Um refúgio relaxante no meio da mata

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

O Rio de Janeiro é um dos lugares mais impressionantes e icônicos do país. Marcado por paisagens quase esculturais, onde a topografia impera em todos os ângulos, indicando as coordenadas dos cartões postais da cidade, é sem dúvida o ambiente perfeito para quem deseja abusar do sossego.

Para muitas pessoas, viver em meio à natureza é o maior luxo que se pode ter, onde só então a vida pode fazer sentido. Ainda mais quando este estilo de vida é acentuado por uma casa que materialize os sonhos de bem estar e conforto, o resultado só poderia ser mesmo maravilhoso! Junto ao ar fresco, às paisagens espetaculares e à fauna exuberante, esta casa que conheceremos hoje impressiona por sua comunhão com todo o entorno. 

Seus materiais seguem uma linha rústica, com o encontro à cor e algumas texturas naturais. Sua arquitetura é voltada para as melhores vistas, com uma área de lazer e sossego voltada exatamente para estes presentes da natureza. O projeto é assinado pela arquiteta Maria Claudia Faro e a visita vale a pena cada segundo, por trata-se de uma verdadeiro refúgio relaxante e delicioso entre a maravilhosa mata nativa!

Delícia de refúgio

FACHADA: Casas familiares  por Maria Claudia Faro

Respirar profundamente, deixar o ar puro entrar… Este é o primeiro movimento que precisamos fazer ao entrar em contato com este espaço esplendoroso, cheio de boas energias que fluem através das paisagens naturais e belíssimas vistas. A vegetação é imponente neste cenário, mas a arquitetura, sem deixar ficar para trás, se desenvolve trazendo a cor vermelha para que se contraste e ao mesmo tempo a pedra e a madeira para que se relacione profundamente com este ambiente.

Uma arquitetura dividida entre diferentes níveis, com uma área de lazer especialmente gostosa e convidativa.

Pergolados e varandas

ÁREA EXTERNA: Piscinas tropicais por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

ÁREA EXTERNA

Maria Claudia Faro

Tendo tudo a ver com o clima do Rio de Janeiro, esta casa busca integrar-se ao seu entorno com aberturas que aproveitam a luz do sol, mas também a filtram nas horas mais quentes do dia. Aqui o pergolado recebe uma cobertura transparente que abriga os moradores e visitantes em dias de chuva e igualmente protege do sol e calor extremo. Uma área iluminada, completamente aberta…

Revestimento de pedra

ÁREA EXTERNA: Salas de jantar tropicais por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

ÁREA EXTERNA

Maria Claudia Faro

Toda a estrutura de varandas que se abrem para fora são revestidas com essas pedras naturais em filetes que conferem um caráter rustico, incrementam a estética e dão suporte à uma decoração casual, voltada ao lazer despreocupado. Aqui temos uma área de jantar num jogo de madeira que combina excepcionalmente com todo o restante!

Áreas íntimas

ÁREA EXTERNA: Piscinas tropicais por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

ÁREA EXTERNA

Maria Claudia Faro

As áreas íntimas da casa são trabalhadas na arquitetura de uma forma mais isolada que as áreas sociais, voltadas a um canto de sossego, aberto ao jardim, com cobertura verde e muito conforto rústico. Aqui nesta fotografia podemos notar também o quanto o deck de madeira se harmoniza perfeitamente com o gramado, criando caminhos por este refúgio delicioso!

Momento relax

VARANDA: Terraços  por Maria Claudia Faro

Ao longo deste projeto, descobrimos várias áreas de descanso e convívio, como pequenos redutos. Neste caso, sob o pergolado, encontra-se um lazer externo, que mais uma vez traz o vermelho para contrastar com a natureza. Uma forma preguiçosa, porem muito elegante, de trazer as visitas para curtir as belíssimas visuais!

Interiores exteriores

ÁREA EXTERNA: Jardins tropicais por Maria Claudia Faro
Maria Claudia Faro

ÁREA EXTERNA

Maria Claudia Faro

Como pudemos perceber, os interiores e exteriores se confundem através de uma profunda relação visual cheia de encanto. A regra de outro aqui foi trazer delicadas esquadrias de madeira que apostam em longos planos de vidro relacionados com toda a a área externa. Como entra muita luz natural no ambiente e a visão da natureza é muito presente, a sensação é de confundirmos os interiores com os exteriores. Magníficas relações!

Mirando o incrível Rio

PISCINA: Piscinas tropicais por Maria Claudia Faro

Ah, o Rio! Inspirador, apaixonante… Como dissemos logo no início, tantas belezas incríveis estão aí para serem aproveitadas e admiradas. E para isto nada mais justo do que associar equipamentos de lazer e estar junto à natureza. Aqui a piscina recebe um deck com banquinho que funciona como guarda-corpo e ainda é o lugar ideal para apreciar todas as visuais deste mirante. Vontade de ficar um pouco mais, até ver o pôr do sol…

Por fim, impressione-se!

PISCINA: Piscinas tropicais por Maria Claudia Faro

Vamos terminar este livro de ideias com uma visão incrível da topografia típica do Rio de Janeiro refletida na maravilhosa piscina desta residência incrível. Impressionado?! Nos também ficamos. Adoramos este passeio por inspirações rústicas, muita natureza, aproveitamento do entorno, da luz natural. Sem dúvida o refúgio perfeito para o verão, para o ano todo!

Para conhecer outra casa maravilhosa tanto quanto esta, não deixe de visitar:

Casa de praia perfeita para descansar!

O que você acharia de morar em um lugar assim? Conte pra gente o que achou deste projeto incrível!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!