliada à detalhes de madeira, deixa o ambiente mais aconchegante. A quantidade de vegetação verde também contribui para que o espaço fique mais próximo da natureza. O interessante nessa concepção é que o deck, as paredes e teto são revestidos com madeira: simplesmente um luxo!

5. Minimalista

Fazenda Boa Vista: Terraços  por 2L Arquitetura
2L Arquitetura

Fazenda Boa Vista

2L Arquitetura

A madeira clara, com tons de areia ou praia, também é uma ótima abordagem para decoração de varandas, terraços ou pátios. Essa tonalidade mais neutra fica perfeita com um colorido a mais, caso desses pufes alaranjados. Simples porém super chique, essa sala de estar ao ar livre acaba por ser perfeita para os momentos de lazer.

6. Mobília de madeira

Salão de Design | Amazônia 2010: Terraços  por Folha Paisagismo
Folha Paisagismo

Salão de Design | Amazônia 2010

Folha Paisagismo

Os móveis normalmente compõe grande parte da magia, organização e concepção dos ambientes. Nesse caso, a área externa ganha um charme a mais com essas poltronas extra grandes. Para completar o look, a Palmeira de pequeno porte junto com o mini-jardim repleto da planta Fórmio deixam o espaço urbano um pouco mais perto da natureza. 

7. No detalhes

A madeira pode ser exposta nos detalhes da composição do visual da sua varanda ou terraço. Os bancos de caixotes de madeira com almofada são um ótimo exemplo de como decorar o espaço para receber amigos e familiares para um churrasco ou mesmo reunião com essa vista maravilhosa. 

Qual tipo de design de pátios mais combina com você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!