Apartamentos de um cômodo com ambientes integrados!

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Casas pequenas podem ter uma decoração super charmosa dependendo da otimização de organização e espaços. E, portanto, boas soluções compensam a falta de uma área útil maior. O mercado inclusive demanda tais inovações, já que os imóveis estão cada vez com a metragem mais reduzida, a fim de suprir o contingente das grandes metrópoles. 

A nova tendência do momento é justamente manter a casa sem paredes e divisórias. Tipo de décor que se popularizou com os lofts urbanos de nova-iorque, ambientes integrados, com todos os cômodos reunidos numa ampla área, fazem a vez nos estilos de apês. Inclusive, lofts e quitinetes são bons exemplos de como houve um aprimoramento das decorações de interiores em cômodos apertados.

Os espaços livres para circulação são conservados com a falta de divisão e não se perde tamanho com partes de concreto como paredes. A ausência de repartições proporciona visibilidade de todos os cômodos da casa, esbanjando praticidade e funcionalidade no dia-a-dia. Além disso, melhora a iluminação e a circulação do ar.

Versátil e recheada de possibilidades, a tênue delimitação de cada dependência como cozinha, sala de estar ou quarto, acaba por ser demarcada com a mobília. Uma dica é abusar de móveis embutidos ou que se transformam, como sofá-camas.

Para outras ideias dessa nova moda da decoração, confira os ambientes que a homify separou especialmente para você. Talvez a empolgação contagie e uma nova obra abale as estruturas da sua vida derrubando paredes e inovando no visual do seu lar.

Integrando ambientes

Nesse tipo de ambientação, a cozinha fica separada em um nicho ao mesmo tempo que se encontra integrada ao restante do cômodo. Além disso, o móvel aparador faz a divisão entre o sofá e a mesa demarcando os territórios do jantar e do estar. Os spots de iluminação também contribuem para delimitar as repartições. 

Espaço gourmet

Ambientes integrados: Salas de jantar modernas por RABAIOLI I FREITAS
RABAIOLI I FREITAS

Ambientes integrados

RABAIOLI I FREITAS

O espaço gourmet se tornou a sala de visitas de uma casa. Assim, ao receber amigos e familiares, pode-se entreter as pessoas na cozinha ou socializar em qualquer outra parte de um mesmo cômodo, como a mesa de jantar ou a sala de estar. Ao quebrar paredes e unificar espaços, aquece-se ainda mais o convívio entre moradores e visitantes de maneira a deixar a casa mais alegre. 

Tudo misturado

apto oscar freire: Salas de estar minimalistas por kikacamasmie + arq
kikacamasmie + arq

apto oscar freire

kikacamasmie + arq

Para conviver, trabalhar e festejar, os decoradores desse apartamento buscaram a integração total dos ambientes às moradoras, uma brasileira e uma mexicana, no projeto Apto Oscar Freire de Kikacamasmie + Arq. Com algumas paredes removidas permitiu-se que os quartos se mantivessem abertos ou fechados. A partir disso, a sala, a cozinha e o banheiro ficam cômodos híbridos para as duas habitantes. 

Integrado com quarto

A sala de estar da vez para um quarto com o móvel tipo cama cheio de almofadas no fundo do cômodo. Despojado e moderno, a grande vantagem dessa configuração são os vazios entre a mobília, o que possibilita grande mobilidade de circulação, inclusive de ar. Outro exemplos e ideias de salas de estar, integralizadas ou não, você encontra com exclusividade no banco de dados da homify.

Privacidade

Cozinhas ecléticas por  Design
Design

Wohnküche

Design

Para melhor contemporizar o ambiente é possível suspender um dos cômodos, como o quarto, por exemplo. Ao manter a cama na parte superior, atinge-se um certo nível de intimidade preservado. Utilizar-se das paredes para armazenamento com prateleiras e nichos é um modo de salvar espaços nesse tipo de design de interiores. Alem de manter a casa mais organizada também contribui para preservar os seus pertences quando amigos ou familiares visitarem o seu lar. 

Paredes menores

  por A54Insitu
A54Insitu

Reforma de vivienda de Conde Aranda Zaragoza

A54Insitu

Para manter os ambientes integrados não é necessário abolir todas as paredes do apartamento ou casa. Ao dimuir o tamanho das paredes, utilizar-se de biombos ou mesmo colunas, já existe uma delimitação de espaços primordial para a organização de qualquer casa. 

O que acha de otimizar o espaço do seu apê?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!